Porque Devemos crer na Bíblia?

Pra que acreditar num livro que foi escrito e reescrito por Homens . Traduzidas por homens . Não poderiam muito bem esconder ou alterar o conteúdo ?

Comments

  • O ser humano precisa crer em algo pra ter uma "fuga", pra poder pedir, pra poder agradecer e pra poder ter vontade de ir em frente. Agora eu só não entendo porque as pessoas levam isso tão a sério, já que não tem nada provado sobre a bíblia. Podem ter tido várias traduções diferentes do conteúdo dela. Mas o ser humano insiste em achar que acreditar numa coisa "mágica" é melhor do que acreditar no que está acontecendo a sua volta. Não existe nada extraordinário, divino ou mágico.. Deve ter existido um cara muito bom que colocou o pessoal maluco daquela época "nos eixos", tipo um "rei". E fantasiaram tanto esse cara, que agora tudo depende dele pra funcionar. É a sua fé que conta, a sua vontade e não ficar jogando tudo em cima de um cara que pensou melhor nas coisas do que os outros da época. Ter fé sim, mas ser hipócrita não né..

  • Em vista dos muitos milhares de cópias da Bíblia feitas, como sabemos que este processo de reprodução não a alterou a ponto de ficar irreconhecível? Pois bem, tomemos o caso da Bíblia hebraica, o “Antigo Testamento”. Na segunda metade do sexto século AEC, quando os judeus retornaram do seu exílio babilônico, um grupo de eruditos hebreus, conhecidos como soferins, “escribas”, tornaram-se os depositários do texto da Bíblia hebraica, e era da sua responsabilidade copiar essas Escrituras para uso na adoração pública e particular. Eram profissionais altamente motivados, e sua obra era da melhor qualidade. Desde o sétimo até o décimo século de nossa Era Comum, os herdeiros dos soferins eram os massoretas.e eles essencialmente também eram escribas encarregados da tarefa de preservar o tradicional texto hebraico. Os massoretas eram meticulosos. Por exemplo, o escriba tinha de usar um exemplar devidamente autenticado como texto-base, e não se lhe permitia escrever nada de memória. Ele tinha de verificar cada letra antes de escrevê-la. O Professor Norman K. Gottwald relata: “Uma noção do cuidado com que eles se desincumbiram dos seus deveres é indicada no requisito rabínico de que todos os novos manuscritos fossem revisados e as cópias falhas rejeitadas imediatamente.”

    Quão exata foi a transmissão do texto pelos soferins e pelos massoretas? Até 1947, era difícil de responder a esta pergunta, visto que os manuscritos hebraicos mais antigos disponíveis eram do décimo século da nossa Era Comum. Em 1947, porém, foram encontrados alguns fragmentos de manuscritos bem antigos em cavernas, na vizinhança do mar Morto, inclusive partes dos livros da Bíblia hebraica. Alguns dos fragmentos datam de antes do tempo de Cristo. Os eruditos compararam-nos com manuscritos hebraicos existentes, para confirmar a exatidão da transmissão do texto. Qual foi o resultado desta comparação?

    Uma das obras mais antigas descobertas foi o livro inteiro de Isaías, e a exatidão deste texto em comparação com a Bíblia massorética que hoje temos é espantosa. O Professor Millar Burrows escreve: “Muitas das diferenças entre o [recém-descoberto] rolo de Isaías de S. Marcos e o texto massorético podem ser explicadas como erros de cópia. Fora disso, no todo, há uma notável concordância com o texto encontrado nos manuscritos medievais. Tal concordância num manuscrito bem mais antigo fornece um testemunho que renova a confiança na exatidão geral do texto tradicional.” Burrows acrescenta: “É de admirar que no decorrer de uns mil anos o texto tenha sofrido tão pouca alteração.”Assim estas evidências asseguram-nos que hoje temos um texto essencialmente igual ao assentado pelos escritores originais. Primeiro, possuímos manuscritos de data muito mais próxima ao tempo da escrita, do que no caso da parte hebraica da Bíblia. De fato, um fragmento do Evangelho de João é da primeira metade do segundo século, menos de 50 anos depois da data em que João provavelmente escreveu seu Evangelho. Segundo, a própria quantidade de manuscritos que sobreviveram constitui uma colossal demonstração da integridade do texto.Não se pode dizer isto de nenhum outro livro antigo no mundo.”

  • porque é deus falando conosco em todo tempo

  • pois a propia biblia fala que ela foi inspirada por Deus e no ultimo capitulo da mesma fala que o cara que fizer qualquer alteração nele vai pagar muito caro...

  • Porque nela está escrita a palvra de Deus!!!

  • Existem milhares de cientistas, historiadores, arqueologos, etc... a 2000 anos estudando , pesquisando, traduzindo, escrevendo, para nos dar a informação mais correta possivel, O problema são pessoas fazendo leitura fundamentalista e utilitarista de todo este trabalho realizado. a Biblia é um conjunto de livros escritos para diversas comunidades diferentes, em épocas diferentes, Para entender um livro da biblia voce precisa saber qual é o contexo sócio economico cultural da época que foi escrito. com certeza quem escreveu não estava preocupado comigo (se eu iria entender). procure uma " BOA ESCOLA DE TEOLOGIA" eu faço na Curia de Santana. boa sorte.

  • Porque a bíblia é a Palavra de Deus! Deus inspirou com seu Espírito Santos para homens a escrevessem.

  • eu estou do lado da Biblia... e voce???

    mas...

    ♫ Por onde será que o ♫ Frei Bento ♫ esta andando hoje ♫? Será que esta visitando alguma igreja evangelica?

    Nada de mal, nisto! ♫ ♫

    ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫

  • Sinceramente eu também não sei.

    Fiz esta mesma pergunta ontem.

    Só me respondiam que tem que acreditar, que tem que ter fé e bla bla bla. Ou seja ninguém também tem uma resposta descente.

  • II Tm 3: 16- 17 " Toda a escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" Não existe nehum erro, engano ou controvérsias na bíblia, quem testifica isto é o próprio Espírito Santo. Jesus te ama muuuuuuito!

Sign In or Register to comment.