Pra poder se manter de pé a umbanda precisa apelar pro sincretismo religioso?

Se a umbanda é genuina no quesito guias, que seria os profetas nas demais religiões, porque ela assimila santos e santas como nossa senhora, são jorge, etc para falar da sua doutrina?

Umbanda é umbanda e não deveria se apropriar de nada do cristianismo.

Tá todo mundo fazendo pergunta de umbanda e por isso eu tambem vou fazer esta.

Eu se não fosse ateu, certamente seria um umbandista. Tal e qual Caetano Veloso e Vinicius de Morais que são ateus, sempre estiveram com um pezinho na umbanda e estão entre as cinco pessoas que mais admiro.Isso é outro papo.Mas responde aí sobre a pergunta e obrigado

Update:

Ana - Kayane: Valeu o puxão de orelha. Mesmo lendo, um leigo não consegue entender as diferenças entre umbanda e candomble já que são sutis. Uma das diferenças, talvez a primeira é que o candomble é afro, e a umbanda é MADE IN BRAZIL, e origina dos pretos velhos e espiritos indigenas. Vou estudar mais sobre o assunto, porem voce tambem deve pesquisar sobre Vinicius e Caetano, que antes de serem adeptos do cambomble, talvez para aparecerem chiques, fazer uma media com o povão, pegarem inspiração, eles sao ateus.

Comments

• Olá Mr Argon tres

Sou espírita sem nenhum preconceito ou sectarismo. Vou com o mesmo respeito à comunhão das pessoas seja da Igreja Católica como nos cultos evangélicos que o amor por pessoas queridas arrasta. Este é maior do que os formalismos religiosos.

Certa vez, numa sessão de Umbanda (era a primeira vez que ia), perguntei MENTALMENTE algo parecido com sua questão, a um espírito que se manifestava:

"-Para quê esses santos, incenso e essa "misancene" toda?" e a resposta veio em cima na linguagem acaboclada dos pretos velhos:

"Você está espantado porque aqui é tudo diferente de onde você frequenta. Isso tudo aqui é por que eles precisam" - mostrou com a mão as pessoas no ambiente, e continuou "eles nem prestam atenção quando a gente só fala, fala, fala..."

Talvez você não consiga entender a emoção que isso me provocou a ponto de lembrar como um filme indelével após tantos anos do ocorrido. Mas é isso: quem precisa de santos, rituais e formalidades são as pessoas, não é a Umbanda, não é o cristianismo, não são os espíritos. Eles são os mesmos, na Umbanda, nas sessões espíritas com Kardec, no Catolicismo na visão dos santos e na prece sincera dos evangélicos e outros religiosos.

O que varia? a sensibilidade e a interpretação. Ateus também recebem espíritos, mas lhes dão outros nomes ou explicam de outra forma..

Um abraço.

Paz Sempre!

• A Umbanda e o Candomblé estão agonizando.

O Kardecismo avança e ocupa todos os seus espaços.

Por enquanto, o maior inimigo da Umbanda e do Candomblé

e o Kardecismo e não o Cristianismo.

• Vc fez tudo muito bem, é isso aí sm: Propagar, afinal esse espaço nos permite isso. Agora vc me dizer que Caetano e Vinícius eram ateus?

Tenha dó, ambos eram candomblecistas e não ateus ou umbandistas. Caetano é filho de santo da saudosa mãe Menininha de Gantóis.

Axé e Paz.

• A cada um lhe é dado segundo suas necessidades!

• Antigamente os protestantes cuidavam apenas da parte religiosa de suas pregacões, mas de um tempo para cá, com a entrada de pentecostais e demais seitas da prosperidade, a coisa debandou, despertando em seus seguidores, a ambicão pelo dinheiro, a compra de deus..e a coisa degringolou a ponto do "'crente"' se sentir envergonhado do nome original de PROTESTANTE, caindo seu conceito perante a sociedade culta, lá pelas quintas colocacões. É só ver quando chega um católico em uma rodinha de amigos, cheio de moral, que os protestantes ou demonstram seu ÓDIO ou saem de fininho, envergonhados de participar da mesma roda que o católico. Enquanto isso, as seitas afro-brasileiras cresceram gracas a duvulgacão vinda da Bahia e do Rio de Janeiro, tomando o lugar dos protestantes, que caíram muito em virtude de sua ganância desenfreada pelo dinheiro exigido por $eu$ pa$tore$. E eu acho é pouco, pois a Umbanda tem sua originalidade e ninguém precisa chamar seus fiéis de PROTESTANTES......Vamos lá, OXALÁ, rebentar com estes protestantes enrustidos, förca !!!!!!!!!!!!!

• Isso é só pra chamar atenção dos católicos e faze-los procurar a umbanda como alternativa.

Boa tática para propagar a religião na massa alienada da população.

Sign In or Register to comment.