O xamanismo é uma filosofia de vida muito antiga, que visa o reencontro do homem com os ensinamentos e fluxo da natureza e com seu próprio mundo interior.
O xamanismo é um tipo de religião de povos asiáticos e árticos. Embora a palavra xamã tenha origem na tribo siberiana dos Tugus, sua origem não tem raízes históricas ou geográficas, na realidade é um conjunto de ensinamentos milenares que, através da tradição de tribos indígenas do mundo todo, foram sendo passadas até os dias de hoje.
Esses ensinamentos são baseados na observação da natureza e seus sinais: sol, lua, Terra, Água, Fogo, Ar, Animais, Plantas, Vento, Ciclos, etc...
Pode–se considerar o xamanismo como a verdadeira arte de viver.
Ao observarem o ciclo da natureza e suas manifestações, os antigos xamãs puderam perceber sua conexão com o todo . Desta forma, e se abriram para o aprendizado daquilo quem realmente somos e tornaram-se capazes de elevar a consciência e se relacionar com outras realidades e dimensões, assim como manter plena e perfeita harmonia com a natureza, possibilitando a total integração de seus corpos físico, mental, emocional e espiritual.
A prática do xamanismo utiliza-se do trabalho com: ervas, direções sagradas, rituais, jornadas xamanicas, contato com natureza e seres espirituais, ritmos, danças e movimentos corporais, elementos básicos da natureza (água, terra, ar, fogo, cristais, pedras, argila, etc...), cirurgias espirituais e técnicas de cura e purificação dos corpos físico, emocional, mental e espiritual, entre outras coisas.
Atualmente, esta havendo um resgate dos conhecimentos do xamanismo a fim de aplicá-los no dia a dia, buscando elevar a consciência e alcançar novamente o equilíbrio.
O xamanismo tem como objetivos básicos: reconectar o ser com sua sabedoria interior, conexão com a multidimensionalidade do ser humano, ancoragem do poder pessoal, conexão com seres espirituais, limpeza dos corpos físico e sutis, limpeza e harmonização de ambientes, harmonização plena do ser, conscientização do aspecto espiritual de cada um e de sua inter relação com a natureza e com o planeta a que pertence, ativação das habilidades de coragem, força e sabedoria para lidar com questões generalizadas , curas e prevenção de distúrbios e doenças.
O conceito básico da cura xamanica é que " Ninguém cura o outro. A cura está dentro de cada um".
A facilitadora tem formação em Xamanismo Norte Americano, realizado diretamente com índios Cherokees, Lakotas, Apaches, Navajos entre outros, tem mais de 10 anos de experiência em Xamanismo e foi consagrada como Mestre Xamã. Sua missão é unificar os conhecimentos de todas as tribos com as quais teve contato.
“Percebendo que os corpos visíveis são somente símbolos de forças invisíveis os anciãos trabalham o poder divino através da manifestação dos reinos da natureza... A era de ouro reconhece as coisas vivas de um ponto de vista que Deus pode ser perfeitamente compreendido através da suprema manifestação de sua força de trabalho : a Natureza. Cada criatura existente manifesta um aspecto da inteligência e poder do Grande e Eterno criador...”
Xamanismo é uma prática religiosa primitiva. Não é exclusiva da Amazônia. Recentemente, li uma definição que achei perfeita: xamanismo é tornar-se o outro. Se você age como a onça na busca da caça, usando uma pele nas costas e outras peças rituais, você se torna a onça (a maneira simbólica leva a uma nova percepção, que ajuda a alcançar o objetivo - no exemplo citado, a habilidade para caçar).
"...Ayahuasca, nome de origem inca, refere-se a uma bebida sacramental produzida a partir da decocção de duas plantas nativas da floresta amazônica: um cipó Banisteriopsis Caapi e folhas de um arbusto Psychotria viridis.
É também conhecida por Yagé, Caapi, Nixi Honi Xuma, Oasca, Vegetal, Santo Daime, Kahi, Natema, Pindé, Dápa, Mihi, "O Vinho da Alma " ou "Pequena Morte", entre outros. O nome mais conhecido, Ayahuasca, é de origem quechua, e significa "Liana (Cipó) dos Espíritos".
Utilizada por povos pré-colombianos, incas, e muito utilizada, por pelo menos, setenta e duas tribos indígenas diferentes da Amazônia. É empregada extensamente no Peru, Equador, Colômbia, Bolívia e Brasil.
Foi usada provavelmente na Amazônia por milênios, e está expandindo-se rapidamente na América do Sul e outras partes do mundo com o crescimento de movimentos religiosos organizados,sendo os mais significativos: Santo Daime, União do Vegetal (UDV), Barquinha ( http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Barquinha ), Natureza Divina e Porta do Sol Centro de Estudos Xamanicos da Expansão da Consciência que consagram como sacramento de seus rituais..." http://br.wrs.yahoo.com/_ylt=A0geunFqQaVHVckAln_z6...
