Dúvida sobre lhasa apso e castração?!?

Eu estou prestes a ter um lhasa apso , e para a falar a verdade eu olhei o macho e a femia e preferi a fêmia...

Porém tem aquela história de ela entrar no cio e sangrar pelo apartamento todo , e também sobre o cancer que ela pode ter se não tiver filho em 8 anos (isso é o que me falaram , eu não tenho certeza disso) ....

Será que fazendo a castração resolve isso , ou é melhor eu ter o macho mesmo? O bichinho sofre quando se faz castramento? faz algum tipo de mal para ele (a) ? essa história dos 8 anos sem filhos acarreta em cancer procede?

Outra coisa , fico com um pé atrás para pegar um macho pois há boatos que ele urina em todo canto da casa para marcar território e isso NÃO tem como resolver.... é verdade isso? ou tem como resolver?

É a primeira vez que vou criar um cachorro por isso essas dúvidas hehe , a unica coisa que eu não quero é que o bichinho sofra , obrigado a todos!

Comments

• Bom, é MITO que ela tem que ter crias pra não ter câncer. Na verdade, a unica coisa que reduz e muito o risco de câncer é a castracão antes do 1º cio.

Ela não vai sofrer, quem sofre é cachorro com câncer, pq não tem cura e vc tem que ver ele definhando, isso sim é triste. Quem ama seu cachorro castra, independente de ser macho ou fêmea.

Se ela não for castrada ela pode ter quantas crias quiser que ela corre o risco de ter câncer do mesmo jeito, só vai demorar um pouquinho mais.

Sobre o macho, vc tem que castrar ainda filhote tbm, marcar territorio não é um "boato", é VERDADE, todo macho não castrado marca territorio. Só que marcar territorio é algo que começa a acontecer quando ele "desenvolve a sexualidade" (vamos dizer assim), ai se vc castrar antes (com ele ainda filhotinho), ele ainda não vai ter adiquirido esse habito.

Pode castrar um adulto, ele vai diminuir, mas nunca parar.

Só que, com tudo, ainda acho a fêmea melhor pra quem nunca teve cachorro e ainda por cima mora em apartamento, mas isso é minha opnião pessoal.

Boa sorte.

Bjs.

• O Shih-tzu não overdue muito, não solta pelo, não tem smell desagradável, é dócil, tranquilo e não destrói a casa, mas não gosta de ficar só, afinal ele é um cão de companhia. O pelo do Shih-tzu não vai trazer problemas a sua rinite, mas você precisará escova-lo todos os dias para não dar nó. De modo geral as fêmeas costumam ser mais calmas, embora eu tenha um macho e não tenha queixas.

• Rodrigo, muito boa a sua pergunta.

Sobre o sexo do animal, se macho ou fêmea, não faz diferença, sabia?! Para qualquer um dos dois, vc terá que realizar a castração.

Essa operação é simples, não traz dor ao animal (é aplicada anestesia geral durante a operação) e a recuperação é simples (na fêmea, é preciso um pouco mais de cuidado).

A castração traz inúmeros benefícios para a saúde do animal, além de evitar muitos inconvenientes.

A castração evita muitas doenças entre elas o câncer de mama das cadelas e gatas - doenças comum em fêmeas idosas - e o câncer de próstata em cães. Nas fêmeas, acaba com a "sangueira" em casa e com o bando de machos que podem vir atrás dela. Também deixa de haver a gravidez psicológica. Nos machos, diminui a tendência a fazer xixi para marcar território.

Os animais tendem a ficar mais caseiros diminuindo o risco de fugas, atropelamentos e maus tratos.

A castração, além de beneficiar seu animal, ajuda a combater a superpopulação de cães e gatos, por se evitar o descontrole populacional e conseqüentemente o abandono.

A cirurgia de esterilização de animais, ou conhecida como 'castração', é recomendado pela Organização Mundial de saúde e por Sociedades de Proteção Animal de todo mundo.

O que vc já sabe sobre ela procede sim!

Faça isso, procure um bom veterinário.

Livre-se de mitos e saiba que a cirurgia não faz mal ao animal:

* nem cães nem gatos mudam de personalidade após a castração. Não ficam letárgicos, nem bobos, nem perdem a capacidade e a vontade de brincar, interagir com pessoas e outros animais;

* a cirurgia não engorda, o que pode ocorrer é que ficando mais caseiros(não escapam para a acasalar) não gastarão tanta energia, portanto, não queimam gorduras e ganham um pouco de peso, o que é controlável com dieta saudável.

* A castração não traz problemas psicológicos ao animal. O animal não fica deprimido nem sente falta de sexo - eles não têm a consciência sexual dos humanos, a cópula é realizada apenas para procriação.

Sobre os anticoncepcionais: a castração ainda é o procedimento mais seguro e efetivo.

• eu prefiro cadelas, tenho 4 em casa, elas fazem xixi em lugar certo, os machos em apartamento é um problema´, urinam nos móveis e cortinas.

Agoar a respeito do cio, elas entram no cio aos 6 meses de idade e daí por diante sempre de 6 em 6 meses. A cada cio o organismo libera hormônios que poderam originar um câncer. Eui castrei minhas cadelas, pois queria um animalzinho para estimação e não para cr~iação, pois mesmo a cadela tendo crias ela poderá ter câncer. O preço da cirurgia varia de acordo com o peso do animal, na minha cidade o preço de até 15 kg é de 180,00, vale a pena. e a respeito da cadela engoradr após castração, tb depende do dono controlar a alimentação, para meus cães eu dou ração na hora do almoço e a noite antes de dormir, depois disso recolho o prato da ração. a idade ideal para castrar é aos 5 meses de idade

• Tenho um casal de cães em casa e vou te falar sinceramente o que eu acho....Fêmeas são muito melhor...existe o cio sim e realmente sangra,mas nada exagerado, principalmente por ser raça pequena...existem calcinhas que vendem nas pets tbm...é só evitar de deixar subir no sofá e cama nesse periodo..sobre castrar, sim é verdade, a castração evita doenças como o cancer nas mamas e a piometria que é o cancer do utero....vc pode deixar cruzar uma vez e castrar, ou castrar antes do primeiro cio.

O macho faz xixi pela casa inteira se houver uma femea por perto e se não for castrado..infelizmente sofro com isso, ja q tenho um casal e a femea não é castrada, aliás, recentemente tivemos que extrair 3 nodulos das tetinhas que ja estavam virando cistos na fêmea...

Se puder castre logo, sendo macho ou fêmea....

Respondendo sua pergunta: As fêmeas são melhores, mais calmas e menos territorialistas...

No mais é dar educação, de onde fazer xixi e cocô, o que pode e o que não pode...a melhor maneira deles assimilarem logo é dando petiscos qdo ele acertar o que vc quer...

Tratar com carinho sempre, sem exageros mas com muito amor....

bjo

Sign In or Register to comment.