Qual deve ter sido o deus mais antigo, o primeiro deus a impressionar o homem primitivo?

Será que foi o raio e o trovão?

Ou foi o Sol e a Lua?

Ou um vulcão?

Certamente não foi este deus elaborado em livros, o homem primitivo não sabia escrever. Este deus literário só foi inventado bem mais tarde como um resumo de todos os deuses anteriores. Talvez por simplificação, em vez de ter vários deuses cada um com um poder específico, um para cada coisa, sintetizaram um deus apenas com todos os poderes dos demais deuses.

.

Update:

=================

Disse outro:

"Para mim é difícil falar com quem pensa que não acredita em Deus"

Falou o grande presunçoso. Eu não "penso" que não acredito em deus, eu realmente não acredito em deus. Você é que pensa que acredita em deus, você pensa que existe deus.

.

Update 3:

=============

"...a actual religião dominante não passa de uma mera representação dos mesmos problemas que tinha o homem primitivo: Medo da morte, necessidade de protecção, solução para perguntas sem respostas, etc"

Excelente!

.

Comments

• Oi tudo bem?

Com certeza, a primeira ligação que o homem primitivo fez á deus foi os eventos que ele não conseguía explicar á sua volta, como o trovão, ou as chuvas, ou o Sol que surgia todas as manhas e desaparecia a final da tarde, dando lugar a Lua e a escuridão da noite.

É até fácil imaginar o porque: Coisas que não se podem ser explicadas "só" podem ter sido criadas por algo ou alguém "maior"! É assim que pensam os religiosos até hoje...

Sem falar que a actual religião dominante não passa de uma mera representação dos mesmos problemas que tinha o homem primitivo: Medo da morte, necessidade de protecção, solução para perguntas sem respostas, etc

Acho incrível que, em pleno século XXI, o homem ainda se prende á religião, mesmo com tantas descobertas e evidencias de que tudo isto é mentira e enganação!

Mas, fazer o que, né? :)

• talvez o primeiro tenha sido o sol ,e o capeta pode ter sido a noite ou o tigre dente de sabre ou mesmo um dos primeiros animais extintos pelo homem: o urso negro da s cavernas.

• O primeiro e eterno deus do homem é a sua própria ignorância.

• O primeiro Deus foi uma deusa, nos primórdios da humanidade, só a mulher poderia gerar vida, e como o homem não conhecia sua participação, a mulher era deidificada e assim a primeira deusa foi a Lua, que segundo dizia, era quem engravidava as mulheres, a Deusa da Fertilidade, logo o Sol foi identificado também como Deus, o deus da caça.

• cara,vc não recebeu uma só resposta q preste...

é só bla bla bla deus é único e por ai vai..

respondendo a sua pergunta:existem registros em cavernas q indicam q a sua divindade era apropria natureza pois era disso q dependiam totalmente naquele época...

• Falando especificamente da questão, os registros mais antigos de divindades vêem da era paleolítica com as estátuas de Vénus de Willendorf, representando a Grande Deusa Mãe Terra. É óbvio que eles ainda não tinham conhecimento científico de que a terra era redonda, isso torna a forma obesa da figura algo que intriga.

De qualquer forma, talvez antes disso, nos primórdios da humanidade, os homens ainda não tivessem conseguido imaginar o conceito de um deus ou mesmo deuses, por detrás da natureza. Eles temiam a natureza, os trovões e tempestades e pronto. Não tinham maturidade espiritual para colocar a ação de um espírito ou deus por detrás dessa manifestação. Com o passar das eras a mente humana foi se desenvolvendo e criando requintes filosóficos e nesse momento, já mais maduros mentalmente, os homens do paleolítico forjaram o conceito de uma deidade. Ora, se as crianças nasciam do corpo da mulher (Os homens da era do fogo pensavam que só os mulheres gordas tinham essa capacidade), nada mais natural que achar que o universo e todas as coisas haviam saído de um ÚTERO divino. Útero esse, pertencente a Deusa Mãe Terra. Depois disso a idéia da deidade passa a se desenvolver e a ficar cada vez mais complexa. E apenas muito tempo depois viria a surgir uma idéia politeísta de várias forças divinas atuando em conjunto. O próximo passo foi quando os homens começam a caçar e assim surge um novo tipo de divindade, um “deus” masculino, caçador, viril, forte. Mas como a questão é a 1ª manifestação de pensamento religioso...