Mas cuidado: recebi avisos de que alguns cultos "do chá" estão usando maconha nas misturas.
Informe-se bem mesmo, antes de entrar em contato com algum deles.
Xamânicas são todas as religiões e práticas espirituais intimamente ligadas à natureza. Existem religiões xamânicas em todo planeta, geralmente entre os povos indígenas. Acreditam num deus único e em infinitas forças e espíritos que compõem o universo. Conhecem e trabalham com o plano astral, sabem utilizar plantas e outros elementos naturais.
1 fenômeno de natureza mágico-religiosa, característico dos povos siberianos da Ásia setentrional, definido pelas aptidões e capacidades sobrenaturais imputadas a um feiticeiro, o xamã, reconhecido como o líder espiritual das comunidades
2 Derivação: por extensão de sentido.
conjunto de manifestações, ritos e práticas presentes em inúmeras sociedades humanas e centralizadas na figura do xamã, em seu papel de intermediação entre a realidade profana e a dimensão sobrenatural, em seus transes místicos e nos poderes mágicos e curativos que lhe são atribuídos
1 em povos da Ásia setentrional e central, esp. os siberianos e uralo-altaicos, indivíduo que, por meio de estados extáticos e invocações ritualísticas, manifesta supostas faculdades mágicas, curativas ou divinatórias
2 Derivação: por extensão de sentido.
em todas as sociedades humanas que apresentam formas de ritualismo mágico-religioso, indivíduo escolhido pela comunidade para a função sacerdotal, freq. em decorrência de comportamentos incomuns ou propensão a transes místicos, e ao qual se atribui o dom de invocar, controlar ou incorporar espíritos, que favoreceriam os seus poderes de exorcismo, adivinhação, cura ou magia
Chondokyo — A Religião do Caminho Celeste, da Coréia
O budismo, fortalecido pelo taoísmo, e o confucionismo figuram entre as principais religiões não-cristãs da Coréia. Depois de serem introduzidas, procedentes da China, foram influenciadas pela religião do povo coreano, o xamanismo, e, segundo The Encyclopedia of Religion, foram “selecionadas, transformadas e adaptadas em variados graus às condições sociais e intelectuais prevalecentes na Península da Coréia”.
Outra religião da Coréia é o Chondokyo, a “Religião do Caminho Celeste”, seu nome desde 1905. Fundada em 1860 por Ch’oe Suun (Che-u), foi originalmente chamada de Tonghak, “Saber Oriental”, em contraste com Sohak, “Saber Ocidental”, o termo usado para o cristianismo, que o Chondokyo foi desenvolvido em parte para neutralizar. De acordo com o escritor alemão Gerhard Bellinger, o Chondokyo procura fundir “os ideais da bondade e da justiça humana confucionista, a passividade taoísta e a compaixão budista”, que é o que seu fundador pretendia. Chondokyo contém também elementos do xamanismo e do catolicismo romano. Apesar de suas pretensões de promover a união religiosa, por volta de 1935 já havia gerado pelo menos 17 seitas filiais.
Fundamental para a “Religião do Caminho Celeste” é a crença de que o homem é essencialmente divino, parte de Deus. Sain yŏch’ŏn (“Trate o homem como Deus”) é, portanto, o mais importante princípio ético, requerendo que os semelhantes sejam tratados com “extrema preocupação, respeito, sinceridade, dignidade, igualdade e justiça”, explica Yong-choon Kim, da Universidade de Rhode Island.
No empenho de modificar a ordem social em busca desses princípios elevados, seu fundador, Suun, entrou em conflito com o governo. A interferência política levou à execução tanto dele como de seu sucessor. Isto também contribuiu para provocar a Guerra Sino-Japonesa de 1894. De fato, a atividade política é característica das religiões coreanas mais recentes, das quais o movimento Tonghak foi apenas o primeiro. O nacionalismo é muitas vezes um tema importante, sendo a Coréia apontada como futuro lugar de proeminência no mundo.
O xamanismo centraliza-se em torno do xamã, uma figura religiosa que supostamente realiza atos mágicos de cura e que se comunica com o mundo espiritual.
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O xamanismo é uma filosofia de vida muito antiga, que visa o reencontro do homem com os ensinamentos e fluxo da natureza e com seu próprio mundo interior.
O xamanismo é um tipo de religião de povos asiáticos e árticos. Embora a palavra xamã tenha origem na tribo siberiana dos Tugus, sua origem não tem raízes históricas ou geográficas, na realidade é um conjunto de ensinamentos milenares que, através da tradição de tribos indígenas do mundo todo, foram sendo passadas até os dias de hoje.
