Em primeiro lugar saiba que hoje nós somos justificados pela graça e não pela lei.
Jesus não veio para destruir a lei, pelo contrário veio para cumpri-la. Antes era necessário oferecer sacrifícios de animais para perdão dos pecados, hoje obtemos o perdão através do sacrifício de Jesus. A idéia de guardar o sábado esta associada a idéia dos sacrifícios de animais, é algo que teve validade para o povo de Israel, mas foi renovado através da nova aliança de Jesus Cristo.
Jesus resumiu toda a lei em dois mandamentos:
1-Ame a Deus sobre todas as coisas
2-Ame ao próximo como a ti mesmo.
Assim, quando a mulher adúltera deveria ser apedrejada como mandava a lei, Jesus disse aos acusadores "Quem não tiver pecado atire a primeira pedra", e deixou a moça ir. Dessa forma ele mostrou que as pessoas estavam usando a lei como uma forma de julgar o seu próximo ignorando o amor de Deus que perdoa. A lei que foi trazida por Moisés (antes de Moisés o sábado não era guardado) perdeu seu sentido com a quantidade de pecado dos homens, Jesus trouxe uma nova visão dessa lei para que fosse possível todo pecador ser salvo.
Por isso quando no dia do Sábado quando Jesus e seus discípulos colheram alimento no campo e as pessoas questionaram, ele mencionou que Davi e seus súditos comeram dos pães sagrados do tabernáculo porque sentiram fome. Ainda disse que se um cavalo cair no buraco no dia do sábado o dono iria tirá-lo.
Ao invés de guardar o sábado, devemos guardar este ensinamento de Paulo:
"Se for comer ou beber que seja para a glória de Deus".
O sábado semanal tornou-se parte integrante dum sistema de sábados quando o pacto da Lei pouco depois foi formalmente inaugurado no monte Sinai. (Ãx 19:1; 20:8-10; 24:5-8) Este sistema sabático se compunha de muitos tipos de sábados: o 7.° dia, o 7.° ano, o 50.° ano (ano do jubileu), 14 de nisã (Páscoa), 15 de nisã, 21 de nisã, 6 de sivã (Pentecostes), 1.° de etanim, 10 de etanim (Dia da Expiação), 15 de etanim e 22 de etanim.
Depois da morte de Jesus, seus apóstolos nunca ordenaram a guarda do sábado. O sábado não foi incluÃdo como requisito cristão em Atos 15:28, 29, nem mais tarde. Tampouco instituÃram eles um novo sábado, ou “dia do Senhor”.
(Atos 15:28-29) 28 Pois, pareceu bem ao espÃrito santo e a nós mesmos não vos acrescentar nenhum fardo adicional, exceto as seguintes coisas necessárias: 29 de persistirdes em abster-vos de coisas sacrificadas a Ãdolos, e de sangue, e de coisas estranguladas, e de fornicação. Se vos guardardes cuidadosamente destas coisas, prosperareis. Boa saúde para vós. . .
(Colossenses 2:16-17) . . .Portanto, nenhum homem vos julgue pelo comer ou pelo beber, ou com respeito a uma festividade ou à observância da lua nova ou dum sábado; 17 pois estas coisas são sombra das coisas vindouras, mas a realidade pertence ao Cristo.
está incorreto a sua informação de que depois da morte de Jesus não houve a lembrança da guarda do sábado por parte dos apóstolos. Basta ressaltar que o próprio apóstolo Lucas lembrou que o sábado era um dia em que os seguidores de Jesus guardaram o sábado em Lucas 23:55-56. E um detalhe importante: esses seguidores de Jesus guardaram o sábado depois que Jesus morreu, o que elimina a possibilidade de não validação desse mandamento após o instante da morte sacrifical de Jesus na cruz.
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Em primeiro lugar saiba que hoje nós somos justificados pela graça e não pela lei.
Jesus não veio para destruir a lei, pelo contrário veio para cumpri-la. Antes era necessário oferecer sacrifícios de animais para perdão dos pecados, hoje obtemos o perdão através do sacrifício de Jesus. A idéia de guardar o sábado esta associada a idéia dos sacrifícios de animais, é algo que teve validade para o povo de Israel, mas foi renovado através da nova aliança de Jesus Cristo.
Jesus resumiu toda a lei em dois mandamentos:
1-Ame a Deus sobre todas as coisas
2-Ame ao próximo como a ti mesmo.
Assim, quando a mulher adúltera deveria ser apedrejada como mandava a lei, Jesus disse aos acusadores "Quem não tiver pecado atire a primeira pedra", e deixou a moça ir. Dessa forma ele mostrou que as pessoas estavam usando a lei como uma forma de julgar o seu próximo ignorando o amor de Deus que perdoa. A lei que foi trazida por Moisés (antes de Moisés o sábado não era guardado) perdeu seu sentido com a quantidade de pecado dos homens, Jesus trouxe uma nova visão dessa lei para que fosse possível todo pecador ser salvo.
