Ateu contra ateu????

Interessante que outro dia achei um livro chamado : As Prisões: Religião de autoria de um ateu que dizia.

Nada mais chato (e mais ilógico!) do que um ateu militante.Os cristãos e os marxistas, pelo menos, tentam convencer os pobres-coitados à sua volta a adotar um dogma fechadinho e abrangente, uma visão de mundo que explica tudo e oferece algum conforto às mentes imaturas e confusas.Já os ateus, o que oferecem? Uma negativa. Se é impossível provar uma negativa, quem dirá converter alguém a uma negativa.Além dos mais, os não-religiosos ou anti-religiosos acabam se dividindo em tribos fluidas, de difícil definição. Dependendo do seu estado de espírito (ou falta dele, claro), você pode ser ateu na segunda, deísta na quarta e agnóstico na sexta. E daí? Na prática, a diferença entre eles é insignificante.

Pra quem bebe, a diferença entre vodca e uísque é gigantesca.Essas são as mesmas pessoas que criticam os religiosos por travar guerras por questões como a santidade da mãe de deus...

Update:

Não há nada pior do que os preconceitos de quem acha que não tem preconceito

Os descrentes (ateus, agnósticos, deístas e similares) gostam de se imaginar lógicos e racionais, pessoas que consideram as evidências empíricas disponíveis e tomam as únicas decisões cientificamente possíveis.

Os descrentes, por outro lado, gostam de gabar de sua lógica e empiricismo. Não estão presos à fé emocional e ilógica dos religiosos. Para eles, a questão é puramente científica. Não há provas diretas e observáveis da existência de deus, logo não podemos afirmar que deus exista. Simples assim. Lógico. Racional. Não somos o máximo?A questão do wishful thinking não entra na equação. Não estamos falando do que desejamos ou não. Simplesmente não há provas. Ponto

Hoje em dia, a pergunta que faço aos ateus é: ok, você não acredita que deus exista, mas você preferiria que ele existisse? Se você pudesse escolher, preferiria viver em um universo regido pelo acaso e pela entropia, ou em um universo criado ?

Comments

• Essa é boa para ateu

• Márcio, vamos lá:

Inicialmente, você comete um erro tremendo ao colocar, tudo no mesmo barco, ateus, agnósticos e teístas. Veja a diferença:

Um ateu não acredita em deuses

Um agnóstico acha que não temos condições de discutir este assunto, e que talvez nunca teremos (ou seja, não dá para saber se existe deus ou não)

Um teísta, ou deísta, é alguém que acredita em deus (e se entendi o que você quer dizer, você chama de deísta alguém que acredita em deus mas que não segue uma doutrina religiosa específica).

Bom, a diferença entre eles é enorme. Se você afirma que deus existe, um ateu vai pedir para você provar que deus existe, um agnóstico não vai discutir a questão e um deísta vai concordar com você. Como você pode chamar esta diferença de "insignificante"?

A única possibilidade de fazer isso é se você classifica o mundo em duas frentes: "aqueles que pensam exatamente igual a mim" e "os outros", e esta é, me desculpe, uma forma míope ao extremo de enxergar o mundo.

Em segundo lugar, você falou que "anti-religiosos podem ser isso na segunda, etc...". Você está falando aí de pessoas indecisas, e não pode generalizar para todos os ateus, agnósticos, etc... Tanto porque nas religiões existem pessoas indecisas também. Quantos são católicos hoje, protestantes amanhã, espíritas na sexta e acabam se encontrando no culto pagão ao deus sol? Eu sou ateu há muito tempo, e não fico "pulando de galho em galho" (embora, na minha opinião, isso seja problema de cada um, não querendo me convencer a "pular de galho" com eles, é um direito que eles têm).

Terceiro ponto: Você erra ao generalizar mesmo ateus. Ateus não têm, como você mesmo colocou, uma doutrina que os una, e podem pensar em todo o restante de forma diversa, concordando somente com a não-existência de divindades. Eu sou ateu e não estou nem um pouco interessado em "converter" ninguém. Meu interesse, no que concerne as religiões, é acabar com o fanatismo.

