Por que no Brasil carros jurassicos como a familia GOL, Kombi, Uno e outros ainda vendem tanto ?
Não se pode dizer que o fator o preço ou a durabilidade sejam determinantes para essa questão, pois encontram concorrência de modelos com muito mais tecnologia, com durabilidade comprovada e preços similares. Seria o consumidor brasileiro conservador?
Update:Conservação barata também não vale, pois em alguns casos esses dinossauros acabam tendo um custo de reparo até maior, considerando que dão mais trabalho devido ao projeto antigo. A exemplo o Fox que tem a manutenção mais barata que o Gol.
Update 3:Eu não falo de quem compra carro usado e que por falta de grana escolhe um desses modelos, nem to mandando ninguém se desfazer de seus carros porque estão defasados . Eu falo, por exemplo, daqueles que ao adquirir um 0 Km, escolhem o Gol que ainda tem um **** projeto antigo com motor longitudinal e custa o mesmo que um Fiesta ou Celta com concepções bem mais modernas - se comparados com o Gol, claro -. Eu falo de montadoras que se apóiam em slogam do tipo “Você conhece você confia”, como se o fato de já conhecermos algo fosse determinante para que não buscássemos produtos melhores. Eu questiono por que só aqui eles lançam um produto novo e mantem o antigo em produção, sem que o consumidor proteste?
Dessa maneira, fica claro que não estou discutindo o poder aquisitivo de ninguém, muito menos o gosto, mas sim colocando em questão o medo do novo, o conservadorismo das escolhas ou a falta de exigência do consumidor brasileiro.
Comments
Caro colega concordo com vc em alguns pontos e discordo em outros, vejamos, vc citou o UNO, descordo d vc, poxa ele é bem mais barato q os outros 1.0, manutenção barata, talvez um pouco supeior ao merecido, mas ainda barata, faz tranquilo 15 km/litro na cidade sem contar na estrada o conhecido quebra galho. A Kombi concordo q já deveria ter saído d linha a um bom tempo, mas entendo o pq, seus concorrentes são bem mais caros, razão pela qual a situação financeira fala mais alto. Concordo a respeito do Gol, já q é p/ comprar 0 km compra o fox muito melhor e mais bonito etc, mas se vai comprar usado até a gIII vale a pena. De outro lado, acho o novo fiesta super horroroso e a manutenção da ford é caríssima, carros da chevrolet corsa e celta, talvez o celta fosse uma boa opção mais perde em conforto e espaço, novo corsa caro demais sem comparação, os carros da renault e pegeout tem manuteção cara, são feios, peça só na concessionária etc. Entendo vc pq já poderiam ter melhorado, mas continuam com esses modelos ultrapassados.
Eu acredito que isso seja falta de cultura!
Só dá valor ao "novo" quem tem capacidade de comparação e analise, essas faculdades só se manifestão nos que buscam conhecimento.
Como o povo não conhece o avanços e se acovarda em busca-los, fica fácil para as montadoras nos empurrar esses velhos projetos.
Abraço.
Consumidor brasileiro é burro isso sim!O fiat Uno eu até entendo,ele é muito mais barato do que os outros carros,mas um Gol alem de ser ridÃculo custa,como vc disse a mesma coisa que carros muito mais modernos.Só o brasileiro aceita esse carro.
Itamar, esta famÃlia "jurassica" vende porque são práticos, bom para passear e trabalhar, e são amadas pelos brasileiros. Fui.
Prezado,
Você não deixou muita opção para se responder à tua pergunta, mas eu te digo que isto se deve ao fato de as taxas (ipva, vistoria,etc.) serem mais baixas.
Além disso a pessoa tem vontade de comprar o carro quando ele é lançado, mas como nem sempre pode, espera algum tempo pra poder adquirir.
Em termos de manutenção, sempre tem um mecânico ou eletricista que é conhecido de algum amigo ou parente...
O Celta, por exemplo, tem um interior pobre... E é menor que o gol.
Sou grande, entre um Celta e um Gol, ficaria com o Gol. Já dirigi ambos e o Gol me oferece mais conforto que o Celta...
Por que vc mora num paÃs sobdesenvolvido, onde poucas pessoas tem condições de ter um carro e muito menos ainda tem condições de ter uma bmw ou um Audi. Se todo mundo pudesse, só teria carros modernos, com tecnologia d ponta...
Todo mundo empurra pra todo mundo ué...
Alias eu vendo o meu Uno vermelho 97 se vc quiser para por sua pergunta na pratica. Quer que eu jogue fora ou venda por quilo? Nem pensar...
Acredito que você seja de uma famÃlia com condições de ter um boa carro e não tem idéia do tipo de vida que leva a maioria da população ou então és um louco.
A Vida é Irônica não é?
Se não fosse pelo Fernando Collor, estarÃamos ainda mais atrasados, foi ele quem abriu as portas para a entrada da tecnologia automotiva.
Sei que não tem de haver com a pergunta, mas nosso presidente atual, disse que as coisas estão bem e o crescimento do Brasil ano passado só ganhou do Haiti.
Mesmo que ele teria essa vontade o Brasil só estaria a começar gatinhar nessa área, mas não estamos tão atrasados, se esses modelos vendem tanto, talvez porque é o que está mais ao alcance.
Quando Collor saiu o Itamar relançou o fusca! Que maravilha de avanço né!