Deus poderia criar impossibilidades lógicas?
Paz e Bem e bom dia a todos
A velha discussão sobre a possibilidade de Deus criar algo que seja maior do que Ele não faz sentido se considerarmos que não há nada que se possa imaginar que seja maior do que a idéia de Deus.
E Deus sendo absoluta perfeição não requer algo que seja mais perfeito do que Ele mesmo.
Considerando a idéia do ateísmo, faz sentido a mera especulação sobre Sua capacidade de criar algo maior do que Si mesmo?
Esta especulação ateísta, já não seria uma admissão da potência de Deus de criar, inclusive a potência de criar uma impossibilidade lógica?
Que necessidade haveria para uma Idéia de Perfeição Absoluta o ato de criar perfeição maior?
Existe Perfeição Absoluta que seja superior a Perfeição Absoluta?
Comments
É claro que DEUS poderia criar impossibilidades lógicas( da lógica humana)! É bom lembrar que estamos tentando avaliar DEUS com conceitos e abstrações filosóficos nossos, humanos, quando DEUS está acima de tudo isso, de toda a criação material e imaterial do homem. Nada é logico ou ilógico para ÊLE. Provavelmente as coisas simplesmente SÃO! Da mesma forma que Ele disse Eu SOU QUEM EU SOU. ELE não se rege por nenhum dos conceitos/sentimentos/atos que nós, os humanos conhecemos.Ele é o TODO PODEROSO no sentido mais amplo que conseguirmos dar ao termo e provavelmente muito maior do que isso. E, imagino, ELE não se detém um segundo na avaliação dos próprios atos pela nossa vã filosofia.
Sob o ponto de vista da minha cachorrinha, talvez eu seja perfeito, uma vez que eu trato-a bem, supro suas necessidades e tenho poderes espantosos como fazer com que o elevador pare em meu andar ou conseguir que água potável saia de um buraco, bastando girar uma borboleta. Pense nisso.
Entendo assim:
Todo efeito tem uma causa.
Todo efeito inteligente tem uma causa inteligente.
Não há efeito sem causa.
O universo é um efeito inteligente.
Sendo efeito o universo só pode ter uma Causa Inteligente.
Essa Causa eu chamo de Deus.
A capacidade de Deus criar algo maior que Ele mesmo é especulação, pois nossa inferioridade não nos permite especular ou entender a natureza divina.
Ateu é dogmático, acha que Deus não existe e todos devem aceitar sem discussão.
Oi! Prezado amigo Frei Bento.
Ah! Frei Bento. Não tem a mínima lógica, pois até mesmo numa indagação sua anterior, eu respondi que Deus banha todo o Universo, então como poderia ele fazer algo fora dele se não há espaço? Não faz o mínimo sentido. Deus não é semelhante aos seres humanos que enxergam o que os rodeia, enquanto Deus contempla o que está dentro de si mesmo, nessa nem vou me alongar, pois não é preciso.
Um forte abraço, cheio de Paz e Luz.
Deus pode até não criar impossibilidades lógicas, mas ALGUNS de seus seguidores com certeza tem esta prática !
Abraços.
Vislumbro Santo Anselmo em suas considerações.
nada é perfeito. o perfeito de certo modo é imperfeito.
em um mundo perfeito não haveria espaco para evoluçao, q mundo sem sentido seria ehn.
q ideia é essa de criar, sabe o concetio de criar?
criar é fazer algo do nada.
é impossivel criar algo. Nada se perde nada se cria tudo se transforma.
admitindo q seu deus nao exista qualquer coisa existente no mundo é maior q ele.
Ateu graças a deus!!!
É como uma mentira ,de tão grande até parece verdade.
se vc acredita nisso sim "ele" poderia
F