A fórmula da Trindade: 3x1=1?

"O Pai é Deus, o Filho é Deus e Espírito Santo é Deus. Porém, não são três Deuses, mas Deus é um só." - Trecho do Credo de Atanásio.

As pessoas que defendem a doutrina da Trindade têm muita dificuldade em explicar essa doutrina, por isso dizem que é um "mistério". Acredita-se que milhões de pessoas crentes das várias igrejas católicas e protestantes ficam confusas com essa doutrina, muitas vezes não sabendo a qual das "três pessoas" se devem dirigir em oração. Como se pode defender o monoteísmo com essa doutrina?

"É correto adorar Jesus?", perguntaria alguém.

"É, porque Jesus é Deus, é o Deus-Filho", responderia o padre.

"E é correto adorar o Espírito Santo?", perguntaria outra vez a pessoa.

"É sim, porque o Espírito Santo também é Deus, é o Deus-Espírito Santo", responderia novamente o padre.

"E é correto adorar a Javé?"

"Javé? Onde aprendeste a dizer esse nome? Andas a ler muito a Bíblia... Sim, é correto adorar o Pai, porque o Pai também é Deus, é o Deus-Pai.", responderia o padre.

"Então existem três Deuses?", insistiria a pessoa.

"Não, que ideia. Deus é um só, mas existe em três pessoas distintas."

"Então se eu adorar uma das três pessoas, estarei a adorar apenas uma parte do Deus-Trino, não é verdade?"

"Sim, desse ponto de vista sim.", responderia o padre já um pouco impaciente.

"Mas eu quero adorar o Deus-Uno, o Deus que é um só, quero adorar apenas o Todo-poderoso e não o confuso Deus-três-em-um."

"Estás a blasfemar! Ninguém conhece os mistérios insondáveis do Senhor. Ele não quer que saibamos e compreendamos a sua natureza. Apenas devemos obedecer à Santa Madre Igreja e acreditar no que ela ensina." diria o padre já irritado.

A Bíblia ensina claramente o monoteísmo. Jesus defendeu amplamente o monoteísmo, pelo seu exemplo e no seu ensino. Como se pode conciliar o monoteísmo puro das Escrituras com a doutrina da Trindade?

Eis a fórmula da Trindade: 3x1=1!

Update:

"Eu te mando solenemente, perante Deus, e Cristo Jesus, e os anjos escolhidos, que guardes estas coisas sem preconceito, não fazendo nada por parcialidade." - 1 Timóteo 5:21.

O apóstolo Paulo menciona Deus, Cristo Jesus e os anjos escolhidos. O fato de ele colocar essas três realidades juntas também significa que estamos diante de uma "fórmula trinitária"?

Comments

  • Saudações...

    Gosto de falar sobre a trindade

    Certamente muitos, se não todos já ouviram falar na trindade. Já por muitos séculos até os dias atuais, as igrejas da cristandade têm ensinado a trindade. Ela é chamada de “doutrina central da religião cristã”. Para eles “O Pai é Deus o Filho é Deus, e o Espírito Santo é Deus; e, no entanto, não são três deuses, mas é um só Deus.” Sendo eles co-iguais em tudo. Em poder, sabedoria começo e eternidade. Mas, será que a trindade é realmente um ensino bíblico?

    Se eu fizesse essa pergunta há uns 450 anos atrás eu correria um sério risco de ser queimado vivo numa estaca. Todos aqueles que ousaram falar contra esse ensino foram mortos em fogueiras. No decorrer do discurso bíblico veremos se O Pai, o Filho e o Espírito Santo são a mesma pessoa.

    E Para nós é importante saber se o ensino é bíblico ou não.E Precisamos adorar com a Deus espírito e verdade. Assim, Precisamos saber se a doutrina da Trindade satisfaz esse requisito. E para isso usaremos a bíblia, pois conforme João 17:17 A palavra de Deus é a verdade.

    Através da bíblia faremos um estudo sobre esse assunto. Vamos fazer o como que um Raio-X da trindade. Analisaremos textos que muitas das vezes são citados como que provando a trindade

     O PAI.

