Por que o tutu de feijao é um prato tipico de minas gerais?

eu quero saber o porque do tutu ser um prato tipico de minas???

Comments

  • Em uma conversa com o jornalista e escritor Caloca Fernandes, autor de livros sobre gastronomia brasileira (Viagem Gastronômica Através do Brasil e A Cozinha Tradicional Paulista, Ed. Senac ), nossa reportagem foi buscar a origem e as diferenças desses dois pratos que têm o feijão como principal ingrediente. São receitas bem parecidas e logo de cara a gente já avisa que é bom descartar a questão da rivalidade. “A cozinha mineira nasceu da paulista, ou dos paulistas que participaram das viagens a caminho de Minas”, diz Fernandes.

    Parênteses: a Larousse da Cozinha Brasileira explica que a origem da cozinha paulista está na história dos tropeiros que partiam de São Paulo e ganhavam o interior em jornadas longas, muitas atravessando as fronteiras dos estados, e levando na garupa do cavalo alimentos que não podiam estragar. O feijão cozido e quase sem caldo era um deles, misturado com carnes, farinha etc. Disso nasceu o feijão-tropeiro – comum à cozinha mineira e paulista – e depois variações como o tutu e o virado.

    Nas viagens dos tropeiros e bandeirantes, preparava-se um frango ou feijão cozido, a farinha era acomodada ao lado e tudo ficava enrolado em um grande guardanapo de pano. O alimento era acomodado na garupa do cavalo e levado por grandes distâncias. No caminho, era inevitável que a farinha e o cozido se misturassem. Pronto: tudo virado e misturado. Era o almoço do viajante – muitas vezes a única e reforçada refeição do dia.

    fonte:

    http://vejasaopaulo.abril.com.br/red/blogs/omelhor...

    P.S.: O tutu foi uma variação do feijão tropeiro, quando os culinaristas resolveram inovar (usando o liquidificador ou a antiga "estrela")

  • porque foi criadona estado deminas

  • cara aqui pra gente não e muito comum a gente como mais e como se foce parte da cultura os criadores devem ter se baseado na feijoada

  • sei lá

  • IAAAAAAAAAAAAMIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIPÃAAAAAAAAAAAAAO DEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

    QUEEEEEEEIJO

    IUU

    I

  • Porque ele foi criado por Tonico e Tinoco, eles que idealizaram e fizeram o Primeiro Tutu a Mineira.

Sign In or Register to comment.