Uma sábia conclusão?

Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha assembléia.

Foi uma reunião de ferramentas para acertar suas diferenças.

Um martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar.

A causa? Fazia demasiado barulho e além do mais, passava todo o tempo golpeando.

O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo.

Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa.

Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos.

A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora o único perfeito.

Nesse momento entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso.

Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino e admirável móvel.

Update:

É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo.

Mas encontrar qualidades... isto é para os sábios!!

Um bom dia aos meus amigos e visitantes,

DINASTIA DOS FARAÓS

Comments

  • Deus é fiel

    Conta uma antiga lenda que na Idade Média um homem muito religioso foi injustamente acusado de ter assassinado uma mulher.

    Na verdade, o autor do assassinato era pessoa influente do reino e por isso, desde o primeiro momento, foi preciso achar um bode expiatório para acobertar o verdadeiro assassino.

    O homem acusado foi levado a julgamento. Ele sabia que tudo iria ser feito para condená-lo e que teria poucas chances de sair vivo dessa história.

    O juiz, que também estava envolvido com os demais a fim de levar o pobre homem à morte, simulou um julgamento justo, fazendo uma proposta ao acusado para que ele provasse sua inocência.

    Disse o juiz:

    - Sou de uma profunda religiosidade e por isso vou deixar sua sorte nas mãos do Senhor. Vou escrever num pedaço de papel a palavra INOCENTE e noutro pedaço a palavra CULPADO. Você sorteará um dos papéis e aquele que sair será o seu veredicto.

    - O Senhor decidirá seu destino, determinou o juiz.

    Sem que os demais percebessem, o juiz separou os dois papéis, mas em ambos escreveu CULPADO, de maneira que, naquele instante, não existia nenhuma chance do acusado se livrar da forca.

    Não havia saída. Não havia alternativas para o pobre homem.

    O juiz colocou os dois papéis em uma mesa e mandou o acusado escolher um.

    O homem pensou por alguns segundos, aproximou-se da mesa, pegou um dos papéis e rapidamente colocou na boca e engoliu.

    Os presentes ao julgamento reagiram surpresos e indignados com a atitude do homem.

    O juiz então perguntou:

    - Mas o que você fez? E agora? Como vou anunciar o seu veredicto?

    Ao que o homem respondeu:

    - É muito fácil. Basta olhar o que está escrito no pedaço que sobrou e saberemos que escolhi e acabei de engolir o seu contrário.

    Imediatamente o homem foi libertado.

    Por mais difícil que seja uma situação, nunca deixe de acreditar e de lutar até o último instante.

    Seja criativo!

    Quando tudo parecer perdido,

    ouse!

  • Fina sensibilidade do carpinteiro, em desprezar os defeitos e utilizar as qualidade

    Alias, conheci um carpinteiro que viveu muitos anos atrás e melhor que ninguem sabia lidar com as diferenças.

    Pegou 12 homens cheio de defeitos, e a despeito disso, deu-lhes uma missão.

    O resultado pode ser sentido até hoje.

    ( O paradoxo é que alguns outros utilizaram as suas ferramentas de trabalho, tão conhecidas por ele, para lhe cruxificarem)

    Abraço amigão!

  • Realmente é importantíssimo que vejamos sempre o lado positivo de todas as pessoas e situações, fazendo o melhor ao nosso alcance.

    O Sonho impossível?

    A boa vontade é algo contagioso; esse artigo explica porquê.

    Recentemente fui à cidade e peguei um táxi com um amigo meu. Quando chegamos, meu amigo disse para o motorista: “Muito obrigado, você guia muito bem.”

    O motorista do táxi ficou estupefato, por um segundo. Então, disse: “Está querendo me gozar, meu chapa?”

    “Não, meu caro, de jeito nenhum. Admiro a forma como você consegue ficar calmo no meio desse trânsito todo.”

    “Falou”, disse o motorista, e foi embora.

    “Mas, que conversa era essa?!” indaguei, meio perplexo.

    “Estou tentando trazer o amor de volta”, disse ele. “É a única coisa que pode salvar essa cidade.”

    “E como é que um homem só, pode salvar essa cidade?”

    “Não é um homem só. Acho que fiz esse motorista de táxi ganhar o dia. Suponha que ele vá pegar mais uns 20 clientes. Vai ser simpático com eles, porque alguém foi simpático com ele, também. Aí esses clientes vão ser mais amáveis com os seus empregados, com os balconistas das lojas, até mesmo, com seus próprios parentes. Estes, por sua vez, serão mais simpáticos com as outras pessoas.

    “Eventualmente, essa atmosfera de boa vontade pode se alastrar e atingir, pelo menos, umas mil pessoas. Nada mal. Não acha?”

    “Mas, você está dependendo desse motorista, para transmitir sua boa vontade aos outros.”

