SX40, FZ150, FZ200, não servem para a minha idéia?
Estou por um fio de comprar
uma dessas 3 superzoom,
mas estava lendo algumas
resportas de fotografos
dizendo que elas não servem
para trabalhar, que fique
bem claro o meu desejo,
gostaria apenas de usa-la
para fazer fotos de qualidade
para vender em sites de
estoque de foto tipo
FOTOLIA, e ai pessoal ? Vou
em frente ou melhor não
arriscar? Que fique bem
claro, não vou cobrir
eventos. Valeu galera, desde
já obrigado!
Comments
ae sem crise canon sx50 semi profissa tehon uma sou fotrogafo profissa mais de 15 ano e endendo das coiza ae sem crise
Vc cita boas máquinas para pessoas que são amantes de fotografia mas não estão interessadas em chegar a ser um profissional ou vender fotos. Já vi excelentes fotos tiradas com essas máquinas mas são muito poucas.
Se vc quer começar e não tem muito dinheiro a investir, eu sugiro uma Nikon D3200 que o preço chega muito perto destas que vc indicou e vc terá uma qualidade de foto superior as superzoons.
William, sites de stock, ou banco de imagens, possuem regras especÃficas para aceitação de fotos, de acordo com um padrão de qualidade deles.
Do Fotolia não encontrei os pré-requisitos (acredito que seja necessário cadastro para poder visualiza-los, e como não tenho cadastro, não tenho acesso às informações).
Sobre uma superzoom ser ou não ideal para trabalho... Normalmente, as respostas que avaliam-nas como não sendo ideais, são para perguntas de usuários querendo usa-las para trabalho em eventos ou books. Para eventos não são indicadas, por não permitirem um controle completo de ajustes, e não possuirem velocidade de resposta para registrar momentos que acontecem muito rápido. Ou seja, elas demorariam para disparar, e mesmo milissegundos significam perder algo importante. Para books, elas não teriam os controles necessários para criar uma imagem, e, em sua maioria, não permitiriam o uso de flashes externos, como speedlites, ou flashes de estudio.
Para criação de imagens voltadas para bancos de imagens, vai depender muito do tipo de fotografia que se está criando. A grande maioria, como eu coloquei, exige um mÃnimo de padrão de qualidade. Eu sei que praticamente todos exigem um padrão de nitidez que estas câmeras não oferecem, conseguindo apenas em SLR, e com certos tipos de lentes.
Querendo ou não, fotografia para banco de imagens também é fotografia profissional (tu está vendendo o teu trabalho, ou oferecendo em troca de dinheiro, isso caracteriza o "profissional"). E para isso, é necessário ferramentas que condizem com a atividade. Superzoom não são câmeras profissionais ou semi-profissionais, são feitas para usuários que não dominam em nada fotografia, e não exigem um grau de qualidade mais elevado, com exigiria um amador (no sentido da palavra de conhecer fotografia, e apenas não ganhar dinheiro com ela) ou exigiria um profissional.
Usar uma câmera superzoom para trabalhos profissionais, seria o mesmo que um médico usar uma faca de churrasco para operar. Ambas cortam (e muito), mas são ferramentas para usos diferentes.