Para espíritas: Tenho dúvidas a respeito da visão de vocês sobre Jesus e a Bíblia...?
Vejo aqui no YR dois tipos de espíritas:
- Os que respeitam Jesus e a Bíblia
- Os que não respeitam e até zombam
Afinal, qual está certo?
O Espiritismo tem fundamento no cristianismo?
Jesus é importante?
Os ensinamentos bíblicos tem valor?
Confesso que não conheço praticamente nada do Espiritismo.
Peço desculpas pela minha ignorância.
Agradeço a educação.
Bom dia a todos!
Um dia de muita paz e muito amor.
Beijos.
Update:Sim, Rosana...
Alguns espíritas são meus amigos pessoais, porém, esbarramos e discordamos nesse ponto.
Não admito zombaria com a crença alheia, e zombar de Jesus, putz, me deixa muito injuriada.
Quanto a negativações...
Não fui eu!
Update 3:Gente, essa pergunta me deixou mais confusa ainda, diante das respostas.
Pelo que entendi, uns são pró e outros contra!
Vai entender!
Comments
Olhe kouklara, vc tem todo o direito de questionar suas dúvidas... Deus deu a todos nós a comunicação oral e a escrita para que através das mesmas possamos nos instruirmos uns aos outros... Ninguém aprende sozinho... Sua humildade em pedir esclarecimentos de forma educada é digna de todo respeito e consideração... Para nós espíritas, O Magnânimo Mestre e Senhor Jesus é o espírito mais "puro", mais "sábio" e mais "perfeito" que já viveu aqui na crosta Terrestre... Para nós espíritas, Os "Ensinamentos" e Os "Exemplos" do Divino "MESTRE" são PERFEITOS e CORRETÍSSIMOS em todos os aspectos e em todos os sentidos e Ele os "vivenciou" e os "ensinou" para que os mesmos servissem de REFERENCIAL ou de MODELO "PADRÃO" para que todos os povos da Humanidade os aprendam e os sigam... Cabe a todos nós o dever de estudá-los, de vivenciá-los e de transmití-los aos outros povos que ainda os desconhecem... Mas como ainda somos todos espíritos atrasados e ignorantes, é natural que cometamos imensas falhas e muitas vezes até groserias em nosso relacionamento para com muitos outros seres humanos e até mesmo para conosco próprios... Para nós espíritas, existem na bíblia muitos e muitos "erros" bastantes claros e inaceitáveis... Esta é a causa de alguns zombarem da bíblia ou dos que a "adoram" achando-a "perfeita" e insenta de qualquer erro... A zombaria é devido a crendice "cega" dos que a lêem e relêem passando por cima ou "pulando" os erros bem claros e vísíveis na mesma... O espiritismo tem fundamento no Cristinanismo e, todo espírita verdadeiro, tem o maior e o mais profundo respeito e veneração pelo DIVINO MESTRE JESUS... Muitos ensinamentos bíblicos são de real valor e corretíssimos para a Doutrina Espírita e para nós espíritas, especialmente os que mencionam a respeito dos Exemplos e dos Ensinamentos dO Divino Mestre Jesus... Sugiro-lhe (com todo respeito) que procure ler livros espíritas... Com certeza absoluta vc vai gostar muitíssimo... Entre no site: Centro Espírita Nosso Lar e lá clique em: Livros Download... Abrirá uma página que tem uns 30 livros espíritas que podem ser baixados GRATUÍTAMENTE no seu pc e vc poderá lê-los quando vc quiser... Eu sugiro que leia "O QUE É O ESPIRITISMO", "AVE, CRISTO!", "Evolução em Dois Mundos", "Há Dois Mil Anos", "A Caminho da LUZ", "O Livro dos Espíritos", "O Evangelho Segundo o Espiritismo", "O Homem Integral", "Mecanismos da Mediunidade", "Paulo e Estevão"... Lendo esses livros vc adquirirá uma excelente "base" da Doutrina Espírita e conhecerá essa maravilhosa "senda" que é a Doutrina Espírita...