    “Não estou”, disse meu amigo. “Estou ciente de que o sistema não é infalível. Hoje, sou capaz de contatar com 10 pessoas diferentes. Se, em cada 10, conseguir fazer três felizes, então, posso acabar influenciando, indiretamente, o comportamento de três mil pessoas ou mais.”

    “Parece boa idéia”, admiti, “mas, não estou certo de que dê resultado.”

    “Se não der, não se perde nada. O fato de dizer àquele homem que estava fazendo um bom trabalho não me roubou tempo nenhum. Qual o problema, se ele não ligou? Amanhã, haverá outro motorista de táxi para eu elogiar.”

    “Acho que você está meio pirado”, disse eu.

    “Isso demonstra o quanto você se tornou cético. Fiz um estudo a esse respeito. Por exemplo: que é que falta, além de dinheiro, evidentemente, aos empregados dos correios? É que alguém lhes diga que estão fazendo um bom trabalho.

    “Mas, eles não estão fazendo um bom trabalho!”

    “Eles não estão fazendo um bom trabalho, porque sentem que ninguém se interessa se fazem ou não. Por que é que ninguém lhes faz um elogio?”

    Estávamos passando por um prédio em construção e cruzamos com cinco operários que estavam de folga. Meu amigo parou. “Vocês têm feito um excelente serviço. Deve ser um trabalho difícil e perigoso.”

    Os cinco homens olharam-no, meio desconfiados.

    “Quando é que esse prédio vai ficar pronto?

    “Em outubro, resmungou um deles.

    “Ah! Isso é fantástico. Vocês devem estar bem orgulhosos!”

    Afastamo-nos. “Não conheço ninguém como você!” disse-lhe eu.

    “Quando esses homens pensarem nas minhas palavras, vão se sentir muito melhor e a cidade vai se beneficiar da felicidade deles.”

    “Mas, você não pode fazer isso sozinho!” protestei. “Você é apenas um!”

    “O mais importante é não nos deixarmos desencorajar. Não é fácil fazer com que os habitantes da cidade voltem a serem amáveis, mas se conseguir convencer outras pessoas a aderirem a minha campanha...”

    “Você acaba de piscar o olho a uma mulher bem feiosa”, disse eu.

    “Eu sei”, replicou. “Se ela for uma professora, os alunos vão ter um dia fantástico.

    (Art Buchwald - Condensada de “Los Angeles Times”.)

  • ♪ Olá ♪

    Basta ter sensibilidade para enxergar as qualidades.

  • interessante

  • Dinastia...

    tenha uma boa tarde meu amigo...

    beijos no coraçaõ...

  • .Que lição de vida.Dispensa qualquer comentario.Uma feliz tarde.Yzabar.

  • Ótimo dia p/ vc tb...adorei o texto...

    Tb tenho um p/ tornar seu dia maravilhoso, e vc uma pessoa mais bela ainda, se isso for possível...

    Beijo no seu coração.

    ESPERO QUE...

    Espero que você possa aceitar as coisas como elas são,

    Sem pensar que tudo conspira contra você.

    Porque parte de nós é entendimento...

    Mas a outra parte é aprendizado...

    Que você possa ter forças para vencer todos os seus medos.

    E que, no final, possa alcançar todos os seus objetivos,

    Porque parte de nós é cansaço,

    Mas a outra parte é vontade.

    Que tudo aquilo que você vê e escuta possa lhe trazer conhecimento.

    Que essa escola possa ser longa e feliz,

    Porque parte de nós é o que vivemos...

    Mas a outra parte é o que esperamos...

    Que você possa aprender a perder sem se sentir derrotado.

    Que isso possa fazer você cada vez mais guerreiro...

    Porque parte de nós é o que temos...

    Mas a outra parte é sonho...

    Que durante a sua vida você possa construir sentimentos verdadeiros.

    Que você possa aceitar que, só quem sabe da sombra, pode saber da luz...

    Porque parte de nós é angústia...

    Mas a outra parte é conforto...

    Que você nunca deixe de acreditar...

    Que nunca perca sua fé...

    Porque parte de DEUS é AMOR...

    E a outra parte também...

  • Olá Dinastia, tudo bem né?

    Eu conheci este texto em um curso que fiz, sobre liderança e relações interpessoais, realmente é um texto que diz muito.

    Se você ainda não observou no meu perfil, eu escrevi algo que tem muito haver com o fato de nos aceitarmos como parte de um todo e aceitar o próximo como membros integrantes e importante deste mesmo todo, sem querer tirar vantagens vis disto, nunca deixando que o fato de sermos talvéz previlegiados por Deus, não nos faça sentir que somos superiores a ninguém.

  • Olá.... "Procura o mal em um homem e certamente encontrarás". Porque será que o ser humano se fixa tanto nos defeitos de outrem e não em suas qualidades? Observo que, quanto mais qualidade uma pessoa tem, mais se buscam por seus erros... Seria tudo tão mais fácil se agissemos de maneira contrária... bjs.

Sign In or Register to comment.