Qual a importância da palavra na comunicação humana ?

preciso da resposta urgente!!!!!!

Comments

  • Você esta se referindo à linguagem verbal, quando diz "palavra"?

  • nao ha pensamento sem lingua e nao ha lingua sem pensamento...eh um circulo visioso... dai a importancia da palavra.... a palavra compoe a lingua e a linguagem, sendo de fundamental importancia na comunicacao humana.

  • isso n é verdade

  • eu nao sei o signifcado da palavra comunicacao humana nao passa na minha cabeça

  • A linguagem está no interior de uma superestrutura: a ideologia (Bakhtin). O signo lingüístico (Saussure), que é formado por significado (que é o conceito, a idéia na sua mente) e do significante (que é a representação através da linguagem), é carregado de ideologia. (Exemplo de signo lingüístico: a palavra "cavalo" é o significante e a idéia que você tem do cavalo na sua mente é o significado).

    A única maneira de se desenvolver o raciocínio é através da linguagem. A linguagem é o formador e organizador de idéias. Alguns dirão que ela é a expressão de idéias. Para combater esta visão, basta ter claro que, antes de falarmos e expressarmos nossas idéias, precisamos ouvir e adquirir a linguagem. Aliás, tudo isto que estou dizendo, antes de ser a expressão do meu pensamento, é a organização de idéias que fiz através da linguagem (lendo artigos e livros sobre lingüística, ouvindo etc).

    Ou seja, sem a linguagem, não há desenvolvimento da inteligência. Todos nós nascemos com o pensamento prático, ou seja, instinto (Vygotsky, se não me engano). Se chorarmos, teremos de comer, trocarão nossas fraldas etc. Isso cachorros também fazem.

    A diferença é que nós somos introduzidos num mundo de linguagem, o que traz a capacidade de raciocinar. Quanto mais acesso à linguagem, maior sua capacidade de raciocinar. É só comparar um analfabeto a uma pessoa que tem maiores estudos. Alguém que parou de estudar aos 10 anos, talvez não seja capaz nem mesmo de entender o que está escrito aqui.

    Então, a palavra é, antes de tudo, o formador do pensamento. Uma vez que somos introduzidos à linguagem, o pensamento e a linguagem passam a ter uma conexão extremamente íntima e indissociável.

    Em resumo: toda carga ideológica humana está contida na palavra. A linguagem precede o pensamento. Sem a palavra, não há pensamento e, portanto, não há distinção entre o ser humano e os outros animais.

Sign In or Register to comment.