preciiso de ajuda... pode me ajudar?(10 pontooos neh)?

Para medir a largura de um rio, de margens paralelas, um engenheiro marcou dois pontos A e B numa margem, distantes 52 m um do outro. Na outra margem, o engenheiro mirou um ponto C tal que os ângulos CÂB e A^CB têm medidas iguais e o ângulo agudo A^BC tem medida 30°. Qual a largura do rio?/

por favor, preciso entregar esse exercicio valendo nota.. e amanha tenho bimestral¬¬

Me ajuda?!!!!!

Update:

Aqueles que me xingaram, obrigada,pois isso só vai fazer de mim uma pessoa melhor do que vcs... e os que me ajudaram... infiiiiniiiitooos obrigadoooosss..e esse site (para os nao informados) é exatamente para responder perguntas(ajudar, mais especificamente) os que, (no caso eu) não conseguiram chegar a uma solução. Tenho prova bimestral amanhã sim, mas nem por isso não quis fazer os trabalhos para minha nota aumentar! (pois esse exercicio é das questoes DESAFIOS da minha apostila, e esses negocio é dificil mesmo, nao é por nada que eu pago a melhor escola do municipio, e por isso acho q nao sou "burrico", como diz o amigo ai em baixo)... enfim, é isso... cada pessoa que respondeu, chegou num resultado, agora nao sei qual é o certo, mas me deu uma GRANDE ajuda....

Valeu pessoal!!!! ;D

Comments

  • desculpe mas 2 pontinhos já chega, obrigada

  • Vc realmente acha que, por 10 míseros pontinhos no YR que não vão mudar em nada minha vida, eu vou ficar me dando ao trabalho de resolver exercícios de revisão para quem não quer estudar? Ah, faça-me o favor.

  • o penguim eh o cara, t adorei!!!!!!!!!!!11

  • No vértice C formam-se dois ângulos, um de 15 graus e o outro de 60 graus, pois o ângulo A é 75 e o ângulo B é 30 graus respectivamente.

    A distância BC é também 52, pois os ângulos A e C são iguais.

    Daí, aplicando sen 30 = L/52. Como sen 30 = 0,5, então L = 52.0,5 = 26

  • po kra.. questão d triângulo é **** pra explicar... tem q ficah desenhando.... =P

    v c estuda mais!!!!!!!!!!!

    haeuhaeuhaeuhaeuhaeuhaeuh

    bom, dane-se vc e a sua prova, vo t da a resposta pq aih vc ñ estuda e fica mto burro msm..... ñ saber questão d triangulo é f*da!!

    + vamos a ela:

    por definição a soma dos ângulos internos de um triângulo é 180°

    se vc tem 2 ângulos iguais e o 3º âng. mede 30 graus, temos:

    x + x + 30 = 180

    então

    x = 75°

    a partir do vértice B (âng. 30°) baixe uma altura

    isso vai dividir o triangulo inicial em 2 triangulos retangulos, o ang de 30° fica dividido em 2 ang de 15

    então em 1 desse triangulos ret. vc vai ter o angulo de 15° e o de 90°, então o ang q sobrou é o de 75°

    aih teremos:

    52 como hipotenusa deste novo triangulo, e x como o cateto referente ao ang de 75°

    por Pitágoras, tiramos:

    x * cos 75 = 52

    voltando ao triangulo original, baixe uma altura a parti do vértice C, esta altura é a largura do rio, chamaremos de Y

    então teremos um novo triangulo retangulo com os 90° e os 75° (vértice A)

    a hipotenusa desse novo triangulo vale 2*x, a altura Y é calculada com base nos 75° referentes ao vértice A, então temos:

    Y * cos 75 = 2*x

    unindo as 2 equações, teremos:

    Y = (2*52) / (cos75 * cos 75)

    Y = 104 / (cos 75)^2

    Y = 1552,53

    aproximadamente

    se vc ñ entendeu vc realmente tem q estudar + pq tu é bem burrico.... + é só copiar exatamente o q ta escrito q é 10, não precisa nem desenhar

    é isso. . .

    =D

    abs

  • Os dois ângulos CAB e ACB são iguais e como as soma dos angulos internos de um triangulo é igual a 180°, esses dois angulos so podem ser 75°

    Veja: angulo A + angulo C + 30° = 180°

    Como angulo A = Angulo C, temos

    Angulo A + Angulo A + 30° = 180°

    2anguloA + 30° = 180°

    2angulo A = 180° - 30º

    2angulo A = 150°

    AnguloA= 150°/2

    AnguloA= 75°

    Temos que os Angulos CAB e ACB são iguais a 75°

    Utilizando a Lei dos Senos: (X é a distância desejada)

    Sen75°/52m = Sen30°/x

    Sen (30° + 45°) / 52 = Sen30° / x

    Sen30°Cos45° + Sen45°Cos30° / 52 = Sen30°/x

    1/2 x √2/2 + √2/2 x √3/2 / 52 = Sen30°/x

    √2/4 + √6/4 / 52 = Sen30° / x

    √2 + √6 / 4 / 52 = Sen30° / x

    √2 + √6 / 4 x 52 = Sen30° / x

    √2 + √6 / 108 = 1/2 / x

    1,41 + 2, 44 / 108 = 0,5 / x

    3,85 / 108 = 0,5 / x

    3,85x = 108 x 0,5

    3,85x = 54

    x = 54 / 3,85

    x = 14, 025 m

    Acho que é isso!

  • tg 30° = cat. oposto/ cat. adjacente

    √3/3 = x / 52( multiplica os meios pelos extremos)

    3x = 52√3

    x= 52√3/3 ou 17,3√3 aprox.

    obs: x equivale ao cat. oposto

    quero 10 pontinhOss viu!!!

Sign In or Register to comment.