Help!!! Guarda compartilhada?

Oi. Após a separação, fiquei com a guarda do meu filho. Pago aluguel e meu filho estuda em escola particular. Recebo uma pensão do ex no valor de R$ 276,00 (20%). Minhas despesas são muito altas e não estou conseguindo pagar a escola. Pedi ao pai que pagasse este ano e ele se recusou. Falou que paga a metade e que eu deveria estar usando a pensão para pagar as mensalidades. Só que meu filho (14 anos) mora, dorme, come, veste e tem sim outras despesas também. Meu ex é engenheiro civil e faz outros serviços além do emprego regular na prefeitura. Gostaria de saber se a guarda compartilhada obriga ele a dividir todas as despesas (do filho) comigo. Como funciona? O que eu devo fazer?

Comments

• Sou advogado, penso que posso responder sua pergunta, apenas com cunho de informação. Na verdade a guarda compartilhada é apenas quando não há um litigio. Se seu filho recebe pensão alimentícia é provável que a guada seja sua, pois em caso de guarda compartilhada, nem um presta alimentos, apenas arcam com o sustento em 50% cada.

O que vc pode fazer é peticionar nos próprios autos do processo de separação que, deferiu a guarda, e pedir para que seja revisto o valor de pagamento quanto aos alimentos, frente ao aumento de gastos de um adolecente. O valor que ele paga é sob um salário de R$ 1.380,00, ou seja, acredito que, um engenheiro cívil, com cargo de confiança, na prefeitura, tem um salário maior que este.

Atento vc a procurar um advogado de sua confiança para que lhe confirme a assertiva.

Espero ter ajudado.

• Guarda é uma coisa ,pensão é outra .O valor foi definido e este ele deve cumprir.Se está aquem do que seu filho consome,e ele PODE pagar mais e voce tem como provar,deve entrar com uma ação de revisão da pensão.Aliás,sinceramente ,,nesta idade de seu filho ele pode até escolher com quem quer ficar e de repente o pai com a guarda dele acaba por cuidar melhor ,sendo até mais benevolente com ele.Com este valor fica mesmo impossivel cuidar de uma adolecente,quiça com ele o pai vai ver o quanto custa este fato

• Flor de Lis, nao sei responder sua pergunta mas to de olho nas suas respostas, pois me separei a quase dois meses, temos um filho de 2 anos e quero optar pela guarda compartilhada.

Marquei com o advogado nessa quarta feira para tirar todas as duvidas, caso sua pergunta esteja aki eu respondo.

OBS: Fiquei boba com o salario do seu x, para eng civil ele ta ganhando uma micharia, aki em bh o salario e acima de 4 mil, em qualquer lugar, nem estagiario ganha tao mal assim.

Beijos e boa sorte !!

• OK querida, agora vamos falar sério ?

1) Qualquer pessoa que esteja REALMENTE a par da Lei da G.C. (Guarda Compartilhada) sabe que este regime de Guarda é para ser o preferencial INDEPENDENTE da relação dos conjuges entre sí !

Diferente fosse, não haveria o porque da lei visto que o compartilhar jurídico da guarda dos filhos já é, e sempre foi, assegurado pelo PODER FAMILIAR. Neste sentido, a lei da GC apenas reforça aquilo que já existia!

2) Compartilhamento de Guarda NÃO EXIME NINGUÉM DE ALIMENTOS. O que pode ocorrer é que, no caso de se compartilhar não apenas a guarda jurídica mas também a guarda física, na qual

o adolescente pode passar metade do tempo com cada um, já estaremos tendo, a grosso modo, uma divisão das despesas, ao menos naqueles ligadas a alimentação moradia etc. Então, neste caso, você podem chegar em algum acordo (homologado) sobre como cada cumprirá a sua obrigação de sustento para com o filho!

3) Pai e Mãe são IGUALMENTE CAPAZES de deter a guarda de filhos e fato da GC ou não GC, não fomenta nem impede que qualquer um dos dois venha a pleitear a Guarda exclusiva, se bem que, como já dito, atualmente o regime de guarda padrão no Brasil é a GC, isto por força de lei !

No mais, se achas que se filho necessita e o pai pode ceder mais dinheiro, não se esqueça que

existe o tripé, NECESSIDADE - CAPACIDADE - PROPORCIONALIDADE, então entre com uma

revisional de valor da pensão para provar que este tripé esta sem equilíbrio.

• Entre na justiça com pedido de revisão da pensão. Comprove todos os gastos com o menino e peça a revisão da renda do pai. Guarda compartilhada pode abrir precedente para o pai pedir a guarda total, cuidado! Boa sorte!

Sign In or Register to comment.