Você Ateu se culpa por não acreditar em Deus???
Sou completamente ateu!
E respeito quem acredita e gosto de uma boa conversa sobre o assunto!
Mas me sinto muito culpado, por racionar, por pensar concreto, por questionar, por crer em meus ideais ...
e fico me perguntado, se ele realmente existir?
Até porque, quando você é ateu e acredita na VIDA e não em um livro ou em um Deus Loiro de olhos azuis, de barba branca. Você está indo contra todos, que ficam horrizados porque você não acredita, na verdade por você está indo contra todas as regras.
Comments
Sou um ser extremamente crente, a pesar de pouco religioso.. Mas gosto de raciocinar a respeito, acho que isto não é "pecado". Mas é bem verdade que destes raciocinios alguns criam a certeza da existencia (como é o meu caso), e outros o contrário. Creio no entanto que ser ateu em si não é algo tão mal, desde que haja respeito e que a pessoa siga seu caminho corretamente. Talvez o mundo precise de pessoas assim, a final a pluraridade é ou não boa?
È, talvez vc nao seja completamente ateu.
É normal essa culpa, afinal sao seculos de escravização pela religião, e ela tenta de todas as formas nos transmitir essa culpa. A culpa é uma das principais formas de fazer uma pessoa ser religiosa.
Agora pense bem, vale a pena acreditar em algo so por culpa de nao acreditar?
Se ele quem existir? O deus catolico, o budista, o islamico, os do camdomble? Existem uma serie de deuses por aí fica dificil saber se algum existe e qual deles é.
Por isso acredito q o melhor é simplesmente não basear sua vida nisso. Melhor se guiar pelo carater, pela razão, pelo bom senso e pelas suas emoções.
E quanto à culpa, não se preocupe: até os religiosos mais fervorosos, que vão a igreja todos os dias, sentem culpa por alguma coisa. As únicas pessoas que não sentem culpa de nada são os psicopatas, segundo a psiquiatria.
Não sinta culpa. Continue questionando (tudo) que é saudável.
Penso que se a gente acreditar, não fará tanta diferença assim comparado a não acreditar... As dificuldades que enfrentamos e enfrentaremos são praticamente as mesmas; além do que o sentido de onisciência e onipotência está acima do alcance comum mesmo...
Então você não é ateu. Você se sente culpado por não acreditar em papai noel? E se ele existir? Ateu não perde seu tempo pensando em uma coisa que não existe (ou que ele já concebeu com não existente) e ponto final. Não procura, não busca, apenas ignora naturalmente...
....como papai noel, coelho da pascoa, duendes...
Rapaz, você é no máximo agnóstico.
Ateu é quem nega a existência de um deus e tem razões de sobra para isso.
Quanto a quebra de regras, não se preocupe. O que são regras hoje no passado foram excessões.
Talvez num futuro, com o avanço das ciências teremos um mundo mais justo e racional. Aí, quem for religioso será a excessão....
Quando um ateu acreditar em Deus, ele vai deixar de ser um ateu (óbvio). Mas, não queira justificar sem puder aprofundar no assunto...Só podem entender os mistérios de Deus àqueles que não endureceram o seu coração. Falei, tá falado!
Eu não sou atéia, sou agnóstica, porque acredito em Deus, mas não creio em mais nada!
E acho ótimo você raciocinar. Raciocinar faz bem e não custa nada
Mas não se sinta culpado, porque igual a você há milhões de pessoas!
Deixe-me falar um pouquinho das minhas caminhadas
Nasci nos berços do catolicismo, minha familia
Aos 16 me converti a religião protestante.
Aos 17 fiz dois anos de teologia na igreja e recebi a certificação de liderança cristã
Aos 20 comecei escrevendo uma tese: "reencarnação, verdade ou mentira perante o cristianismo"
Aos 22 deixei a igreja, toda a minha pesquisa, lá nas raizes da Bíblia em hebraíco, realmente afirmam o sistema reencarnatório, tive que a muito custo rever os meus princípios, entrei em panico, foi dificil acreditar nisso, mas cada vez mais que eu pesquisava, mais eu via a verdade e o quanto foi deturpado as palavras do original.
Aos 24, conheci o espiritismo e passei a questiona-lo e estuda-lo.
Aos 25 estava de coração lavado e aberto as mudanças, havia me tornado espirita convicto onde eu permaneço até hoje. Tenho 35
Com relação acreditar ou não em deus, quando eu estudei o reencarnacionismo, também pesquisei muito questões cientificas, e existem muitos médicos de grande nome, doutorados que estudam esse assunto e fizeram importantes trabalhos mostrando a verdade da existência da reencarnação
Um deles muito respeitado na comunidade cientifica está aqui nesse link
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ian_stevenson
Leia com atenção, mas ai começa a ponta do ice berg
Nesse link você encontra muitas coisas interessantes sobre ciencia e espiritismo
http://www.videosespiritas.com/ciencia_e_espiritua...
Qualquer dúvida, me mande um email
Não sou Ateu...
Entao nao es ateu irmao! =]
ps: Deus nao eh loiro, de olhos azuis e barba branca.Os homens que o imaginam assim
Fique em paz!