    Vamos observar aqui duas particularidades do Pai. GÊNESIS 17:1

    A bíblia declara que Deus tem um nome. Jeová. E um ponto importante, ele é chamado de DEUS TODO PODEROSO. Em hebraico El Shad•daí. Em toda a bíblia, seja nas escrituras hebraicas (VT) Seja nas escrituras Gregas (NT) a apalavras TODO PODEROSO é aplicada UNICAMENTE A JEOVÁ DEUS, ninguém mais

    Outra particularidade do Pai, Jeová Deus é que ele não foi formado por ninguém. Ele já existia. Ele não teve começo. Pois se alguém tivesse formado Deus, obviamente este ser seria maior que Deus. Deus, não teve começo, assim como todas as outras coisas vivas. Seja no céu ou na terra. Todas elas tiveram um começo, menos Deus. Somente Jeová não tem nem princípio nem terá fim. Ele é eterno. Mas, que dizer de Jesus?

     O FILHO.

    É ele chamado de DEUS TODO PODEROSO? Será que ele já existia assim como o Pai?

    De fato, Jesus ocupa uma posição muito favorecida no céu. Alguns trinitaristas citam o texto de FILIPENSES 2:9-11 Como prova que Não existe ninguém acima de Jesus

    Será que esse texto prova que Jesus e Jeová são a mesma pessoa? Longe disso. Quando Jesus voltou ao céu ele recebeu um nome acima de todo outro nome. Bem, se ele RECEBEU, é por que antes ele não tinha. E de quem ele recebeu? De Deus. Todos no céu e na terra devem reconhecer a Jesus como Senhor. Para glória de quem? De Deus! O nome de Jesus está acima de todo outro nome, menos é claro do próprio Jeová

    Mas, seria Jesus Todo poderoso assim como Jeová?

    Muitos trinitaristas citam a profecias de Isaias 9:6. Onde o Messias, Jesus cristo é chamado de “DEUS PODEROSO”. De fato ele é descrito como "Deus Poderoso", mas nunca como Todo-Poderoso.

    Outro ponto interessante é que na doutrina da trindade o Filho, é chamado de “DEUS FILHO”. Mas, em nenhum momento essa expressão é mencionada na bíblia. Jesus nunca é chamado de “Deus Filho”, mas sim de “FILHO DE DEUS”. E o próprio Deus atestou que Jesus é Seu Filho. Todos o conheciam como filho de Deus, os apóstolos e até mesmo os demônios o chamavam de “filho de Deus”. Mas, nunca de “DEUS FILHO”

    Conforme vimos, na primeira pergunta levantada Jesus não é o Deus todo poderoso, ele é poderoso sim. Mas, não o Todo. Agora, será que o Filho Jesus, não teve começo assim como Deus? (COLOSSENSES 1:15)

    Jesus foi a primeira criatura espiritual a ser criada por Jeová. Por isso é que Jesus é chamado de “primogênito” primogênito refere-se ao primeiro filho. Em 1 João 4:9 ele é ainda chamado de “filho unigênito”. Refere-se ao fato de Jesus ter sido o primeiro e o único a ser criado diretamente pelas mãos de Deus. Mostrando assim que ao de Deus Jeová, Jesus teve um começo.

    Agora que dizer de alguns texto que supostamente provam a trindade? Vamos observar alguns desses textos?

    O mais conhecido. JOÃO 10:30. Eu e o pai somos um! Em que sentido Jesus era um com Deus?

    ESTE texto, é muitas vezes citado para apoiar a Trindade, embora não se mencione ali uma terceira pessoa. Assim como João 1:1, também não se menciona ali uma terceira pessoa. Mas vejamos o que próprio Jesus quis dizer por ser “um” com o Pai. Em JOÃO 17:21, 22

    Jesus orou a Deus em favor de seus discípulos, dizendo: “Que todos sejam um. Estava Jesus orando para que todos os seus discípulos se tornassem uma única pessoa? Não, Jesus obviamente orava para que fossem unidos em pensamento e em propósito, como ele e Deus eram”.

