Como você sabe é o que é ser ético? O que deve ou não ser tolerado?
Eu vejo no meio homossexual duas “correntes”, uma daqueles que acreditam que a inserção e a igualdade no meio social se dá pela reafirmação dos valores morais estabelecidos, como exemplos a fidelidade, a constituição de uma família, a monogamia e etc. Outra daqueles que dizem justamente o contrário, e que a falta de um parâmetro no qual se possa refletir deixa uma margem de liberdade muito grande e que não devemos ser moralistas e nem preconceituosos, não devendo reafirmar os valores estabelecidos.
Em “Metafísica do Costumes”, Kant diz: “o homem deve ser ético e moral por causa do raciocínio e não por fatores externos.” Mas, ao mesmo tempo, dizia que “o homem não é nada além do que a educação faz dele.”
Como se dá a sua consciência moral ? Como você sabe o que deve ser tolerado, o que é moral, o que é ético?
Comments
Bom, em "O Anticristo" Nietzsche afirma que a moral, pelo menos a cristã (moral predominante na sociedade atual) é para fracos, onde os desejos humanos são negados, segundo Nietzsche a religião (leia como moral) é a domesticação do homem.
Eu adoro Nietzsche, eu não sou filósofo ou coisa e tals, e ainda li pouquissimas obras dele (O Anticristo e Zaratustra), o conceito dele é "épico", o que ele fala, se vc analisar, você ve que é verdade, mas infelizmente... nós não podemos viver numa sociedade sem uma moral estabelecida, isso acarretaria em caos, em desordem. Porém, acho que a moral da sociedade atual deve ser mudada, de modo que seja revista perante a todos (maioria e minorias) ou simplesmente deveríamos ignorar partes dela - aquela parte que prejudica o outro, a parte "apenas" religiosa, como em relação aos gays -...
Agora, a minha consciência moral, se dá após um "conceito" que eu faço de alguma coisa, coloquei entre aspas pq esse "conceito" pode ser mudado a qualquer momento, não é fixo.
O que deve ser tolerado? Bom, eu vejo assim: Se não me faz mal, tudo bem. Se faz mal a outra pessoa, porém a pessoa não liga, tudo bem. Se faz mal a alguém e a pessoa liga (como roubo, crimes, etc...) ou então se faz mal ao coletivo, do qual eu participo ou um outro coletivo em que a pessoa se incomode, pô tem algo errado ai. Eu não baseio minha moral em religião, muito menos cristã. Não encho pessoas "promiscuas" "safadas" "maconheiras" ou o krl a 4.
Agora, o que é moral... eu acho que isso é bastante pessoal, por que como eu disse, a atual sociedade é baseada numa moral cristã. Porém ao mesmo tempo a minha moral pode ser diferente da sua, a minha ordem pode ser a sua desordem e o meu caos pode ser a sua paz. Então não acho que tenha uma definição correta, ou então fixa, varia de acordo pra pessoa.
Agora, quanto a ser ético, eu acho que seja você seguir a SUA MORAL, porém de modo que não INTERFIRA NA MORAL DO OUTRO. Por exemplo, o casamento gay: Po, tudo bem, você é contra, você tem esse direito, mas poxa, não interfere no meu. Ou então um gay que quer se casar numa igreja: Poxa, eu sou gay, a moral deles é diferente da minha, eles tem outros conceitos de valores, não vou me casar lá, por que apesar de eu descordar, eu tenho que respeitar a moral dele....
Então eu acho que isso é ser ético, você ter a sua moral e respeitar a dos outros. Você ter uma moral igual de uma pessoa e respeitar essa pessoa é muito fácil, dificil é respeitar quem tem valores diferentes de você, ai o bicho pega, eu consigo isso, mas tem muita gente que não pega. Por exemplo, tem gente que quer criticar a cultura dos indígenas pq alguns hábitos deles são "imorais" pra gente, *****, é a cultura deles...
Agora, citando Axl Rose
"Yesterday, there was so many things
I was never told
Now that I startin' to learn
I feel I'm growin' old"
Ontem haviam tantas coisas
Que nunca haviam me contado
Agora que estou começando a aprender
Eu sinto que estou crescendo
....
Talvez eu tenha falado bobagem para você, mas eu acho isso... A moral é pessoal, e ser ético é respeitar a moral do outro, não querer elimina-la. Por isso, quando Kant fala
"o homem não é nada além do que a educação faz dele" acho que se equivocou, o homem é muito mais do que educação, a educação não é fixa, e o homem é muito mais que a educação dele, ele não se restringe apenas a isso.
Bjs, eu nunca li o livro que você citou, mas quando tiver um tempo leia o "O Anticristo" que Nietzsche bate bastante nessa tecla de "Moral" e claro, que o que eu falei aqui não se compara com o que ele falou no livro, talvez você também pode ter uma ideia diferente doq ele escreveu.
canda um com suas ideias caramesmo algumas sendo degirico
Minha ética é o Respeito, em um mundo cheia de diversidade cultural, estilo de vida e doutrinas especÃficas, a consciência moral é reconhecer o que é melhor para todos os grupos sociais.
O que pode ser certo para mim, pode ser errado para você, mas temos que reconhecer a moral, por exemplo, aconteceu um assassinato, o cara matou a mulher porque ela traiu ele com outro e ele então resolveu matar ela, dentre o conceito dele a ética foi fazer aquilo que achou certo, a moral vai além disso, matar é crime, assassinar alguém não é solução!
Tolerar é meio que deixar, dentre algumas morais não podemos simplesmente tolerar e fazer nada, deve haver algum movimento a isso como a corrupção que muitos toleram e estamos parados no desenvolvimento. Devemos Tolerar?
Tolerar para mim é quando é algo irrelevante, como opiniões alheias sobre você.
Ï
A gente é o que a gente atrai.
Devemos procurar ser bem informados, ter sempre educação, humildade, tolerância, igualdade e bondade. Isso é ser ético e moral, em minha opinião.