Ola galera,,,por favor alguem pode me essinar sobe objeto direto e indireto?

Pessoal to presisando urgente dessa explicação, sobre verbo transitivo direto e indireto e verbo intransitivo e sem esquecer o objeto direto e indireto,,,por favor

Comments

• O verbo transitivo direto é aquele que necessita de uma complementação para que seu sentido fique completo. Ex: Eu visitei. (visitou quem? visitou o que?) Eu visitei meu amigo. Eu visitei o museu... Agora, observe que esse complemento não vem acompanhado de uma preposição, logo, esse verbo chama-se transitivo direto (direto porque seu complemento não vem com preposição!). Se ao contrário, o verbo precisar de complemento e esse complemento vier acompanhado de uma preposição o verbo será transitivo indireto. Ex: Eu gosto. (Eu gosto de que? Eu gosto de quem?) Eu gosto do meu amigo. Eu gosto de bolo. Observe que o complemento do verbo gostar vem acompanhado da preposição de (no caso do é junção da preposição "de" mais o artigo masculino "o"). Os complementos desses verbos chamam-se objetos. O objeto do verbo transitivo direto chama-se objeto direto (meu amigo ou o museu) e o objeto do verbo transitivo indireto chama-se objeto indireto (do meu amigo ou de bolo). Os verbos intransitivos não necessitam de um complemento, eles já possuem sentido neles mesmos. Ex: Morreu. Observe que essa informação já é suficiente para você entender a mensagem... Ah... Claro que você pode dar informações adicionais para os verbos intransitivos, por exemplo: Morreu ontem... mas neste caso essa informação adicional será um adjunto adverbial e não um objeto ok? Fui clara? Espero que sim! Bons estudos!

• Querido, Objeto direto e indireto são complementos verbais. Objeto direto: Complemento em uma frase não preposicionado, ou seja, complementa o verbo transitivo sem utilizar a preposição. Ex.: Amo você. Amo = verbo transitio direto. você = objeto direto. Objeto indireto: Complemento em uma frase preposicionado, ou seja, complementa o verbo transitivo utilizando também preposição e sempre vai utilizar. Ex.: Gosto de chocolate. Gosto = verbo transitivo indireto. de chocolate = (de = preposição) objeto indireto. Se não tiver entendido AVISA!! Acredite em mim sei o quanto é dificil aprender isso!! Beijos Boa sorte xD

• Verbo Transitivo-É o verbo que não tem sentido completo,ele precisa de complemento para ter sentido completo, que é o objeto direto ou o indireto..Existem dois tipos de verbo transitivo:

Verbo Transitivo direto- É quando o verbo precisa de objeto direto (complemento),Direto é porque ele não precisa de preposição para se conectar ao objeto direto.

Ex:A mulher comprou uma jóia. (comprou=verbo transitivo direto) (uma jóia= objeto direto)

Verbo Transitivo indireto- É quando o verbo precisa de objeto indireto,ele precisa de preposição (de,para,a,por,etc) para se conectar ao objeto indireto, por isso é chamado de indireto.

Ex: O jovem gosta de nacho cozido (gosta=verbo transitivo indireto) (de nacho cozido=objeto indireto)

Objeto direto- É o complemento do verbo transitivo direto,o que dá sentido.

Objeto indireto- É o mesmo só que do transitivo indireto.

E por ultimo e nao menos importante:

Verbo Intransitivo-É o verbo que não precisa de complemento , ele tem sentido completo.

Ex: Correr,Nadar,Pular,Morrer,Nascer

Sign In or Register to comment.