    Conforme estamos observando Jesus, ao contrário do Pai, teve começo, não é todo poderoso. E além do mais, Jesus disse em João 14:28: O pai é maior que Eu

    Mas, alguns ainda poderiam argumentar, mas Jesus disse isso quando era carne. Quando estava na terra como homem. De fato, Jesus disse isso quando estava na terra. Mas, e Depois que estava no céu? Como ele tratou a Deus? Como alguém igual a Deus? Ou como sendo inferior a Deus? 1 CORÍNTIOS 11:3

    Quem é o cabeça de Jesus? Deus. E quem é o cabeça de Deus? Ninguém... Ninguém é maior que Jeová, pois só Jeová é o todo poderoso. Jesus está submisso ao pai. Além do mais, a própria bíblia diz que 1 CORÍNTIOS 3:23 cristo pertence a Deus.

    Outra pergunta. Tem Jesus um Deus? 1 PEDRO 1:3

    Aqui deixa claro que Jesus tem um Deus. E o próprio Jesus depois em Revelação 3:12 diz ter um Deus. Ele disse 4 vezes “meu Deus”. Agora, será que Deus tem um Deus e um Pai?

    Outra prova que Jesus e Deus não são a mesma pessoa, encontra-se em Atos 7:55-56

    Quando o discípulo Estevão estava sendo apedrejado, momentos antes de morrer ele olhou para o céu e viu duas pessoas. Deus no trono e Jesus a sua direita. Duas pessoas distintas, e não um Deus trino.

    Assim, fica mais do que claro que Jesus e Jeová Deus não são a mesma pessoa, pois conforme vimos, Jesus ao contrário de Deus, teve começo, não é Todo poderoso e está submisso a Deus

    Agora, e o espírito santo. É ele uma pessoa como se ensina na trindade?

    Primeiramente em parte alguma da Bíblia o espírito santo é visto como uma pessoa assim como Jesus e Jeová.

    Por exemplo, na visão do idoso apóstolo João observou o céu.

    ( Deus Jeová no trono, Jesus, 4 criaturas viventes, 24 anciãos, milhares de anjos. Só não viu o Espírito Santo.)

    Porque se fosse uma pessoa teria sido visto. O profeta Daniel numa visão similar também teria visto. Estevão teria visto. Em todos os casos, eles viram Deus sentado no trono, viu o Filho de Deus... mas não viram o espírito santo.

    E ao contrário do pai e do filho que tem nome como pessoas... Jeová e Jesus. O espírito santo não tem nome próprio.

    O espírito santo é a força ativa de Deus, o qual usa para realizar sua vontade, ele é descrito na bíblia como o "dedo de Deus", por ser o instrumento de Deus para executar a sua vontade

    Existe uma grande quantidade de textos bíblicos que provam que não existe a trindade. Por exemplo. Quando Jesus foi perguntado o dia do fim, ele disse: Ninguém sabe. Nem anjos. Só o pai. Se Jesus é Deus, estava ele mentindo então? Não. Ele apenas confirmou que só Deus sabe. E se ele não é Deus, então ele não saberia.

    É evidente que a Bíblia refuta todos os aspectos da doutrina da Trindade.

    Conforme observamos a doutrina da trindade não é um ensino bíblico. De fato, O conhecimento exato sobre Deus traz grande alívio. Liberta-nos de ensinamentos que se conflitam com a Palavra de Deus, tais como ensino da trindade que não honra a Deus.

  • A palavra trindade não ocorre na bíblia.

    # O fato de alistar em Mat28:19,20 Pai, filho e esp santo não indicam que são três em um assim como a bíblia menciona que os 12 estavam com Jesus não indica que Jesus era 12 em um.

    # Jesus morreu. Se são 3 em 1, lógicamente os 3 teriam morrido! Então, quem ressuscitou Jesus?

    # Por que os Judeus não reconhecem a trindade?

    # Por que Deus demoraria milênios para se revelar, aparecendo apenas "supostamente" no segundo testamento?

    # Por que se chama Jesus em provérbios de "mestre de obras"? Quem é então o engenheiro principal?

    # Por que se ora A DEUS EM NOME DE JESUS e não a JESUS?

    # Por que se ora pedindo Esp Santo e não ao Esp Santo?

    # Por que o título "todo-poderoso" só se aplica a Deus?

    # Por que se diz que o pai é "o princípio e o fim" e Jesus não?

    # Se Jesus é Deus, como se diz que ele é "o primogênito de toda a criação"? (col 1:15)

    # Se Jesus é igual a Deus, por que se diz que Deus é o "Cabeça" de Jesus?

    "Mas quero que saibas que Cristo é a cabeça de todo homem, e o homem a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo” (1 Corintios 11:3.)