Por isso quando no dia do Sábado quando Jesus e seus discípulos colheram alimento no campo e as pessoas questionaram, ele mencionou que Davi e seus súditos comeram dos pães sagrados do tabernáculo porque sentiram fome. Ainda disse que se um cavalo cair no buraco no dia do sábado o dono iria tirá-lo.
Ao invés de guardar o sábado, devemos guardar este ensinamento de Paulo:
"Se for comer ou beber que seja para a glória de Deus".
Peace.
NENHUM dia.
Leia Hebreus 4.
Os judeus eram ferrenhos guardadores do sábado e sempre estavam discutindo com Jesus sobre o assunto. O que admira é a afirmação de Jesus de que a observância do sábado está subordinada à circuncisão (João 7:23). A circuncisão de uma criança ocorria no oitavo dia do seu nascimento (Gn 17:10; Lv 12:3). E, para que a lei não ficasse invalidada, o sábado tornava-se inferior à circuncisão.
Veja bem. Se hoje a circuncisão é algo secundário, inexpressivo, não sendo praticada por nenhum cristão, por que a observância do sábado ainda permanece como um preceito superior? Ellen G. White ensinava que a guarda do sábado implicava em salvação. O ensino de Jesus sobre o sábado, no entanto, é diferente. Jesus é Senhor do sábado. Possui autoridade sobre esse dia e inocentou os discÃpulos da acusação de estarem transgredindo o sábado (Mt 12:7).
O sábado semanal tornou-se parte integrante dum sistema de sábados quando o pacto da Lei pouco depois foi formalmente inaugurado no monte Sinai. (Ãx 19:1; 20:8-10; 24:5-8) Este sistema sabático se compunha de muitos tipos de sábados: o 7.° dia, o 7.° ano, o 50.° ano (ano do jubileu), 14 de nisã (Páscoa), 15 de nisã, 21 de nisã, 6 de sivã (Pentecostes), 1.° de etanim, 10 de etanim (Dia da Expiação), 15 de etanim e 22 de etanim.
Que o sábado só foi imposto aos servos de Deus depois do Ãxodo é evidente no testemunho de Deuteronômio 5:2, 3, e Ãxodo 31:16, 17: “Não foi com os nossos antepassados que Jeová concluiu este pacto, mas conosco.” “Os filhos de Israel têm de guardar o sábado . . . nas suas gerações. . .Â
Depois da morte de Jesus, seus apóstolos nunca ordenaram a guarda do sábado. O sábado não foi incluÃdo como requisito cristão em Atos 15:28, 29, nem mais tarde. Tampouco instituÃram eles um novo sábado, ou “dia do Senhor”.
(Atos 15:28-29) 28 Pois, pareceu bem ao espÃrito santo e a nós mesmos não vos acrescentar nenhum fardo adicional, exceto as seguintes coisas necessárias: 29 de persistirdes em abster-vos de coisas sacrificadas a Ãdolos, e de sangue, e de coisas estranguladas, e de fornicação. Se vos guardardes cuidadosamente destas coisas, prosperareis. Boa saúde para vós. . .
(Colossenses 2:16-17) . . .Portanto, nenhum homem vos julgue pelo comer ou pelo beber, ou com respeito a uma festividade ou à observância da lua nova ou dum sábado; 17 pois estas coisas são sombra das coisas vindouras, mas a realidade pertence ao Cristo.
Não existe mais dia para ser guardado Rm 14:5, Cl 2:16.
Se vc segue a bÃblia, sim. Se não segue, não. Bem simples.
Guardar a quarta feira que é melhor, pois voce vai descansar no meio da semana e ficar comendo feijoada.
Temos que adorar Deus todos os dias, mas o único que devemos adorá-lo exclusivamente sem ter que dividir Deus com as atividades seculares é o sábado ( êxodo 20:8-11 )
Usuário Afonso,
está incorreto a sua informação de que depois da morte de Jesus não houve a lembrança da guarda do sábado por parte dos apóstolos. Basta ressaltar que o próprio apóstolo Lucas lembrou que o sábado era um dia em que os seguidores de Jesus guardaram o sábado em Lucas 23:55-56. E um detalhe importante: esses seguidores de Jesus guardaram o sábado depois que Jesus morreu, o que elimina a possibilidade de não validação desse mandamento após o instante da morte sacrifical de Jesus na cruz.
Você mesmo citou vários sábados que existiam na bÃblia, note que o único que não se encaixava no "escrito de dÃvida" de Colossenses 2:14 eram era o sábado do sétimo dia. Esse "escrito de dÃvida" nada mais era da contÃnua dÃvida que tÃnhamos que pagar a Deus simbolicamente a partir de sacrifÃcio de animais. Todos os outros sábados possuÃam esse tipo possuiam essa "dÃvida" com Deus, mas o sábado do sétimo dia ( 4º mandamento ) não possuÃa essa caracterÃstica devedora. Se não concorda, te pediria que imensamente me explicasse qual a dÃvida que o sétimo dia possui ( possuÃa ) com Deus. A resposta a essa pergunta é essencial para entendermos essa questão.
Fique com Deus !