Quarto ponto: ateus não oferecem somente "uma negativa". Aqueles que se preocupam com as religiões querem uma postura mais realista e em que as pessoas assumam elas mesmas suas responsabilidades perante a vida. Ilusões de "alguém lá em cima cuidando de nós" realmente eles não oferecem, mas ilusões fazem algum bem a este mundo?

Quinto ponto: Sim, me dê provas, deus existe, não dê, você não pode me obrigar a acreditar. Simples assim. Se a fé é um sentimento pessoal, você não pode transferir a sua para mim. E se você, ainda assim, acredita que eu tenho a OBRIGAÇÃO de acreditar no que você acredita, então prove. Quem quer me convencer de alguma coisa é você, não o contrário.

E, por último, respondendo à sua pergunta final:

"Se você pudesse escolher, preferiria viver em um universo regido pelo acaso e pela entropia, ou em um universo criado ?"

Eu prefiro saber a verdade. Agora, em um mundo imaginário, em que eu pudesse escolher: "esta será a resposta correta", tendo em conta as opções "divinas" apresentadas, e tudo que já se fez em nome destas opções, eu com certeza absoluta prefiro o universo regido pelas leis da física, que tende à entropia e que não foi criado.

Por enquanto, tudo leva a crer que a realidade é esta mesma que eu escolheria, a não ser que alguém tenha provas do contrário?

Abs.

• Eu te perdôo.

Abraço,

Zeca - um ateu.

.

.

• Era tudo o que NÃO faltava: além de termos desinteligências entre os religiosos, agora assistimos às desiteligências entre os ateus e os religiosos e dos ateus contra os ateus...

• Pense sobre o que você escreveu, sobretudo nisto: ''Não há nada pior do que os preconceitos de quem acha que não tem preconceito'', o que eu concordo plenamente contigo.

• Que diferença as minhas ambições fariam à real natureza do mundo?

• Chato sempre foi, agora ta ficando irritante... a gente ta gastando nossa vida tentando provar isso e aquilo,, acho q se olharmos para dentro e nos vamos ver q estamos desgastados,,, eu so queria mesmo q nossas respostas fossem respondidas, nao para pisar em ng, mas para q todos cheguem em algum lugar, eu me magoo mais em ver as pessoas sofrendo nesse mundo mesmo crendo em algo e cada vez mais se frustrando do q sendo confrontada pelo q deixei de crer...os q creem, querem convencer outros par salva-los mas acabam perdendo a nocao ...ai se tornam rudes, se esquecendo q o objetivo deve ser por amor,,, e os q nao creem, querem convercer q outros estao errados nao para ser melhores mas pq conseguem enxergar talvez um pouco melhor q a gente arrasta uma fe, um medo do futuro da morte sem a religiao e passa avida sem buscar algo mais significativo e prazeroso, acho q estamos numa grande roda,,, q nunca vai parar de girar morreremos sem descobrir e morreremos tb sem aproveitar tanta coisa boa q temos dentro de nos, amo a todos, os q creem os q nunca creram, e os q como eu estao se desiludindo,, por ver tanta injustica,,,,

• Nunca ví Ateu contra Ateu.

Sempre vi os do Deus A(Verdadeiro) ignorando os do Deus(B) tambem verdadeiro.

Achei que o Marxismo era tema acabado, existem ainda?

Como é ateu militante? Vai a algum culto, sai com livros debaixo do brazo para adotrinar pessoas? O tal vez se juntem a cantar, danzar, orar etc, não sei. é você que esta expondo uma linnha de raciozinio baseada em fatos que nunca ví.

Por último para bebado pinga, wisque ou vodka é igual para ele, é alcolatra precissa de alcool e nunca ví bebado discutindo religião.

• Putz o mundo tá ficando um lugar chato mesmo!!!

• Frase sua: "Não há nada pior do que os preconceitos de quem acha que não tem preconceito"

Dispenso maiores comentários a sua pergunta, só questionando: Quem é mesmo preconceituoso?

Um espelho à nossa frente, sempre ajuda, tente.

Sign In or Register to comment.