Porque temos que errar sempre para voltar a estaca zero?

E recomeçar...e voltar a errar...somos humanos ou criaturas incontroláveis em busca de algo que nunca acharemos?

E o mestre....

- Mas como fazer boas escolhas?

- Experiência.

- E como adquirir experiência, mestre?

- Más escolhas.

abraços!!

Comments

• Oi Anjinha...

Eita questão difícil de resolver...

Mas se for analisar bem a gente só descobre que fez "más escolhas" quando as coisas não saem exatamente como imaginou né?

Acho que tudo está certo...ninguém nunca fez nada sabendo que estava errado, só depois é que descobre que poderia ter feito de outra maneira...

Esse texto ilustra bem o que quero dizer:

TODOS SÃO CAMINHOS...

Também os caminhos inadequados que tomamos ao longo da vida são parte essencial de nossa educação. A cada tropeço é preciso aprender, levantar novamente e retornar à marcha.

Tudo o que sabemos hoje aprendemos com os acertos e erros do passado, e cada vez que desistimos de alguma coisa por medo de errar estamos nos privando da possibilidade de evoluir e viver.

A estrada por onde transitamos hoje é a nossa via de crescimento espiritual e nos levará a entender melhor a vida, no contato com as múltiplas situações que contribuirão com o nosso potencial de progresso.

Devemos, no entanto, indagar de nós mesmos: "Será este realmente meu melhor caminho?" "Porventura é correta a senda por onde transito?"

É justa a observação e têm propósito nossa dúvidas; por isso, raciocinemos juntos:

Se Deus, perfeição suprema, nos criou com a probabilidade do engano, modelando-nos de tal forma que pudéssemos encontrar um dia a perfeição, é porque contava com nossos encontros e desencontros na jornada existencial.

Se nos gerou falíveis, não poderá exigir-nos comportamentos sempre irrepreensíveis, pois conhece nossas potencialidades e limites.

Se criaturas como nós aceitamos as falhas dos outros, por que o Criador em sua infinita compreensão não nos aceitaria como somos?

Pessoas não condenam seus bebês por eles não saber comer, falar e andar corretamente; por que espíritos ainda imaturos pagariam por atos e pensamentos que ainda não aprenderam a usar convenientemente, pela sua própria falta de madureza espiritual?

O que pensar da Bondade Divina, que permite que as almas escolham seu roteiro, de acordo com o livre-arbítrio, e depois cobrasse aquilo que elas ainda não adquiriram?

A Divindade é "Puro Amor" e sabe muito bem de nossos mananciais espirituais, mentais, psicológicos e físicos, ou seja, de nossa idade evolutiva, pois habita em nosso interior e sempre suavisa nossos caminhos.

Na justa sucessão de espaço e tempo, condizente com o nosso grau de visão espiritual, recebemos, por meio do fluxo divino, a onipresença, a onisciência e a onipotência do Criador em forma de "senso de rumo certo", para trilharmos as rotas necessárias à ampliação de nossos sentimentos e conhecimentos. Diz a máxima: "Não se colhem figos dos espinheiros"; ora, como impor metas sem levar em conta a capacidade de escolha e de discernimento dos indivíduos?

Efetivamente, nosso caminho é o melhor que podíamos escolher, porque em verdade optamos por ele, na época, segundo nosso nível de compreensão e de adiantamento. Se porém, achamos hoje que ele não é o mais adequado, não nos culpemos; simplesmente mudemos de direção, selecionando novas veredas.

A trilha que denominamos "errada" é aquela que nos possibilitou aprendizagem e o sentido do nosso "melhor", pois sem o erro provavelmente não aprenderíamos com segurança a lição.

Nós mesmos é que nos provamos; a cada passo experimentamos situações e pessoas, e delas retiramos vantagens e ampliamos nosso modo de ver e sentir, a fim de crescermos naturalmente, desenvolvendo nossa consciência.

Ninguém nos condena, nós é que cremos no castigo e por isso nos autopunimos, provocando padecimento com nossos gestos mentais.

Aceitemos sem condenação todas as sendas que percorremos. Todas são válidas se lhes aproveitarmos os elementos educativos, porque, assim somados, nos darão sabedoria para outras caminhadas mais felizes.

Mesmo aquelas trilhas que anotamos como caminhos do mal, não são excursões de perdição perante a vida, mas somente equivocadas opções do nosso livre-arbítrio, que não deixam de ser reeducativas e compensatórias a longo prazo.

Cada um percorre a estrada no momento exato, de conformidade com seu estado de evolução. Tudo está certo, porque todos estamos nas mãos de Deus.

Do livro: RENOVANDO ATITUDES.

Escrito por: Francisco do Espírito Santo Neto.

---------------------------------------------------------------

Beijo no coração anjinha e fique com Deus..

Te cuida...

• Curacuca legal

Não necessáriamente, quem se exercita aprende e volta ao ponto mas nunca da mesma maneira que estava

abraços

• Somos seres imperfeitos...

e como seres imperfeitos, vivemos na corda bamba das paixões,

dos desejos, das atitudes impensadas, da intrepidez etc

Esse ciclo só acaba qdo a gente morre... antes podemos melhorar

aqui para logo mais, descobrir que caimos de novo e precisamos nos

recompor ou levantar...

Eu já não luto contra minha natureza...tento apenas levá-la da melhor forma possível. Tento acertar, se não consigo...me entrego temporiamente a "mim mesma" até retomar a sobriedade de novo.

E assim vou vivendo...até ter força de dizer um "não" ou até morrer.

Bjs Malu.

• Oi querida,

Recomeçar é o primeiro passo pra quem comete um erro, mas a experiência só vamos adquirir mesmo com o tempo.

Existem coisas inevitáveis, e mesmo com elas dá pra gente tirar algum aprendizado.

Espero que você consiga de verdade superar todos os seus erros, dar a volta por cima e recomeçar, porque eu já estou fazendo isso.

Mil beijos.

• O ser humano ja foi chamado de "a criatura impossível".Divindades com corpos mortais.

Somos animais com consciência,mas ainda assim animais.E como todo animal, só aprendemos com a experiência.O erro é o melhor mestre.O ditado "errar é humano" não foi criado por alguem que desconhecia nossa natureza.

• É assim mesmo, até a gente encontrar com as lições, a resposta certa.

• Segundo a sabedoria dos espanhóis, " hay que sufrir, hasta que aprenda"!

Não tem outro jeito!

• A vida é um ciclo, a medida que erramos aprendemos e voltamos a fazer, depois com sucesso, se soubermos aproveitar experiencias.

bjus

• Ei linda, só errando é que recomeçamos, então errar faz bem, nos corrigimos e tentamos acertar.

beijinhos

• Malu: consigo olhar para o "erro"como um instrumento de sabedoria.Sem "ele",como poderia saber,depois ,mas adiante,que adquiri um conhecimento em torno de essa situação? Escolho hoje ,em virtude do aprendizado anterior. Bem vindo erro,por ser a porta que abre minha lucidez ! Beijos bem escolhidos para você.

Sign In or Register to comment.