Meus pais estão separados, mas ele não quer sair de casa.?
Meus pais estão separados "verbalmente" , mas ele não quer sair de casa. Eles estão casados em comunhão de bens há 21 anos e eu tenho 20 anos. Tudo que temos foi construido após o casamento. A casa em que moramos foi passado de doação de minha mãe para mim, a casa de praia está no meu nome, temos 5 carros um está pago e no nome da empresa de minha mãe e os outros são financiados sendo um no nome de meu pai e os 3 estão no nome de minha mãe. Gostaria de saber o que é de direito meu, de minha mãe e dele? Obrigado
Comments
Se sua mãe achar mesmo que deve fazer isso, ela pode entrar com uma ação cautelar de separação de corpos.
O juiz designará uma audiência de justificação, onde deverão comparecer testemunhas de sua mãe e de seu pai, que será citado (notificado) sobre o processo, e terá oportunidade de se defender, se quiser.
Porém não adianta ajuizar apenas a ação de separação de corpos, que é uma ação cautelar e o juiz apenas vai analisar a saída de seu pai do lar, com seus pertences pessoais apenas. Após 30 (trinta) dias da decisão da separação de corpos, sua mãe deverá entrar com a ação de separação judicial, onde tudo será resolvido a respeito dos bens e tudo mais.
Nada será decidido na ação cautelar de separação de corpos, que é uma medida de emergência.
Devo alertar: vai ser muito constrangedor para seu pai.
Coloquei estrela nessa pergunta para servir de alerta, você está interessado só na parte financeira mesmo estando garantido com os bens doados,.Eles podem perfeitamente fazer acordo e continuar morando juntos com separação de corpos, isso é decisão deles,sua mãe já garantiu seu futuro em parte. Comunhão de bens diz tudo e o patrimônio é deles e seus após a morte, mas, você já esta garantido graças a responsabilidade deles. procure ser amigo de ambos mesmo havendo a separação verbal.
Voce ainda não tem herança já que ambos estão vivos.Para retirar seu pai tão somente é possÃvel por decisão judicial e ou acordo entre ambos.O fato da casa da praia estar em seu nome não dá por si simplesmente sua posse ,terá que saber se foi doação a voce,já que voce não explicitou.os demais patrimônios devem ser somados e divididos entre seus pais meio a meio,claro que a casa que voces moram não Caso seu pai esteja em má situação econômica poderá pedir assistencia financeira ,primeiro a sua mae e tambem a voce.
Você, enquanto homem honesto e de caráter que é, sabe muito bem que não trabalhou para acumular o patrimônio que seus pais confiaram em seu nome. Para a separação, você deve sugerir aos seus pais que peguem todos os bens e dividam ao meio para eles. Você tem direito a pensão até terminar as faculdades, aos 23 anos e a morar com um dos seus pais. Você já é um homem e já pode muito bem estudar, qualificar-se, trabalhar e construir seu próprio patrimônio. Depois de seus pais mortos, você herda os bens deles. Isso é ser filho, ser ético, ser moral, ser honesto e ser justo, agindo dentro da lei.
darlan tudo que penso e isso eles vao se aruina totalmente, separaçao nao leva a nada so ,,, fracaso, perdir tudo na separaçao, e pior perca foi a familia,