Oi alguém que é bom em química pode me ajudar,eu sou da oitava série,ajudem por favor!?

Eu gostaria de saber como se faz o mecanismo de ligação,da onde vem os números que aparecem elevados na fórmula de lewis e na iônica?

Ex:12 Mg e 15 P

Update:

Sai Limbo.

Comments

• Esses numeros q vc esta colocando ai sao os Numeros Atomicos do Mg (12) e do Fosforo (15). Este e' o numero de protons q o nucleo q TODOS os atomos do elemento Mg e P tem. Tambem corresponde ao numero de eletrons q os atomos desses elementos tem, pois os atomos sao neutros e o numero de protons (carga +) deve ser igual ao numero de eletrons (carga -) para no final dar ZERO.

A importancia e' q, sabendo o numero de eletrons, vc pode saber como e' a distribuicao desses eletrons nos sub-niveis, e depois, somando o numero de alguns dos sub-niveis, saber quantos eletrons estao em cada camada.

Para a sequencia de sub-niveis vc tem q partir da menor para a maior energia. Veja o Diagrama de Pauling nas refs. 1 e 2.

Por ex., para o Mg teriamos 12 eletrons para serem colocados nos sub-niveis. Comecariamos com:

1s2 2s2 2px2 2py2 2pz2 3s2

Dai concluimos q o atomo de Mg tem 2 eletrons na camada com n = 1 (ou camada K), 8 eletrons na camada com n = 2 (camada L) e 2 eletrons na camada com n = 3 (camada M)

E o mais importante para as ligacoes quimicas e' o numero de eletrons NA ULTIMA CAMADA, NO CASO 2 ELETRONS NA CAMADA n = 3, M. Isso quer dizer q o Mg e' um metal (eles normalmente tem 1, 2 ou 3 eletrons na ultima camada) e ele tende a PERDER esses 2 eletrons para poder ficar com 8 na ultima, uma tendencia observada em um grande numero dos atomos dos elementos mais quimicamente estaveis, os gases nobres. Exceto o Helio q so tem 2, q e' o maximo permitido de eletrons da camada K (so tem o sub-nivel 1s).

Ja falei demais. Espero q vc tenha aprendido algo a mais hoje! Eu tambem comecei com Quimica na 9a serie, ha uns 49-50 anos atras ... :) Muito bom mesmo!

BOA SORTE!

Sign In or Register to comment.