Para espíritas: Tenho dúvidas a respeito da visão de vocês sobre Jesus e a Bíblia...?

Vejo aqui no YR dois tipos de espíritas:

- Os que respeitam Jesus e a Bíblia

- Os que não respeitam e até zombam

Afinal, qual está certo?

O Espiritismo tem fundamento no cristianismo?

Jesus é importante?

Os ensinamentos bíblicos tem valor?

Confesso que não conheço praticamente nada do Espiritismo.

Peço desculpas pela minha ignorância.

Agradeço a educação.

Bom dia a todos!

Um dia de muita paz e muito amor.

Beijos.

Update:

Sim, Rosana...

Alguns espíritas são meus amigos pessoais, porém, esbarramos e discordamos nesse ponto.

Não admito zombaria com a crença alheia, e zombar de Jesus, putz, me deixa muito injuriada.

Quanto a negativações...

Não fui eu!

Update 3:

Gente, essa pergunta me deixou mais confusa ainda, diante das respostas.

Pelo que entendi, uns são pró e outros contra!

Vai entender!

Comments

  • Olhe kouklara, vc tem todo o direito de questionar suas dúvidas... Deus deu a todos nós a comunicação oral e a escrita para que através das mesmas possamos nos instruirmos uns aos outros... Ninguém aprende sozinho... Sua humildade em pedir esclarecimentos de forma educada é digna de todo respeito e consideração... Para nós espíritas, O Magnânimo Mestre e Senhor Jesus é o espírito mais "puro", mais "sábio" e mais "perfeito" que já viveu aqui na crosta Terrestre... Para nós espíritas, Os "Ensinamentos" e Os "Exemplos" do Divino "MESTRE" são PERFEITOS e CORRETÍSSIMOS em todos os aspectos e em todos os sentidos e Ele os "vivenciou" e os "ensinou" para que os mesmos servissem de REFERENCIAL ou de MODELO "PADRÃO" para que todos os povos da Humanidade os aprendam e os sigam... Cabe a todos nós o dever de estudá-los, de vivenciá-los e de transmití-los aos outros povos que ainda os desconhecem... Mas como ainda somos todos espíritos atrasados e ignorantes, é natural que cometamos imensas falhas e muitas vezes até groserias em nosso relacionamento para com muitos outros seres humanos e até mesmo para conosco próprios... Para nós espíritas, existem na bíblia muitos e muitos "erros" bastantes claros e inaceitáveis... Esta é a causa de alguns zombarem da bíblia ou dos que a "adoram" achando-a "perfeita" e insenta de qualquer erro... A zombaria é devido a crendice "cega" dos que a lêem e relêem passando por cima ou "pulando" os erros bem claros e vísíveis na mesma... O espiritismo tem fundamento no Cristinanismo e, todo espírita verdadeiro, tem o maior e o mais profundo respeito e veneração pelo DIVINO MESTRE JESUS... Muitos ensinamentos bíblicos são de real valor e corretíssimos para a Doutrina Espírita e para nós espíritas, especialmente os que mencionam a respeito dos Exemplos e dos Ensinamentos dO Divino Mestre Jesus... Sugiro-lhe (com todo respeito) que procure ler livros espíritas... Com certeza absoluta vc vai gostar muitíssimo... Entre no site: Centro Espírita Nosso Lar e lá clique em: Livros Download... Abrirá uma página que tem uns 30 livros espíritas que podem ser baixados GRATUÍTAMENTE no seu pc e vc poderá lê-los quando vc quiser... Eu sugiro que leia "O QUE É O ESPIRITISMO", "AVE, CRISTO!", "Evolução em Dois Mundos", "Há Dois Mil Anos", "A Caminho da LUZ", "O Livro dos Espíritos", "O Evangelho Segundo o Espiritismo", "O Homem Integral", "Mecanismos da Mediunidade", "Paulo e Estevão"... Lendo esses livros vc adquirirá uma excelente "base" da Doutrina Espírita e conhecerá essa maravilhosa "senda" que é a Doutrina Espírita...

