Se o Brasil fosse colonizado pela Holanda, Espanha, terimos uma história diferente?

O que teria mudado?

Será que teríamos mudado?

Update:

Ou por qualquer outro país Europeu, teríamos uma historia diferente?

Comments

  • Você já ouviu falar da colonização Hlandeza na Africa do Sul?

    Em 1652, a Companhia das Índias holandesa se instalou permanentemente na Cidade do Cabo, os colonizadores decidiram se diferenciar de seus irmãos da Holanda e se autodenominaram Boers (palavra que significa fazendeiros) ou Afrikaaners (africanos). Eles instalaram na Africa do Sul o mais odioso sistema social da terra o Aparteid

    Os negros foram completamente privados dos seus direitos quando foram expulsos dos sindicatos políticos e comerciais. As leis chamadas de Pass Laws controlavam seu movimento, garantindo que os negros não saíssem das fazendas dos brancos. Graças ao conjunto de leis Land Acts, de 1913 e 1936, a maioria dos negros, que continuou vivendo em tribos, também foi proibida de comprar terras fora das reservas.

    Será que isso seria um bom futuro para o Brasil? ou será que sob domínio Espanhol o Brasil teria a extensão territorial que tem hoje?

  • Bom se fosse dominado pela Espanha , eu posso garantir que estariamos pior do que hoje , pois a America Latina e a central foi Dominada pela Espanha veja o retrato da Venezuela , Colombia, Ecuador e mais alguns países , se fosse Dominado pela Holanda também não teriamos um futuro promissor pois veja o retrato do Suriname que é um territorio anexado da Holanda , visite o Suriname e vc verá o retrato do sec XVlll

  • Acho que nao, a experiencia em Pernambuco mostra que o Unico interesse deles por aqui era o de exploraçao simples e puramente isso. Visavam apenas lucro facil. Tanto assim que bastou o comercio com os produtores de cana ficar um pouco menos lucrativo e eles nao quiseram mais permanecer aqui ou gastar com a manutençao da colonia preferindo o saque e a pirataria. Se engana quem se ilude, basta consultar os livros e documentos da época para se ter a visao exata do que os europeus buscavam em terras como a nossa, ou verificar o que fizeram na Africa ate pouco tempo atras.

  • Não acredito que seria diferente. Afinal somos um país tropical e o fato de sermos colonizados por um país católico ou protestante não teria alterado muita coisa. É só olharmos para a situação econômica atual de outros países tropicais que foram colonizados por esses países.

  • depende,acho que a exploração seria a mesma,mas referente a cultura que herdamos dos países colonizados seria diferente,principalmente referente a culinária e costumes.

  • O Brasil é feito daqui pra frente...

    Já faz tempo que os portugueses largaram o osso

  • Tá faltando gente na relação dos "imigrantes" de Fran.. : o nordestino .

    Tenho algo a acrescentar:

    "Sempre tão pródigo e eficiente na autodepreciação - cujo reflexo mais perverso e ambíguo talvez se manifeste numa auto-indulgência tão nefasta quanto o desprezo que devota à própria imagem - o Brasil enraizou no seu imaginário historiográfico a idéia de que poderia ter-se transformado num paraíso eficiente e produtivo, luzindo ao sol do trópico, caso tivesse permanecido sob o domínio holandês, livrando-se da herança lusitana .....

    Um suposto Brasil holandês seria realmente uma alternativa melhor do que o real Brasil português? Nada permite supor que sim - pelo contrário.... a tese de que os holandeses estavam dispostos a fazer do Brasil uma nação democrática, igualitária e eficiente nasceu nos textos do frei português Manoel Calado, cronista do Brasil holandês que foi "comensal confesso do conde de Nassau."

    "A idéia de que a colonização holandesa teria sido superior à portuguesa, pelo senso de organização, nível cultural e grau de liberdade, se baseia num preconceito, num a ilusão de ótica e num erro de informação", escreveram os historiadores Arno e Maria José Wehling .: a ilusão de ótica ... é admitir a existência de colonizações "melhores" ou "piores", quando a natureza da instituição colonial faz com que ela seja OBJETO - de lucro, em geral, mas também de populações excedentes - e não sujeito da relação" . "Na verdade, basta analisar o que se passou nas demais colônias holandesas - Caribe, Guianas e na Ásia - para concluir que .... o Brasil dificilmente teria um destino fulgurante... " "os holandeses não tinham se apoderado do Brasil com a intenção de o colonizar ... movia-os sobretudo o interesse mercantil." Qdo os grandes lucros prometidos pelo açúcar minguaram, preferiram abrir mão de sua conquistas. Ao fazê-lo, abandonaram os Tapuia e os Potiguar (aliados de mais de 20 anos) e não moveram uma palha para defendê-los da terrível vingança luso-brasileira".

    Trecho de "Brasil: uma história - a incrível saga de um país". - Eduardo Bueno - ABDR

    (a "mão" da Inglaterra na abolição era somente para atender seus interesses vários...e perguntem lá na Bélgica o que eles acham dos espanhóis que lá passaram e derramaram muito sangue...)

    Sem comentários.

  • Obviamente sim,se fossemos colonizados pelos holandeses,seríamos como os holandeses(na questão de cultura claro),pela espanha,a mesma coisa.

    Mas meu professor de história costumava me dizer que na história não existe SE,porque tudo mudaria caso alguma coisa fosse diferente.

  • não... acho que teríamos mais chances c/ a colonização inglesa de ter uma melhor organização social...veja o exemplo da Austrália/nova Zelândia/EUA e metade do Canadá... porém teríamos mais dificuldade em ter nossa independência...pois os ingleses só abrem mão das suas conquista,á força ou c/um dialogo bem longo... os ingleses são bem rigidos qnto a corrupção e a moral...se não fosse p/inglaterra o brasil estaria adiquirindo escravos até o inicio d seculo 20...

  • Seria diferente mas não podemos saber se seria melhor ou pior.

    O estado mais desenvolvido no Brasil é São Paulo, e isso se deve a imigração de italianos, japoneses, franceses, ingleses e outros que aqui vieram.

Sign In or Register to comment.