Pergunta de Genética relacionada a Odontologia?

estou cursando Odontologia, no I nivel. Meu professor de Genética e Biologia Molecular nos deu um desafio, mandou fazer um questionário e procurar um profissional da area pra que respondesse. Já possuo 3 perguntas, falta uma. alguém teria alguma ideia?

perguntas que já tenho:

1. Pra você qual a importância de conhecimentos na área de genética e biologia molecular que seu consultório necessita ou seria de real importância?

2. Se você atender um paciente apresentando uma síndrome ou uma mal formação isolada (como, fenda labial, agenesia dentaria, diabetes, hemofilia), quais informações você daria para o seu paciente? Você solicitaria algum exame genético? Pra que profissional/laboratório é solicitado?

3. Para você, o que é entendido por exame de cariótipo? E exame molecular?

alguém tem alguma idéia pra me ajudar na 4° pergunta?

muito obrigada!

Comments

• Porque a anamnese é importante antes do tratamento odontologico ?

Porque é atraves dela que saberemos os antecedentes do paciente, como por exemplo hipertensão, diabetes, entre outros. Assim com as informações devidas saberemos como nos portar diante de um paciente especial, e se necessário fazer o pedido de algum exame laboratoriais auxiliar para melhor orientar o paciente de alguma disfunção que possa estar acontecendo.

• Qual a importância da descoberta da Transcriptase reversa no estudo do DNA?

Qual o mecanismo de ação de um vírus no código genético para gerar cópias defeituosas de cromossomos ( aneuploidia)?

De que forma a Genética pode auxiliar na detecção precoce dentro de um núcleo familiar com histórico de neoplasias, e descobrir em quem há mais chances de desenvolver a doença?

Qual a importância do uso da reação em cadeia da polimerase em estudos genéticos?

Quais as alterações ou ´má formações dentárias associadas a distúrbrios genéticos e qual é a sua etiologia?

Tem mais algumas, mas chega, né?