Mola de carro cansada?!?
Sou Engenheiro Mecânico e sei do gráfico ciclosXesforço da teoria de fadiga, ou seja, molas na maioria dos casos são projetadas para ter "vida infinita".
Contudo, mecânicos de carro usam a expressão "molas cansadas" para justificar sua troca.
E realmente, há molas usadas mais curtas quando comparadas com novas.
Minha dúvida é se os projetistas de carros definem certo escoamento para quando a mola for totalmente comprimida no batente do carro (primeira explicação para a mola encurtar) ou há realmente alguma característica do aço que se modifica com o tempo e/ou grandes números de ciclo (segunda explicação que vejo para o escoamento do aço).
Em qualquer um dos casos, pode surgir micro-trinca(s) que invariavelmente causará a ruptura, o que justifica então a troca, por precaução.
Favor citar a fonte das informações.
Comments
Não acho que há uma "previsão" para o tempo de vida de uma mola automotiva; é a baixa qualidade do aço para essa finalidade, senão não haveria carros com 10 ou mais anos de uso ainda com molas boas. Já observei veículos com 10 ou mais anos de uso e alguns ainda estavam praticamente na altura original.
Lógico que há o encurtamento com o uso, só que algumas encurtam muito mais rápido que outras.
Me ajudam por favor Engenheiros Civil me tirem essa duvida me ajudem é urgente.
http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=At...