Eu também agradeço pela sua educação... Muito obrigado. Bom dia, muita paz e muito amor para vc também! Beijão!!!
Leia livros espíritas..... ESTUDE..... Analise.... Reflita....
Boa sorte!!!
Citando Allan Kardec:
Não tendo o Espiritismo nenhum dos caracteres de uma religião, na acepção usual da palavra,não podia nem devia enfeitar-se com um título sobre cujo valor inevitávelmente se teria equivocado.Eis porque se diz, simplesmente: Doutrina filosófica e moral.( Allan Kardec in "Instruções de Allan Kardec ao Movimento Espírita") Edição FEB.
Espiritismo não é baseado na biblia, nem no cristianismo, Kouklara e ninguém idolatra Jesus, como o fazem outros, mas o reconhecemos como um dos muitos "Cristos" que vem, de tempos em tempos, trazer ensinamentos ao mundo.
O que tem valor para nós são os ensinamentos do Cristo e não os da biblia, ok?
Abraço do Gatosão.
Bom dia amiga !!!!
Os espíritas, como já diz aí nosso amigo de cima, é a uma das religiões que são mentes abertas.
Quanto à bíblia nós interpretamos de forma racional, pois se Jesus mesmo disse que Não veio destruir a Lei, isso quer dizer que tudo foi programado conforme a Lei.
Jesus é nosso Mestre Maior, nosso Guia e modelo, acreditamos na sua vivencia de amor e caridade pelo seu exemplo e não pelo sangue derramado.
Agora, se você tá dizendo que espíritas zombam sinceramente não são "espíritas de verdade".
Beijocas da Val
Olá, desculpa-me, mas não conheço qualquer espírita que desdenhe Jesus. Acredito que isto não é possível pois o espiritismo nos ensina o respeito. Devemos respeitar não apenas Jesus, mas também Buda, Moisés, os apóstolos e tantos outros...
Se há zombaria e falta de respeito, não acredito que sejam espíritas e muito menos pessoas religiosas.
Kou, só passei pra dizer que dei aquela ''risadinha sarcástica'', que na verdade não foi sarcástica, porque tenho visto acontecer EXATAMENTE o que estava escrito na pergunta, com um familiar meu.
____
Bem, agora fui ler a tal pergunta novamente, e tipo, não está acontecendo tão exatamente, mas tá quase.....
Depende..........
Existem linhas de estudos........e pessoas que estudam por si só! e acreditam defender sua própria teoria!
Em religião, não tem certo ou errado, tem o que vc acredita como sendo certo!
Como qualquer outro estudo aprofundado, vc vai passar a defender algumas idéias.....e c tornar adépto de tal pensamentos.
bjos
paz pra vc também
O verdadeiro espirita segue os ensinamentos de Cristo, repeitam a biblia embora não a seguimos 100%, se você estudar vai descobrir que ela tem muitas contradições.
Já os espiritas que não repeitam e zombam não devem ser considerados espiritas, pois o repeito ao proximo é uma caracteristica nobre dos espiritas, até mesmo com aqueles que falam sobre nós inverdades.
Fique Com Deus e espero ter te ajudado
Paz e Luz
Lua Clara
O espírita vê Jesus como um espírito evoluído, muito mais que nós, que ainda pecamos muito.
O espiritismo tem sua própria "bíblia" que é O Evangelho Segundo o Espiritismo, por sinal muito interessante, recomendo que leia.
Aqui tem sim, os que zombam. Inclusive os que dizem que nao zombam.
Tem os espiritas que dizem que a Biblia foi deturpada e manipulada. Tem os que dizem que ela é um livro velho e nao deixaria que seus filhos a lesse ( mas batizam seu filhos na Igreja Catolica).