    Neste mesmo texto, onde está posicionado hierarquicamente o esp. santo?

    # Me respondam somente essa então, por favor:

    Onde se diz na bíblia que os 3 são da mesma eternidade, poder e substância???????????????????????????

    Não vale mencionar que deus é um mistério!

    Um abraço.

  • Não eh preciso definir trindade com formulas matemáticas. Estas devem ser as regras matemáticas dos infalíveis papas, que inventaram a trindade crista, a partir dos deuses trinos, pagãos, para atrair mais fieis. E para dar mais forca ao fato, batizaram de: "mistérios da fe". Incrível eh que tem quem acredita.

  • Boa tarde meu irmão!

    Eu fico impressionado como satanás tem o poder de cegar as pessoas!

    Teólogo,

    Na boa, um texto sem contexto vira pretexto!

    Vc cita várias vezes palavras contidas em versículos Bíblicos que induzem os outros a acreditarem na fusão de três pessoas, onde se lermos o contexto veremos que não tem lógica o que está falando!

    Perguntas:

    1- O espírito santo é uma pessoa?

    http://www.watchtower.org/t/200607a/article_01.htm

    2- Jesus é Deus?

    http://www.watchtower.org/t/20050422/article_01.ht...

    3- Quem é Deus?

    http://www.watchtower.org/t/20020515/article_01.ht...

    Entrem e vejam se os três são os mesmos!

    Meu caro irmão João,

    Já deu para ver minha posição né? rsrs

    Abração, fique com Jeová!

  • Usando essa formula eles ganham muita grana.

  • Concordo com o kiki. Essa também é a minha posição.

    Um grande abraço.

  • Olha Bruno, ecu respeito quem crê assim, mas para mim, Jesus é único! Ele é o verdadeiro Deus e não há outro. Não acredito em três pessoas sendo Deus, pois penso, que, nesse caso, se trataria de três deuses - todos os três querendo adoração! Minha opinião: O verdadeiro Deus é o SENHOR JESUS CRISTO. O Filho é um perfeito espelho do Pai, Pois Nele, e somente Nele, podemos ver a IMAGEM de Deus: O qual é IMAGEM do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Colossenses one million:15 Também, podemos ver ao Filho como uma fotografia de Deus, que foi REVELADA: Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o REVELOU. João one million:18 * Deus enviou Jesus, mas Deus veio dentro de Jesus, também! O Filho disse: O Pai que ESTÁ EM MIM é quem faz as obras. ecu e o Pai somos UM. João 10:30 Mas do FILHO diz.: O teu trono ó DEUS subsiste pelo séculos dos séculos. Hebreus one million: 8 Jesus é o CRIADOR: Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. João one million:10

  • A trindade e´ ATÔMICA; PRÓTONS, NÊUTRONS,

    ELÉTRONS .

  • A formula é a seguinte.

    Cria-se uma bobagem, quando essa bobagem cai em descredito cria-se vários argumentos baseados na mesma bobagem para justifica-la.

    O monoteismo foi a maior tragédia da humanidade.

    Antes do monoteismo nunca houve na história uma guerra religiosa. Cada um tinha seu Deus e estava tudo certo.

  • Deus que existe desde sempre, se dividiu em três não tinha nada oq fazer , Deus fez os anjos e um anjo se rebelou contra ele e ele oniciente sabia disso antes de acontecer e não fez nada, o anjo caido criou o pecado e o pecado entrou no homem e Deus mandou o espirito santo (que é ele mesmo) engravidar uma virgem pra dar a luz a ele mesmo pra ele mesmo morrer pra perdoar algo que ele pode perdoar sem precisar disso pois ele é onipotente, ou seja, ao mesmo tempo que Deus é nosso pai ele é nosso irmão.

    depois dizem que o Darwinismo é coisa sem lógica?

Sign In or Register to comment.