Como faz essa continha de menos?

-789

987

O resultado eu sei, quero saber o porquê disso.

Vai tudo bem até chegar no 7-9, pois não tem como pegar emprestado.

Comments

  • Numa subtração desse tipo você subtrai o maior do menor e atribui o sinal de "menos".

    Ou seja, 789 - 987, você cálcula 987-789, que é igual à 198, só que o resultado é negativo, -198.

    A regra é a seguinte: Quando você monta uma operação de sinais iguais, você calcula a operação de soma e mantem o sinal. Por exemplo, 2+2. Os dois números tem sinal positivo. Mesmo que no primeiro 2 não esteja a vista, é positivo. Entao você faz a operação que manda, que é de soma, o resultado será 4 e você manterá o sinal positivo. Se fosse -2-2, você somaria os 2+2 da mesma forma, mas nesse caso o sinal é negativo, entao o resultado é -4.

    Quando os sinais forem diferentes, você subtrai o menor do maior e mantem o sinal do menor número. Exemplo, 9-5. O sinal do 9 é positivo e do 5 é negativo. Nesse caso você subtrai o número menor(5) do número maior(9) e acha o resultado. 9 - 5 = 4. E mantém o sinal do maior número, que no caso é o nove, então o resultado é positivo (+4). No seu caso, essa conta 789 - 987, você subtrai o maior do menor, então você faz 987 - 789, que dá 198. Como o sinal do maior número(987) é negativo(-), você deixa o resultado negativo, -198

  • Cara é assim, você ao escrever essa pergunta se confundiu um pouco ou escreveu de uma forma confusa. Quando você tentou armar a conta ai digitou errado (creio que seja isso), então o certo ficaria assim:

    789 - 987 = -198

    Armar essa conta é meio difícil sem alguns recursos nesse editor de texto, por isso eu confundi quando você pôs:

    -789

    987

    Isso ai acima não tem significado lógico. Acho que o que você estava querendo dizer era a conta la em cima, tipo, eu poderia interpretar sua conta assim também:

    -789 - 987 = -1776

    Mas acho que deu pra entender.

    SE foi isso, a explicação é porque quando o primeiro termo é maior que o segundo na subtração, o resultado é negativo. É só inverter colocando o maior em cima e subtrair normal, mas no final você põe o sinal de negativo. O que se aprende no ginásio é:

    Sinais diferentes, subtrai e coloca o sinal do maior.

    No caso o do 987 que é negativo. Sacou?

    Ah, espero que tenha eu ajudado com isso.

  • INVERTA A OPERAÇÃO, FAÇA A SUBTRAÇÃO E COLOCA O SINAL DE MENOS NO RESULTADO...

    987

    -

    789

    ------

    198

    ENTÃO O RESULTADO É = -198

  • -789+987= 198

  • Achei esse site muito bom e vai te ajudar bastante.

    http://www.reidastribos.com/

    .

  • A conta está escrita errado.

    O certo é sempre o número maior em cima

    987

    -

    789

    ------

    198

Sign In or Register to comment.