"Deus" seria tipo uma pessoa jurídica... Mas agora as pessoas começaram a pedir o cafezinho para o presidente da "empresa", ao invés de falar simplesmente com a responsável por isso, a copeira.

• Boa noite.

Um homem primitivo seria um chimpanzé ligeiramente ereto, usando pedaços e lascas de pedra para raspar madeira, destrinchar ossos de animais caçados e quebrar castanhas. Um macaco já um tanto hábil vivendo o alvorecer do paleolítico.

Acho que nesta fase ainda o temos num estágio muito primário. Ele é incapaz de fabular, de abstrair, mas a coisa qualquer que começou a impressioná-lo, ao meu ver, apareceu aí.

Um dia ele concluiu que os outros eram seus semelhantes e vendo seus semelhantes morrerem ele também concluiu que morreria. Deve ter sido difícil entender a lembrança do finado. Por que ele continuava vendo o finado sendo que o finado já havia apodrecido? E qual terá sido sua reaçäo diante da inevitável morte? Acredito que esta consciëncia o tornou depressivo - uma característica das relaçoes com deuses.

Se as loucuras, as patologias mentais, já ocorriam naquele tempo, ele deve ter enfrentado a convivëncia com os loucos. Acredito que aí tenha surgido um compendio. Tentando entender e enfrentar a loucura ele deve ter passado uma boa trilha de misticismo. Seria inevitável. Esta contenda deve të-lo tornado... como direi, mandingueiro, exorcista, alquimista.

O vulcao, o terremoto e o maremoto foram decisivos. Tentando entender os elementos ele se iniciou na secularidade, na arte de proteger o rabo, na teologia de resultados.

Os sonhos. Sabia que quando voce sonha que fez algo a alguém, voce é também a outra pessoa? Sabia que nunca há o outro nos sonhos? Pois acredito que os sonhos lhe tenham dado uma idéia de interior somático, de espírito. Porque os sentidos se revelam na vigília e portanto se referem ao existir físico, mas os sonhos se referem a um interior misterioso e imprevisível. E o que foi mais aterrorizante nos sonhos foi que outros habitavam o eu. E tudo que pode ter sido este outro...

Acho que foram nesta escala os primeiros impulsos em busca de explicaçoes. Mais tarde, no paleolítico superior, mas ainda bem antes das piramides, vieram as conversas em torno das fogueiras.

Mas eu nunca estudei antropologia.

• Nem o trovão, nem o sol nem a lua nem um vulcão...

Foi o Deus criador dos céus da terra do mar e de tudo que neles há...

vlw...

Elohim(acho que é isso)...

Se precisar de provas p/ o que digo... meu e-mail é...

[email protected]

• (Atos 17:28) - Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somostambém sua geração.

(Bhagavad-Gita, 8:18) “Quando o dia de Brahma se manifesta, esta multidão de entidades vivas vem a existir, e com a chegada da noite de Brahma elas são todas aniquiladas.”

• Para mim é difícil falar com quem pensa que não acredita em Deus porque acredito que buscando a Deus adquirimos sabedoria para compreender tudo melhor. Creio que se não exercitamos a fé com oração permanecemos em ignorância das coisas eternas e divinas.

Quer saber a verdade? Leia as escrituras sagradas.

Conhecerás a verdade e a verdade te libertará, te libertará da ignorância, ...

Carinhosamente, PRF Prado.

Sign In or Register to comment.