    Eu também agradeço pela sua educação... Muito obrigado. Bom dia, muita paz e muito amor para vc também! Beijão!!!

    Leia livros espíritas..... ESTUDE..... Analise.... Reflita....

    Boa sorte!!!

  • Citando Allan Kardec:

    Não tendo o Espiritismo nenhum dos caracteres de uma religião, na acepção usual da palavra,não podia nem devia enfeitar-se com um título sobre cujo valor inevitávelmente se teria equivocado.Eis porque se diz, simplesmente: Doutrina filosófica e moral.( Allan Kardec in "Instruções de Allan Kardec ao Movimento Espírita") Edição FEB.

    Espiritismo não é baseado na biblia, nem no cristianismo, Kouklara e ninguém idolatra Jesus, como o fazem outros, mas o reconhecemos como um dos muitos "Cristos" que vem, de tempos em tempos, trazer ensinamentos ao mundo.

    O que tem valor para nós são os ensinamentos do Cristo e não os da biblia, ok?

    Abraço do Gatosão.

  • Bom dia amiga !!!!

    Os espíritas, como já diz aí nosso amigo de cima, é a uma das religiões que são mentes abertas.

    Quanto à bíblia nós interpretamos de forma racional, pois se Jesus mesmo disse que Não veio destruir a Lei, isso quer dizer que tudo foi programado conforme a Lei.

    Jesus é nosso Mestre Maior, nosso Guia e modelo, acreditamos na sua vivencia de amor e caridade pelo seu exemplo e não pelo sangue derramado.

    Agora, se você tá dizendo que espíritas zombam sinceramente não são "espíritas de verdade".

    Beijocas da Val

  • Olá, desculpa-me, mas não conheço qualquer espírita que desdenhe Jesus. Acredito que isto não é possível pois o espiritismo nos ensina o respeito. Devemos respeitar não apenas Jesus, mas também Buda, Moisés, os apóstolos e tantos outros...

    Se há zombaria e falta de respeito, não acredito que sejam espíritas e muito menos pessoas religiosas.

  • Kou, só passei pra dizer que dei aquela ''risadinha sarcástica'', que na verdade não foi sarcástica, porque tenho visto acontecer EXATAMENTE o que estava escrito na pergunta, com um familiar meu.

    ____

    Bem, agora fui ler a tal pergunta novamente, e tipo, não está acontecendo tão exatamente, mas tá quase.....

  • Depende..........

    Existem linhas de estudos........e pessoas que estudam por si só! e acreditam defender sua própria teoria!

    Em religião, não tem certo ou errado, tem o que vc acredita como sendo certo!

    Como qualquer outro estudo aprofundado, vc vai passar a defender algumas idéias.....e c tornar adépto de tal pensamentos.

    bjos

    paz pra vc também

  • O verdadeiro espirita segue os ensinamentos de Cristo, repeitam a biblia embora não a seguimos 100%, se você estudar vai descobrir que ela tem muitas contradições.

    Já os espiritas que não repeitam e zombam não devem ser considerados espiritas, pois o repeito ao proximo é uma caracteristica nobre dos espiritas, até mesmo com aqueles que falam sobre nós inverdades.

    Fique Com Deus e espero ter te ajudado

    Paz e Luz

    Lua Clara

  • O espírita vê Jesus como um espírito evoluído, muito mais que nós, que ainda pecamos muito.

    O espiritismo tem sua própria "bíblia" que é O Evangelho Segundo o Espiritismo, por sinal muito interessante, recomendo que leia.

  • Aqui tem sim, os que zombam. Inclusive os que dizem que nao zombam.

    Tem os espiritas que dizem que a Biblia foi deturpada e manipulada. Tem os que dizem que ela é um livro velho e nao deixaria que seus filhos a lesse ( mas batizam seu filhos na Igreja Catolica).

