Com base nas concepções de linguagem comente o pensamento abaixo.?

Relacionando a prática pedagógica a uma concepção estreita de língua que instaura o trabalho alienado no ensino do Português, e com base nas concepções de linguagem comente o pensamento abaixo:

“Na medida em que a escola concebe o ensino da língua como simples sistema de normas, conjunto de regras gramaticais, visando a produção correta do enunciado comunicativo culto, lança mão de uma concepção de linguagem como máscara do pensamento que é preciso, moldar, domar, para, policiando-a, dominá-la (...)” Por isso na escola os alunos não escrevem livremente, fazem redações, segundo determinados moldes (...)”.

Comments

  • Na década de 1970, uma transformação conceitual mudou as práticas escolares. A linguagem deixou de ser entendida apenas como a expressão do pensamento para ser vista também como um instrumento de comunicação, envolvendo um interlocutor e uma mensagem que precisa ser compreendida. Todos os gêneros passaram a ser vistos como importantes instrumentos de transmissão de mensagens: o aluno precisaria aprender as características de cada um deles para reproduzi-los na escrita e também para identificá-los nos textos lidos.

    Ainda era essencial seguir um padrão preestabelecido, e qualquer anormalidade seria um ruído. Para contemplar a perspectiva, o acervo de obras estudadas acabou ampliado, já que o formato dos textos clássicos não servia de subsídio para a escrita de cartas, por exemplo.

    Segundo a pedagoga especializada em linguística, Kátia Lomba Bräkling, nessa concepção, a língua é um código e escrever seria o exercício de combinar palavras e frases para formar um texto. Assim, o ensino precisava focar prioritariamente as estruturas – os substantivos, os verbos, os pronomes, etc. – que compõem a língua e seus usos corretos. Dentro dessa concepção e aluno estaria preso a essas regras impossibilitado de expressar-se livremente, por estar limitado aos moldes já pré-determinados.

Sign In or Register to comment.