Esses ensinamentos são baseados na observação da natureza e seus sinais: sol, lua, Terra, Água, Fogo, Ar, Animais, Plantas, Vento, Ciclos, etc...
Pode–se considerar o xamanismo como a verdadeira arte de viver.
Ao observarem o ciclo da natureza e suas manifestações, os antigos xamãs puderam perceber sua conexão com o todo . Desta forma, e se abriram para o aprendizado daquilo quem realmente somos e tornaram-se capazes de elevar a consciência e se relacionar com outras realidades e dimensões, assim como manter plena e perfeita harmonia com a natureza, possibilitando a total integração de seus corpos físico, mental, emocional e espiritual.
A prática do xamanismo utiliza-se do trabalho com: ervas, direções sagradas, rituais, jornadas xamanicas, contato com natureza e seres espirituais, ritmos, danças e movimentos corporais, elementos básicos da natureza (água, terra, ar, fogo, cristais, pedras, argila, etc...), cirurgias espirituais e técnicas de cura e purificação dos corpos físico, emocional, mental e espiritual, entre outras coisas.
Atualmente, esta havendo um resgate dos conhecimentos do xamanismo a fim de aplicá-los no dia a dia, buscando elevar a consciência e alcançar novamente o equilíbrio.
O xamanismo tem como objetivos básicos: reconectar o ser com sua sabedoria interior, conexão com a multidimensionalidade do ser humano, ancoragem do poder pessoal, conexão com seres espirituais, limpeza dos corpos físico e sutis, limpeza e harmonização de ambientes, harmonização plena do ser, conscientização do aspecto espiritual de cada um e de sua inter relação com a natureza e com o planeta a que pertence, ativação das habilidades de coragem, força e sabedoria para lidar com questões generalizadas , curas e prevenção de distúrbios e doenças.
O conceito básico da cura xamanica é que " Ninguém cura o outro. A cura está dentro de cada um".
A facilitadora tem formação em Xamanismo Norte Americano, realizado diretamente com índios Cherokees, Lakotas, Apaches, Navajos entre outros, tem mais de 10 anos de experiência em Xamanismo e foi consagrada como Mestre Xamã. Sua missão é unificar os conhecimentos de todas as tribos com as quais teve contato.
“Percebendo que os corpos visíveis são somente símbolos de forças invisíveis os anciãos trabalham o poder divino através da manifestação dos reinos da natureza... A era de ouro reconhece as coisas vivas de um ponto de vista que Deus pode ser perfeitamente compreendido através da suprema manifestação de sua força de trabalho : a Natureza. Cada criatura existente manifesta um aspecto da inteligência e poder do Grande e Eterno criador...”
∟aninha
Religiao espirita descendente da Amazonia?!?
Noooosssssssssssssssaaaaaaaaaaaaa!!!
Coraçao Mineiro
Xamanismo é uma prática religiosa primitiva. Não é exclusiva da Amazônia. Recentemente, li uma definição que achei perfeita: xamanismo é tornar-se o outro. Se você age como a onça na busca da caça, usando uma pele nas costas e outras peças rituais, você se torna a onça (a maneira simbólica leva a uma nova percepção, que ajuda a alcançar o objetivo - no exemplo citado, a habilidade para caçar).
Un Abrazo,
Se você pesquisar a palavra "xamã" no google receberá 30.200 referências. www.google.com.br
Mas, pelo amor de Deus, não embarca nessa não.
Como é mesmo o teu nome?
Carinhosamente, PRF Prado.
Religião "espírita" (?) descendente da Amazônia? E com características "xamânicas"?
Com certeza vc está querendo se referir aos cultos baseados na ayahuasca: o Santo Daime ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Daime )e a União do Vegetal ( http://www.uniaodovegetal.org.br/udv/index.html ):
"...Ayahuasca, nome de origem inca, refere-se a uma bebida sacramental produzida a partir da decocção de duas plantas nativas da floresta amazônica: um cipó Banisteriopsis Caapi e folhas de um arbusto Psychotria viridis.
É também conhecida por Yagé, Caapi, Nixi Honi Xuma, Oasca, Vegetal, Santo Daime, Kahi, Natema, Pindé, Dápa, Mihi, "O Vinho da Alma " ou "Pequena Morte", entre outros. O nome mais conhecido, Ayahuasca, é de origem quechua, e significa "Liana (Cipó) dos Espíritos".
Utilizada por povos pré-colombianos, incas, e muito utilizada, por pelo menos, setenta e duas tribos indígenas diferentes da Amazônia. É empregada extensamente no Peru, Equador, Colômbia, Bolívia e Brasil.