    Tem os espiritas que dizem que aceitam apenas os ensinamentos morais de Jesus e se dizem cristaos ( eu aceito os ensinamentos morais de Buda, mas nao posso ser considerada budista, pois nao acredito na reencarnaçao e no carma)

    Tem espiritas que se dizem cristaos ( por fazerem caridade) mas nao aceitam o sacrificio de Jesus na cruz, nao aceitam a ressurreiçao e a salvaçao em Cristo.

    Tem espirita que chama de imbecil e ignorante toda aquele que crê no jesus Salvador, aquele que crê nos milagres que Jesus realizou e realiza todos os dias.

    A minha opiniao é que nem todo que faz caridade é cristao ( a caridade é obrigaçao de todo e qualquer ser humano sensivel e consciente seja ele catolico, protestante, budista, muçulmano, judeu, etc....)

    Os maçons sao um grupo de pessoas que conheço que praticam a caridade , mas que nao podem ser considerados cristao.

    Tem espirita que diz que o espiritismo nao é religiao, mas outros dizem que é.

    Ou seja, tem muito espirita o que precisa compreender sobre o espiritismo . Eu já lí um pouquinho e já estudei algumas coisas sobre espiritismo e esoterismo.

    Uma pessoa um dia desses disse que os espiritas sao kardecistas, e nao cristaos. Achei essa teoria a mais coerente.

    Como católica, sempre me posiciono discordante com relaçao a alguns pensamentos espiritas que vejo aqui no YR. É meu dever como cristã e como católica falar sobre as deturpaçoes que existem. Manter um pouco de fidelidade e coerencia no cristianismo é fundamental

    Aqui no YR sou fiel a Cristo e á minha fé.

    Mas os espiritas nao admitem serem discordados e questionados. e minhas respostas sempre sao negativadas pelos espiritas ( que nao suportam criticas), E como sei, essa minha resposta também será negativada até desaparecer.

    Essa é a maneira democratica que o espiritismo ( pelo menos aqui do YR) se relaciona com as discordancias .

    ______________ Entao o truque é dizer que a resposta será negativada para que ela continue ?

    Pô!! se eu soubesse disso já teria feito há muito tempo .

    O impressionante é que todas as minhas outras respostas discordando do espiritismo " desaparecem " !!!!

    ________________________

    Ontem mesmo uma pessoa que se chama Olga ( que diz que é evangelica há 12 anos, mas depois diz que é catolica carismática - rsrs) fez uma pergunta sobre o espiritismo. pergunta essa tao respeitosa quanto essa que voce fez. E alguém que respondeu aqui prá voce de maneira tao educada, respondeu à pergunta da tal Olga chamando-a de < bitolada e irracional >>.

    ---------------------------------------------

    desculpe-me kouklara,sei que sao seus amigos pessoais. Mas eu quis aproveitar a sua pergunta para me posicionar como cristã. Pois quando alguem fala coisas desmerecendo o cristianismo ou a Biblia, nao está atingindo apenas os evangelicos " fanaticos" (como já me disseram).Mas a todos os cristaos. Pois Jesus e a Biblia sao os fundamentos da minha fé. E todo aquele que blasfema contra a Biblia ou diz que Jesus nao morreu na Cruz para me salvar, está falando sobre o cristianosmo e todos os cristaos.

    E aqui nesse site de perguntas e respostas, venho falar sobre o cristianismo e o catolicismo. Minhas posiçoes como cristã, estao acima dos relacionamentos pessoais, aqui.

  • Temos Jesus com o grande arquiteto da humanidade o único digno de ser seguido,

    Ele,senhor e mestre,veio para os que eram seus,e os seus não o receberam,mas a todos que o receberem deu-lhes o poder de serem chamado filhos de Deus.

    A emoção toma conta de mim toda vez que vou falar no grande líder da humanidade,prefiro não ficar enfeitando muito porque corro o risco de não satisfazer o que realmente ele significa para nós.Deixarei para algué mais preparado dizer.Ave Cristo,aqueles que vão viver para sempre te saúdam.Disse alguém essa saudação com grande toque de sabedoria.

Sign In or Register to comment.