Por falar em separação, se o sul/sudeste fosse separado e constituisse um novo país?

voce acha que a sua vida poderia melhorar ou piorar? cite a sua região!

eu sou sudeste e acho que melhoraria. moro no rio e sei que somos o 2º em arrecadação e o 7 º ou 8º em recebimento de verbas. isso acontece porque o gov federal tem q prestar ajuda para outras regiões. De a sua opiniao

Comments

  • Esta questão de arrecadaçãoa e recebimento de verbas não pode ser vista de forma tão simplista. O que deve ser analisado é a característica de cada região e suas aptidões. Acredito que seria benéfico para todos os estados se houvesse uma independência maior entre estes, pois de nada adianta o romantismo de se falar em uma pátria que, em verdade, possui regiões que em nada se compatibilizam. Os valores e culturas de umas regiões são totalmente de outras. O RJ poderia viver principalmente do turismo e, se fosse uma nação, é bem provável que, em não estando atrelado às políticas vigentes no Brasil, conseguisse maiores resultados. Isso vale para o RS, SP, norte, nordeste e todas as regiões. Porque os americanos vivem desta forma e são tidos como exemplo a ser seguido?

    Eu não tenho nenhuma simpatia em tomar este exemplo, mas que ele deve ser analisado, isso deve.

    Pode observar que o Rio Grande tem muito mais semelhanças com o Uruguai e Argentina do que com o Brasil.

  • Quando comprarem seus aparatos bélicos, preparem seus corações e espíritos para a batalha.

    Será a oportunidade de ouro que nós brasileiros natos teremos para expulsar esse imbecis. Que se julgam superiores intelectuais da “elite” sulista descendentes de europeus que pensam, só porque foram bem recebidos no Brasil, quando aqui chegaram desertando de suas pátrias, fugindo das guerras e de suas responsabilidades civis e militares, como verdadeiros covardes; podem mandar em nossa terra mais do que os nativos daqui.

    Revolucionárias saudações.

    Continuo acredito na federação brasileira. Mas sinto-me preparado, para a partir de São Paulo, defender a Unidade Federativa Nacional

    O Brasil para os Brasileiros. Os estrangeiros que estão descontentes que volte para suas origens.

  • Sou do Brasil, não importa onde nasci, já que somos de muitos países e de muitos estados, genealógicamente falando. Por isso não aceito a separação, somos um exemplo único no mundo, por vivermos num dos maiores territórios e falarmos a mesma língua, não temos dialetos, apenas regionalismos que não impedem a comunicação.

    Estamos lateralmente cercados por países de língua espanhola, mas continuamos a falar português, aliás já devia ter mudado de nome, brasilês. Apesar de imigrantes sulistas insistirem em continuar falando a língua dos antepassados, mesmo depois da 4ª ou 5ª geração, apenas mudam o som de dois "Rs".

    Portanto, não nos deixemos levar pela idéia da supremacia de descendência, de arrecadação fiscal e de poder aquisitivo, pois devemos lembrar que junto dessas elevadas cifras está também o maior índice de desemprego, de violência, de diferenças sociais, de miséria. Portanto, na minha opinião não tem nenhuma glória em somar tanto sem saber dividir o mínimo.

    Se houvesse uma separação, eu certamente ficaria no Brasil, aquele do povo que arrecada menos, que é mais pobre, tem menos formação escolar, mas tem cultura brasileira, tem amor a este País maravilhoso, que tem orgulho de ter nascido aqui, que não se envergonha da simplicidade, que mesmo não tendo o imagem do Cristo Redentor o tem no coração. Um povo que traz o samba no pé, o axé da origem africana, da comida típica, da brejeirice do sertanejo, da terra seca do Nordeste, das suas lindas praias, das suas verdejantes matas, dos seus caudalosos rios, mas principalmente da sua gente brasileira.

    O amor a Pátria deve ter a dimensão do País e não apenas da Região, Estado ou cidade natal. Somos um povo siamês, temos um só coração, verde, amarelo, branco e azul anil, não há separação que nos dê sobrevivência.

    Vocês que já se sentem diferentes, melhores, privilegiados tenham a certeza, o Brasil do momento está em busca da PAZ e a UNIÃO ainda é o melhor instrumento para atingir a tão almejada elevação do crescimento deste País, que começa a ser de todos e para todos.

    Abandonem a idéia separatista, o Brasil é de todos nós, basta trabalhar por ele e respeitá-lo através de seus cidadãos.

  • Boa, concordo com o gaucho, sou paulistano, o estado tem mais de 41.000.000 de habitantes somos formados por pessoas de todos os lugares do |Brasil e do mundo, eu (graças a deus tive a oportunidade de crescer no meio de todos eles) não sou rico ,não faço parte da elite apenas trabalho) separatismo é para comunistas,marxistas trotskistas tô fora.

    O que precisa acabar é a corrupção e usar o dinheiro de forma correta. SÓ ISTO

  • Sou de Santa Catarina, e sabe o que eu acho... que bom que nossos estados não precisam de ajuda, porque a arrecadação é muito boa...

    Os estados que recebem mais ajuda do governo federal, são os que existem mais pessoas na linha da miséria... famílias que vivem com apenas R$1,00 por dia....

    Pense nisso, e agradeça não precisar de caridade para comer... por não precisar ver uma criança chorar de fome e não ter o que oferecer...

    Vc já viu as famílias se alimentando com cactos???

    Pense nisso quando vc comer seu delicioso jantar.... enquanto muitas crianças dormem com o estômago doendo de fome!

    é por isso que eu sou contra!

    Bjs!

  • com certeza sul e sudeste seria país de primeiro mundo.pois oq tem a fazer não é nada comparando com o resto do país.moro em sp.e pra nóis seria melhor.

  • TAMBÉM ACHO QUE SIM A SEPARAÇÃO SERIA UMA SAIDA PRO BRASIL DO SUL GANHAR SUA LIBERDADE E SUA CONTA SER COLOCADA EM DIA COM O PO VO . QUE ESTÁ CANSADO E CADA VEZ MAIS EXPLORADO POR ESTE GOVERNO AI. OS ESTADO DO SUL , E SUDESTE E CENTRO OESTE . O RESTO DO PAÍS PODE FICAR PRA ELE GOVERNAR DO JEITINHO DELE COM O ESMOLA FAMILIA. OS RICOS CADA VEZ MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRE.

  • Pergunta pra ELLE.

    não foi quem começou isso?

  • sou Gaucho moro em são paulo e acho que Não tem que separar nada...o que temos que fazer e dar condições do norte e nordeste melhorar a arrecadação..

  • Essa é a quarta ou quinta pergunta que vejo aqui, falando em separação, e isso me deixa realmente preocupada, mas volto a dizer que isso está fora de questão. É inconstitucional! Portanto se houvesse uma separação, só poderia acontecer através de uma guerra civil. O Brasil precisa de uma guerra? e o que é pior, uma guerra entre irmãos? Isso só enfraqueceria os dois lados! Somos fortes porque somos unidos, e todos nós só teremos a ganhar se abandonarmos esse pensamento regionalista e e pensarmos em nós pelo que realmente somos: somos o Povo Brasileiro, de Norte a Sul!

Sign In or Register to comment.