Vc tem TPM?
in Health
Tenho tpm de 2 em 2 meses. Sera' q tem algo a ver com a ovulacao de um determinado ovario?Fico mto chata, nervosa, implico com tudo! Choro a toa, tenho insonia...Nao e' facil p mim,nem p quem convive comigo...Tento, mas nao consigo me controlar.
Update:Me lembro de uma reportagem, q contava a historia de algumas presidiarias. A maioria praticou crimes, pq sofria mto da tpm.
Uma amiga tem pensamentos suicidas nesse periodo...
Nos mulheres sofremos mto!!!Q pena.
Comments
Tensão Pré Menstrual
Sensação que o mundo vai acabar antes da menstruação...
É isto que a maioria das mulheres que tem TPM sente.
Também chamada de desordem disfórica pré-menstrual, ou carinhosamente TPM, atinge aproximadamente 75% das mulheres.
No entanto apenas 8% das mulheres tem sintomas muito intensos.
Sintomas da TPM
depressão, sentimento de desesperança, pensamentos auto-depreciativos;
ansiedade, tensão, nervosismo, excitação;
fraqueza afetiva, tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição;
raiva ou irritabilidade persistente, aumento dos conflitos interpessoais;
diminuição do interesse pelas atividades habituais;
sensação de dificuldade de concentração;
cansaço, fadiga fácil, falta de energia;
acentuada alteração do apetite;
distúrbios do sono;
sensação de estar fora do próprio controle;
inchaço e/ou sensibilidade mamária aumentada;
dor de cabeça;
dores musculares;
ganho de peso ou sensação de inchaço;
No entanto para ser considerada doença, e portanto sujeita a tratamento, é importante que estes sintomas de fato interfiram nas atividades habituais da mulher e que os mesmos ocorram na fase pré menstrual e não em todo o ciclo.
Causas da TPM
Muitas hipóteses tem sido feitas a respeito das causas desta doença mas, atualmente, o que parece prevalecer é que sejam influências hormonais normais do ciclo menstrual que interfiram no sistema nervoso central.
Parece haver uma íntima relação entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas a sensação de prazer) e os neurotransmissores tais como a serotonina.
É importante ressaltar que esta síndrome acompanha a ovulação normal da mulher.
Tratamento da TPM
Por se tratar de uma síndrome, não existem tratamentos específicos já que os sintomas variam muito de intensidade para cada mulher.
Resultados não cientificamente comprovados mostram que a vitamina B6 ( Piridoxina ), a vitamina E, o cálcio e o magnésio podem ser usados com melhora dos sintomas.
Outro medicamento é o ácido gama linoleico que é um ácido graxo essencial. Pode ser encontrado no óleo de prímula. Existem advertências sérias do FDA americano a respeito de medicações alternativas naturais e de possíveis efeitos colaterais graves, portanto este, como qualquer outro medicamento, mesmo "natural", só deve ser usado mediante prescrição médica.
Na verdade, este é o melhor caminho para o tratamento da TPM. Consultar um médico ginecologista e descrever para ele todos os sintomas que a mulher sente antes e depois da menstruação.
O melhor medicamento é o que, sozinho ou associado, reduza os sintomas. Como esta síndrome está ligada à ovulação, muitas mulheres podem se beneficiar do uso da pílula anticoncepcional que suspende a ovulação.
Leia também: Benefícios e usos terapêuticos da pílula anticoncepcional
Já nos casos graves de desordem disfórica pré-menstrual é necessária uma medicação mais específica sendo que a medicação usada com melhores resultados são os anti-depressivos principalmente o Prozac (Fluoxetina). Estudos recentes mostram que esta medicação usada na menor dose possível e durante a fase de tensão pré-menstrual tem melhorado muito a qualidade de vida das mulheres que experimentam esta disfunção. Nos Estados Unidos chama-se Sarafem®
O importante é que se entenda que esta não é uma doença mas sim uma alteração fisiológica do ciclo menstrual feminino e que pode ser resolvida com medidas simples por parte do seu médico assistente.
ok
NAUM NEM DORES NEM NADA VIVA EUUUUU!!!
Tenho todos os meses minha amiga, fico tão chata que nem eu me aguento comigo, nesses dias procuro ficar quieta, na minha pra não me irritar, mesmo assim não tem jeito, solto as farpas pra algum lado.
Daà meu marido me pergunta, que bicho te mordeu hoje que está tão irritada? Eu lhe respondo: -TPM! Daà ele já sabe que estou com as macacas.
Bjos!!!
Eu posso dizer que também tenho tpm pq quando minha namorada está para ficar eu fico tenso! Eu já passei por isso com algumas namoradas e acho que posso te dar uma idéia. Não tem nada a ver com um ou outro ovário especÃfico pq não há nem um exame preciso para determinar qual está ovulando. O seu corpo "escolhe" um óvulo qualquer dos cerca de 600.000 que vc tem para que seja o "da vez". O seu corpo está recebendo uma chuva de hormônios e não é vc que chora, tem insônia ou fica chata! à o seu corpo reclamando. O Homem e os animais domésticos são os únicos que mentruam, vc sabia? Que animal sobrevive sangrando por 5 dias numa selva? O predador vai em cima rapidinho. Menstruação é o seu corpo reclamando de vc não estar grávida nem amamentando. Fomos instruÃdos que menstruação é coisa natural e eu te digo, NÃO Ã! As minhas namoradas e amigas que foram ao ginecologista e interroperam a menstruação (por um método ou outro) não se arrependeram de jeito algum. Vc terá uma vida mais saudável e muito mais confortável e vc não perde 5 dias de alegria da sua vida a cada 28! Estou lutando com a minha atual namorada para ela fazer e estou quase convencendo. Vá ao seu ginecologista e pergunte a ele a respeito. Não faça simplesmente emendando cartela de anticoncepcional. à um método, mas converse com ele antes. Beijos, fofa! Boa sorte e muito chocolate para vc.
eu tenho tpm sim.., fico mto stressada!!!
mas fazer oq né
tenho mais não há nada a fazer
só, mais é a Tipo Peru Maior. abração
Não.
nao
nao