a mitologia faz parte da história.entao por que o homem se recusa a aceita-la como tal????

o homem acredita na historia, mas é só encontrar vestígios de que a mitologia se une a ela de qualquer maneira descarta logo a possibilidade, e sempre dá uma desculpa cientifica.por que o homem tem tanto medo de que os mitos nao passem de relatos verdadeiros e nao de "frutos da imaginaçao"?

Comments

  • Mas chiquérrimo. Ninguém se recusa a aceitar a mitologia como tal. A mitologia tem até página no Yahoo Respostas!

    Beijos, chiquérrimos.

  • Na antiguidade história, mitologia, religião e ciência andavam de mãos dadas. O homem foi se desenvolvendo e se tornando sofisticado até chegar à Idade da Razão cartesiana. Pronto! Acabou-se o mistério e o fascínio da imaginação! O próprio Einstein, quando mais velho admitiu que a imaginação era o maior dom do homem, mas parece que esse seu comentário passou batido para os doutos detentores do conhecimento científico. Vivemos ainda numa sociedade cartesiana. Por ex., os fenômenos paranormais ou psíquicos não são aceitos porque não se pode provar em laboratórios. Como se a experiência laboratorial fosse o supra sumo da verdade! Quantas experiências deram origem a conclusões que depois se mostraram falsas?

    Com o mito, é isso que acontece: o conhecimento orientado cartesianamente não o reconhece. Eu sou pelo velho ditado: onde há fumaça, há fogo....Coincidentemente outro dia postei uma pergunta sobre o tema.

  • A mitologia era aceita nos tempos primitivos onde o grande público não tinha acesso aos grandes conhecimentos .Era uma explicação contada na forma de mito para os neófilos ou uma tentativa de se explicar os fenômenos da natureza e o que ocorria no universo.

  • a mitologia para os pvos da antiguidade é o mesmo que o folclore para os brasileiros. Lendas!

    O saci , a mula sem cabeça, o curupira existem?! Mas, essas histórias são contadas nas escolas, é a história cultural. Ou seja a mitologia faz parte da História sim!

  • Se a mitologia fosse considerada história, ela não mais existiria porque se tornaria a história em si.

    A mitologia mistura a história com explicações culturais (sociais e/ou religiosas), ou seja, lendas.

    História é mitologia, mas mitologia não é história.

  • A mitologia faz parte da história e é uma maneira diferente de se fazer a leitura do mundo.

  • Nao sei deve ser pq vivemos num pais cristão que nao sabe que a biblia é baseada na mitologia grega.

  • dificuldade em lidar com o imaginário e a realidade.

  • Algumas vezes por medo de ser chamado de louco e sofrer o preconceito de uma sociedade de mente fechada.

    A mitologia é importante e ao meu ver, sempre fará parte da história. Pois muita mitologia influenciou e continua influenciando a nossa sociedade e história.

    Abraços

  • olha eu acharia muito legal por exenplo se achassem o esqueleto do minotouro ou se descobricem que existio ercules ou que jasao fez a odiseia

    seria demais poder provar que tudo isso aconteceu

Sign In or Register to comment.