Como fatorar esse polinomio?

Como fatorar esse polinomio?

porfavor passo a passo

x^3 - 9x^2 + 18x - 3

Update:

.

.

pergunta que serve pra todo mundo errar !!!

minha calculadora mostrou esse resultado

1x² -9x +18 resto -3

acho que eu to perdendo tempo com esse polinomio du KCT

deixa pra proxima !!

.

Comments

• Olá, Leandro!

Existe um teorema sobre polinômios que diz o seguinte:

"Se um número racional p/q, simplificado ao máximo, é raiz de uma equação polinomial de qualquer grau, então p é divisor do termo livre (sem incognita) e q é divisor do coeficiente do termo de maior grau."

No polinômio que vc passou, se existirem raízes racionais, então o numerador deve ser divisor de -3 e o denominador de 1, ou seja, as possíveis raízes racionais são -3 e 3. De fato, nenhum desses valores é raíz, o que significa que esse polinômio não possui raízes racionais.

Vai ser dificil encontrar as raízes "chutando" valores. Também não vejo nenhuma fatoração mais evidente.

Resta-nos uma última opção: Fórmula de Cardano. É uma fórmula para calcular raízes de equações do 3° grau. Acesse o link abaixo para conferir o processo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Equa%C3%A7%C3%A3o_c%C...

Resolvendo (por meio de muuuuuuuuuuitas contas, rs) encontramos aproximadamente -85,478 e 45,538. Note que esses valores não são exatos, mas são bem próximos do real.

Agora é só dividir.

Onde vc encontrou esse problema? Não acredito que essa seja a solução esperada (embora correta). De qualquer forma, já sabemos aproximadamente 2 das raízes e que são todas irracionais ou complexas. Agora falta um outro membro das uma sacada daquelas! =]

Obs.: Sn1489, ao fatorarmos um polinômio, devemos escrevê-lo como o produto de fatores, eliminando a adição entre as parcelas. Tente mais, pois assim quem sabe não matamos o problema! =]

Espero ter ajudado!

MV.

• Isso eh equacao do terceiro grau..

para fatorar ela.. use briot-ruffini ou divisao de polimonio.

Mas olhando a equacao...

axo que esta faltando informacoes..

verifique se os sinais estao certo..

se for.. 6x^3 ( ai dah para dividir por x-1 )

Claro.. ou se o enunciado disser uma das raizes da equacao x]

aff.. entao sou burro..

pera... estou pensando =)

ps: se vc tiver a resposta.. isso me ajudara xD

• Ao fatorar encontramos:

x² (x -- 9) + 3(6 x -- 1)

Obs : como não foram fornecidas as raízes e vc não diz se P(x) = 0 ou P(x) = --3 ,não se pode colocá-lo na forma:

(x -- r') (x -- r'') ( x -- r''') ..... (x -- r^n) ===> e pt saudações.

Sign In or Register to comment.