Foi usada provavelmente na Amazônia por milênios, e está expandindo-se rapidamente na América do Sul e outras partes do mundo com o crescimento de movimentos religiosos organizados,sendo os mais significativos: Santo Daime, União do Vegetal (UDV), Barquinha ( http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Barquinha ), Natureza Divina e Porta do Sol Centro de Estudos Xamanicos da Expansão da Consciência que consagram como sacramento de seus rituais..." http://br.wrs.yahoo.com/_ylt=A0geunFqQaVHVckAln_z6...
Mas cuidado: recebi avisos de que alguns cultos "do chá" estão usando maconha nas misturas.
Informe-se bem mesmo, antes de entrar em contato com algum deles.
Xamânicas são todas as religiões e práticas espirituais intimamente ligadas à natureza. Existem religiões xamânicas em todo planeta, geralmente entre os povos indígenas. Acreditam num deus único e em infinitas forças e espíritos que compõem o universo. Conhecem e trabalham com o plano astral, sabem utilizar plantas e outros elementos naturais.
DICIONÁRIO ELETRÔNOCO HOUAISS:
XAMANISMO: substantivo masculino
Rubrica: etnografia.
1 fenômeno de natureza mágico-religiosa, característico dos povos siberianos da Ásia setentrional, definido pelas aptidões e capacidades sobrenaturais imputadas a um feiticeiro, o xamã, reconhecido como o líder espiritual das comunidades
2 Derivação: por extensão de sentido.
conjunto de manifestações, ritos e práticas presentes em inúmeras sociedades humanas e centralizadas na figura do xamã, em seu papel de intermediação entre a realidade profana e a dimensão sobrenatural, em seus transes místicos e nos poderes mágicos e curativos que lhe são atribuídos
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XAMÃ: substantivo masculino
Rubrica: etnografia.
1 em povos da Ásia setentrional e central, esp. os siberianos e uralo-altaicos, indivíduo que, por meio de estados extáticos e invocações ritualísticas, manifesta supostas faculdades mágicas, curativas ou divinatórias
2 Derivação: por extensão de sentido.
em todas as sociedades humanas que apresentam formas de ritualismo mágico-religioso, indivíduo escolhido pela comunidade para a função sacerdotal, freq. em decorrência de comportamentos incomuns ou propensão a transes místicos, e ao qual se atribui o dom de invocar, controlar ou incorporar espíritos, que favoreceriam os seus poderes de exorcismo, adivinhação, cura ou magia
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Chondokyo — A Religião do Caminho Celeste, da Coréia
O budismo, fortalecido pelo taoísmo, e o confucionismo figuram entre as principais religiões não-cristãs da Coréia. Depois de serem introduzidas, procedentes da China, foram influenciadas pela religião do povo coreano, o xamanismo, e, segundo The Encyclopedia of Religion, foram “selecionadas, transformadas e adaptadas em variados graus às condições sociais e intelectuais prevalecentes na Península da Coréia”.
Outra religião da Coréia é o Chondokyo, a “Religião do Caminho Celeste”, seu nome desde 1905. Fundada em 1860 por Ch’oe Suun (Che-u), foi originalmente chamada de Tonghak, “Saber Oriental”, em contraste com Sohak, “Saber Ocidental”, o termo usado para o cristianismo, que o Chondokyo foi desenvolvido em parte para neutralizar. De acordo com o escritor alemão Gerhard Bellinger, o Chondokyo procura fundir “os ideais da bondade e da justiça humana confucionista, a passividade taoísta e a compaixão budista”, que é o que seu fundador pretendia. Chondokyo contém também elementos do xamanismo e do catolicismo romano. Apesar de suas pretensões de promover a união religiosa, por volta de 1935 já havia gerado pelo menos 17 seitas filiais.
Fundamental para a “Religião do Caminho Celeste” é a crença de que o homem é essencialmente divino, parte de Deus. Sain yŏch’ŏn (“Trate o homem como Deus”) é, portanto, o mais importante princípio ético, requerendo que os semelhantes sejam tratados com “extrema preocupação, respeito, sinceridade, dignidade, igualdade e justiça”, explica Yong-choon Kim, da Universidade de Rhode Island.
No empenho de modificar a ordem social em busca desses princípios elevados, seu fundador, Suun, entrou em conflito com o governo. A interferência política levou à execução tanto dele como de seu sucessor. Isto também contribuiu para provocar a Guerra Sino-Japonesa de 1894. De fato, a atividade política é característica das religiões coreanas mais recentes, das quais o movimento Tonghak foi apenas o primeiro. O nacionalismo é muitas vezes um tema importante, sendo a Coréia apontada como futuro lugar de proeminência no mundo.
O xamanismo centraliza-se em torno do xamã, uma figura religiosa que supostamente realiza atos mágicos de cura e que se comunica com o mundo espiritual.
nossa e a primeira vez que ouço falar