O que significa a palavra Ordem nesse contexto/frase ?

Estava lendo as definições de uma aula que assisti e estava assim:

Método Científico: é a ORDEM que se segue na investigação da verdade dos fatos no estudo feito por uma ciência, com utilização de dados e idéias que podem ser confrontadas e testadas.

Mas não consegui entender o que essa ORDEM que se segue realmente significa, pesquisando mais a fundo com a intenção de clarificar este conceito, ví as seguintes definições no dicionário:

s.f. Disposição das coisas de acordo com a categoria, o lugar que lhes convém. / Regras, leis, estruturas que constituem uma sociedade. / Boa administração das finanças de um Estado ou de um particular. / Mando, comando. / Classe, categoria, posição, mérito. / Fileira, renque, ala. / Natureza, modo de ser, maneira. / Lei geral proveniente do costume, da autoridade; lei relativa a assunto particular. / Sociedade religiosa cujos membros fazem voto de viver sob certas regras. / Sacramento da Igreja católica, conferido pelo bispo e que dá ao ordinando poderes para exercer as funções eclesiásticas. / Órgão que congrega certas classes de profissionais liberais, a fim de defender seus direitos e assegurar a disciplina da profissão: ordem dos advogados. / Arquitetura. Forma e disposição das partes salientes de uma construção, particularmente das colunas e do entablamento, que distinguem diferentes maneiras de construir. (Há três ordens gregas: a ordem dórica, a ordem jônica, a ordem coríntia; os romanos acrescentaram a estas a ordem compósita e a ordem toscana.) (V. COLUNA.) / Divisão da classificação de plantas e animais, intermediária entre a classe e a família. // Ordem do dia, assunto de que se há de ocupar uma assembléia ou reunião.

Então nesse contexto Ordem significa meio que Lei? Tipo, :

é uma lei que se segue na investigação da verdade dos fatos o estudo feito por uma ciência.

ou

É um REGRA que se segue na investigação da verdade dos fatos no estudo feito por uma ciência.

Qual desses contextos é o certo?

Me ajudem por favor.

Interpretar textos acadêmicos mata qualquer um x_x

Comments

• Sim, as palavras duma ciência, técnica ou outra área do conocimiento, as vezes não estão nos dicionários.

Eu entendo neste caso:

Processo, procedimento, modo de atuar.

Creio que as palavras regra ou lei são mais estritas.

(Mas eu sei pouco português...)

Sign In or Register to comment.