Cotas para negros e índios nas Universidades não sugere preconceito?

Deveria ingressar nas Universidades os aprovados respeitando a colocação exigida ou de acordo o número de cotas??

Comments

  • Claro que sim, é uma maneira explicita de dizer negro e índio = burro e precisam de cota pra entrar na faculdade. Conheço vario negros que estudaram a vida toda em colégios particulares e só entraram por causa da cota. Isso é injustiça, amigos meus branco com mais pontos que els não entraram, e eles tiveram a mesma oportunidade.

    Sou a favor da cota pra pobre, pois o ensino publico é uma droga, e alunos do ensino publico não tem como competir com alunos de escolas particulares, assim terão oportunidade de sair da linha da pobreza. Mas desde quando, ser negro é sinônimo de pobreza.

    *É PRECONCEITO SIM!

  • Em um país que não admite a existência de racismo esta alternativa é necessária para que as pessoas que sofrem este tipo de discriminação tenham oportunidade igual. Todavia o ideal realmente seria cada abrir seu espaço por seu próprio esforço, mas para isso precisaríamos estar em um mundo perfeito, não é?

  • Claro que é preconceito.Onde já se viu haver cotas para negros e indios. É inadmissivel tal situação.Por isso o mundo caminha para um buraco onde jamais se encontre o fundo.Isto é puro racismo, mais do que isso é um atentado aos direitos humanos.Isso é escravidão pura. Mas não é, que ainda não chegou ai a noticia, de que a descoberta do genoma humano deitou abaixo todas as teorias sobre côr, uma das formas mais graves de racismo?Há apenas raça humana sem distinção de côr. Todo o ser humano é igual .Isto está atestado cientificamente.Então a globalização com tudo o que tem de bom ou menos bom, igualdade nas oportunidades e em tudo, ainda ai não chegou? Saudosismo da escravatura está a parecer-me......cá na minha terra há uma cantiga que diz " Ó tempo volta para traz , dá-me tudo o que perdi.........verdade!Parece-me que anda ai muita gente chorando pelo passado, tão triste tão cruel tão desumano...tão vergonhoso....

  • É claro que é um tipo de preconceito. Não é justo privilegiar pessoas apenas pela cor da pele, seja ela qual for. Desta forma, alunos mais bem preparados perdem suas chances por um critério de avaliação demagógico. O que se pode argumentar é que alunos pobres, e não apenas negros ou índios, não têm como competir em condições de igualdade porque não tiveram chance de estudar em bons colégios. Percebe-se, então, que o correto seria dar condições para que os alunos mais pobres pudessem se preparar para competir, ou seja, o importante seria dar uma boa qualidade de ensino básico para todos. Desse modo, ninguém precisaria dessa humilhante forma de "furar a fila". Mas isso seria um trabalho a longo prazo, levaria anos para se consolidar e isso não dá votos. Políticos só se preocupam com atitudes que dão votos, daí essa demagógica política de cota para negros e índios. Coisas desse nosso Brasil, infelizmente.

  • Eu prego que nao deveriam existir as cotas. Vc esta qualificando as pessoas como diferentes. É preconceito sim .... não esta se fazendo o bem mas sim o mal extremo.

  • Eu entendo que sim. Aliás o Brasil é o país das leis discriminatórias : Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Idoso, Estatuto do Índio, Lei da Violência Doméstica, a lei que garante cotas aos negros, lei do medicamento de graça, etc...etc...etc.

    Deve estar tramitando no Congresso o Estatuto do Corrupto, Estatuto do Mentiroso e por aí adiante. É inadmissível que vez em quando os meios de comunicação veiculem até o e estatuto do pcc. Às vezes chego a pensar que eu não sou deste mundo porque me revolta a anarquia que se instalou no Brasil. E chamam isso DEMOCRACIA. Onde isso vai parar?

  • è verdade, cotas para negros e pobres é um preconceito,porque eles buscam a igualdade,e isso não é questao de igualdade,igualdade é a disputa no vestibular com todos e quem vence o melhor em conhecimentos e estudo e não em questao de raça e cor........a disputa tem que ser por igual.........

  • Soninha!!!!!!!!!!!!!!!!!

    PARA DE RECLAMAR!!!!!!!!!! Nos vivemos em um pais que só se fala em democracia se vc não precisa de bolsa ou cota é pq vc tem grana!! Então não faça perguntas idiotas e com pré fásico respondido seu ignorante!!!!

    Se vc ainda não percebeu a maioria dos pobres desse pais são negro é por isso que existe cotas!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Claro que não. As cotas nas Universidades são são necessariamente por cor. Afinal de contas, o Brasil não é um pais de brancos. Na Bahia, na UFBA, onde eu estudo, as cotas são para as pessoas de baixa renda, que estudaram o ensino médio e pelo menos um ano da educação standard em escola publica, ou seja, um negro que estudou toda a vida em escola particular não tem direito. Mas, uma pessoa parda ou negra que tenha estudado em escola publica pode concorrer pelas cotas. eu acho isso justo, pois quando "estamos doentes" tomamos remedio. Portanto, uma vez que a situação não pode ser evitada, pois já aconteceu, tem que ser remediada. Claro que o suited seria boa educação para todos e claro, vagas para todos. Há, e no caso da Pri, não acho preconceito, tem mulheres que preferem os negros e não gostam dos brancos. É gosto pessoal, você não axa?

  • ACHO CORRETO, POIS ESTAS DUAS CLASSES SÃO EXCLUIDAS PORQUE O PRECONCEIT NÃO ESTÁ NO SISTEMA DE COTAS MAS NA VIDA DO DIA A DIA... ELES SÃO MENOS PRIVILEGIADOS, E POR ISSO TEM MENOS CHANCES DE SE PREPARAR PARA UMA FACULDADE...

    ESTE SISTEMA PROVE UMA SAIDA PARA TIRAR DA MARGEM ESTAS PESSOAS E PASSA A INCLUÍ-LAS...

    É UMA CORREÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS !!!

    EU APROVO !!

    ASSIM... DENTRO DAS VAGAS DOS BRANCOS, OS BRANCOS QUE TIVEREM MELHOR QUALIFICAÇÃO ENTRAM...

    E NAS COTAS PARA NEGROS E INDIGENAS, REPETES-E O MESMO PROCEDIMENTO !!!

    É IGUAL CONCURSO PUBLICO, VC ESCOLHE UM CARGO E CONCORRE COM PESSOAS QUE ESCOLHERAM AQUELE CARGO...

    A DIFERENÇA AQUI É QUE VC NÃO ESCOLHE, POIS VC NASCE BRANCO, OU NEGRO OU INDIGENA....

    E CADA UM CONCORRE DENTRO DA SUA RAÇA !!!

    CERTO ???

    EU APROVO E ASSINO EMBAIXO !!!

    PRECONCEITO É O QUE SE VIVE NO DIA A DIA !!!

    O SISTEMA DE COTAS É UM ESFORÇO PRA REDUZIR AS DISPARIDADES SOCIAIS E AJUDAR OS EXCLUIDOS A TEREM A CHANCE QUE NUNCA TIVERAM !!!

    ABEÇOADOS SEJAM TODOS OS QUE AJUDARAM ISSO A SAIR DO PAPEL !!!

    UM ABRAÇO !!!

    .

Sign In or Register to comment.