Me ajudem em relação aos seguintes " tipos de verbo":VTI, VTD, VL, VI?

Como se classificam??? VTI- verbo transitivo indireto; VTD- verbo transitivo direto; VL- verbo de ligação; VI- verbo intransitivo

Comments

• VI-verbo intransitivo-e quando tem um verbo de ação que so com ele ja da sentido completo a frase.

Ex:Carrlos sumiu. (ja da pra entender a mensagem que a frase pasa so com o verbo)

VTD-prescisa de complemento na frase (pois o verbo n da sentido completo a frase) sem preposição obrigatoria

Ex:Marcos lavou o carro. (prescisa de complemento sem preposição)

VTI- -prescisa de complemento na frase (pois o verbo n da sentido completo a frase) com preposição obrigatoria

Ex:Creio em Deus (pois o verbo n da sentido completo e tem preposição(em))

As preposições: A, ante, após, ate, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, tras.

VL-tem um verbo de ligação que liga o sujeito a uma qualidade ou estado

Ex:Maria é inteligente (o verbo'é' esta ligando o sujeito 'Maria' a qualidade 'inteligente'.)

Espero que tenha entendido *-*

• Estou no terceiro "casamento" e não tive nenhuma sogra. Não tive a experiência de conviver com nenhuma. Já a minha filha, coitada. Que má sorte.! Ela tenta, tenta, mas não dá. A mulher é daquelas que gostariam de ser a esposa do filho. Saca? eu não gostaria de estar no lugar da minha filha. Se estivesse o casamento já teria ido para o espaço.rsrsrsrsrsrs

• São conceitos que se referem à transitividade do verbo de ação, formando predicado verbal.

VI > O verbo não transita ação do sujeito para um objeto, o verbo é capaz de sozinho passar uma ação completa, de forma vulgar, ele não apresenta um complemento:

"Paulo chegou ontem." > chegou (verbo intransitivo + adjunto adv. de tempo, não tem complemento)

VT > O verbo tem um objeto para transitar a ação do sujeito. Dependendo do tipo de complemento verbal pode ser:

VTD > tem complemento verbal chamado OBJETO DIRETO, pois este objeto se liga diretamente ao verbo, sem ajuda de preposição:

" O bandido enfrentou A POLÍCIA."

VTI > tem complemento verbal chamado OBJEITO INDIRETO, pois este objeto se liga ao verbo com ajuda de preposição (de, para, com, sem, a, por, etc):

"Eu preciso DE SUA AJUDA."

Há verbos que possuem duas transitividades: são os VTDI, isto é precisam de dois complementos (um objeto direto e outro objeto indireto):

"Eu pedi AJUDA À PROFESSORA."

ajuda > OD

à professora > OI

Verbos de Ligação formam predicados nominais e só tem função de ligar o termo mais importante (o predicativo do sujeito) ao sujeito. Os verbos de ligação ou de estado são normalmente: ser, estar, parecer, permanecer, ficar, continuar, andar, transformar-se etc):

"Eu sou assim." (vl "ser" + predicativo do sujeito "assim")

"A diretora anda doente."

"O carro continua quebrado."

"Fiquei preocupado."

"A lagarta transformou-se em borboleta."

Sign In or Register to comment.