Tem os espiritas que dizem que aceitam apenas os ensinamentos morais de Jesus e se dizem cristaos ( eu aceito os ensinamentos morais de Buda, mas nao posso ser considerada budista, pois nao acredito na reencarnaçao e no carma)
Tem espiritas que se dizem cristaos ( por fazerem caridade) mas nao aceitam o sacrificio de Jesus na cruz, nao aceitam a ressurreiçao e a salvaçao em Cristo.
Tem espirita que chama de imbecil e ignorante toda aquele que crê no jesus Salvador, aquele que crê nos milagres que Jesus realizou e realiza todos os dias.
A minha opiniao é que nem todo que faz caridade é cristao ( a caridade é obrigaçao de todo e qualquer ser humano sensivel e consciente seja ele catolico, protestante, budista, muçulmano, judeu, etc....)
Os maçons sao um grupo de pessoas que conheço que praticam a caridade , mas que nao podem ser considerados cristao.
Tem espirita que diz que o espiritismo nao é religiao, mas outros dizem que é.
Ou seja, tem muito espirita o que precisa compreender sobre o espiritismo . Eu já lí um pouquinho e já estudei algumas coisas sobre espiritismo e esoterismo.
Uma pessoa um dia desses disse que os espiritas sao kardecistas, e nao cristaos. Achei essa teoria a mais coerente.
Como católica, sempre me posiciono discordante com relaçao a alguns pensamentos espiritas que vejo aqui no YR. É meu dever como cristã e como católica falar sobre as deturpaçoes que existem. Manter um pouco de fidelidade e coerencia no cristianismo é fundamental
Aqui no YR sou fiel a Cristo e á minha fé.
Mas os espiritas nao admitem serem discordados e questionados. e minhas respostas sempre sao negativadas pelos espiritas ( que nao suportam criticas), E como sei, essa minha resposta também será negativada até desaparecer.
Essa é a maneira democratica que o espiritismo ( pelo menos aqui do YR) se relaciona com as discordancias .
______________ Entao o truque é dizer que a resposta será negativada para que ela continue ?
Pô!! se eu soubesse disso já teria feito há muito tempo .
O impressionante é que todas as minhas outras respostas discordando do espiritismo " desaparecem " !!!!
Ontem mesmo uma pessoa que se chama Olga ( que diz que é evangelica há 12 anos, mas depois diz que é catolica carismática - rsrs) fez uma pergunta sobre o espiritismo. pergunta essa tao respeitosa quanto essa que voce fez. E alguém que respondeu aqui prá voce de maneira tao educada, respondeu à pergunta da tal Olga chamando-a de < bitolada e irracional >>.
---------------------------------------------
desculpe-me kouklara,sei que sao seus amigos pessoais. Mas eu quis aproveitar a sua pergunta para me posicionar como cristã. Pois quando alguem fala coisas desmerecendo o cristianismo ou a Biblia, nao está atingindo apenas os evangelicos " fanaticos" (como já me disseram).Mas a todos os cristaos. Pois Jesus e a Biblia sao os fundamentos da minha fé. E todo aquele que blasfema contra a Biblia ou diz que Jesus nao morreu na Cruz para me salvar, está falando sobre o cristianosmo e todos os cristaos.
E aqui nesse site de perguntas e respostas, venho falar sobre o cristianismo e o catolicismo. Minhas posiçoes como cristã, estao acima dos relacionamentos pessoais, aqui.
Temos Jesus com o grande arquiteto da humanidade o único digno de ser seguido,
Ele,senhor e mestre,veio para os que eram seus,e os seus não o receberam,mas a todos que o receberem deu-lhes o poder de serem chamado filhos de Deus.
A emoção toma conta de mim toda vez que vou falar no grande líder da humanidade,prefiro não ficar enfeitando muito porque corro o risco de não satisfazer o que realmente ele significa para nós.Deixarei para algué mais preparado dizer.Ave Cristo,aqueles que vão viver para sempre te saúdam.Disse alguém essa saudação com grande toque de sabedoria.