O freio a disco na moto é um freio hidráulico ,possui um burrinho manual com reservatório de óleo , um cabo flexível, uma pinça de freio e um disco, existem motos com freio a disco dianteiro e traseiro, as vezes dois discos na frente e um atrás.
Funciona da seguinte forma: você aciona o manete de freio dianteiro ou pedal de freio traseiro e o burrinho é acionado enviando o óleo até a(s) pinça(s) fazendo com que elas se fechem por meio de pistões, pressionando as pastilhas da pinça no disco (como um alicate) e dessa forma freiam a moto.
Ao ser acionada a manete o embolo empurra as pastilhas de encontro ao disco; pelo elevado atrito o movimento do disco tende a parar levando a moto junto.
Comments
O freio a disco na moto é um freio hidráulico ,possui um burrinho manual com reservatório de óleo , um cabo flexível, uma pinça de freio e um disco, existem motos com freio a disco dianteiro e traseiro, as vezes dois discos na frente e um atrás.
Funciona da seguinte forma: você aciona o manete de freio dianteiro ou pedal de freio traseiro e o burrinho é acionado enviando o óleo até a(s) pinça(s) fazendo com que elas se fechem por meio de pistões, pressionando as pastilhas da pinça no disco (como um alicate) e dessa forma freiam a moto.
Abraços.
Tração
Um disco, um embolo, pastilhas.
Ao ser acionada a manete o embolo empurra as pastilhas de encontro ao disco; pelo elevado atrito o movimento do disco tende a parar levando a moto junto.
Abraço.
Uma pastilha de freio acoplada a um "burrinho". Quando acinoamos o freio, o óleo aumenta a pressão do burrinho que empurra a pastilkha contra o disco, que está preso à roda e o atrito reduz a inércia da moto.