porque a religião é um lugar esecial para se pensar em etnocentrismo?

Por que a religião (sistema de crença religiosa)se apresenta - dentre os sistemas simbólicos definidores de uma cultura - como lugar especial para refletirmos: etnocentrismo, alteridade, diferença.

Comments

• Em primeiro lugar, vc tem questionar o que é religião. Os conceitos mais utilizados de religião, como sendo sistema de crenças, com ou sem dogmas, não podem abranger a todas as práticas espirituais que os cientistas em geral generalizam chamando tudo de "religião" (como o taoísmo, por exemplo). Portanto, partindo deste ponto, ao analisar as práticas espirituais que se apresentam em diferentes culturas, percebemos que, existem práticas com intuito puramente de crescimento espiritual humano, na qual não ocorre o etnocentrismo, bem como existem práticas que alegam estimular o desenvolvimento espiritual humano, mas que somado a isso, realizam etnocentrismo, ao se considerar superiores aos demais a partir de um ponto de vista específico. Embora as culturas onde existem tais práticas possam influir na existência das mesmas, não é necessariamente verdade em todos os casos, visto que existem práticas onde observa-se a alteridade e o altruísmo mesmo num ambiente mais egoísta e competitivo (como budismo tibetano em Nova Iorque), e outras onde existe o etnocentrismo e o cultivo à diferença, mesmo num ambiente de cultura mais social (como o judaísmo sionista em Estocolmo). Hoje inclusive tenta-se na antropologia, por parte de alguns cientistas, excluir práticas ditas espirituais, que são contraproducentes, dogmáticas e diversas vezes com intuito de lucro, da definição de religião ou de prática espiritual.

• O etnocentrismo está no fato de que o pensamento dominante é: "ou é do meu time, ou é inimigo" - ou forasteiro, alienígena, ignorante, qualquer coisa assim... Portanto, só a minha etnia (meu grupelho) é que é legal e dono da verdade. O "resto" eu tolero, não tolero, combato, ignoro, mas definitivamente não sou eu...

Existe lugar mais característico disso do que a religião? até os ateus de hoje estão com esse espírito religioso... Socorro!

Sign In or Register to comment.