Apenas Se você já entrou na Faculdade?

é o seguinte.. vou prestar exame pra uma faculdade (UERJ)

e não sei que método de estudo eu deva fazer...

quantas horas estudar por dia, onde conseguir matéria apropiadas

e como vocês conseguiram... vlw!?

Comments

  • Cara, com muita dedicação!

    Sou aluno de engenharia civil da UFRJ e matemática da UFF (CEDERJ). E tb já fui aluno de Física da UERJ, mas não terminei.

    O vestibular da UERJ tem uma característica muito particular, ele costuma se destacar pela interdisciplinaridade em suas questões.

    A melhor forma de estudar para essa prova é resolvendo as provas dos, pelo menos, 5 vestibulares anteriores. Que só assim vc vai se adaptar ao estilo dessa prova. Dá um pulo no site do vestibular da UERJ: www.vestibular.uerj.br, e baixa os Exames de qualificação (1ª Fase) e os exames Discursivos (2ª Fase). Entra nesse site: www.revista.vestibular.uerj.br, que tb tem muito conteúdo relacionado a esse vestibular.

    Esse vestibular se divide em 2 Fases:

    - A 1ª tem 2 exames de qualificações (EQs) com 60 questões de múltipla escolha cada, envolvendo todas as matérias do ensino médio divididas nos seguintes eixos interdisciplinares: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias.

    A nota nesta fase é atribuída na forma de conceitos: A, B, C, D e E; o conceito E elimina o candidato, os candidatos classificados levam 5 (D), ou 10 (C), ou 15 (B), ou 20 (A) pontos para 2ª Fase; caso o candidato não se classifique ou queira melhorar seu conceito ele pode fazer o 2º EQ;

    - A 2ª é o exame discursivo com as seguintes provas:

    Português instrumental e Redação (20 pontos) para todas as carreiras e 2 matérias específicas de acordo com o curso escolhido, 1 valendo 20 pontos e outra com peso 2 valendo 40 pontos.

    Dependendo do curso pretendido vc terá que se dedicar mais por causa da concorrência. Entra no site do vestibular da UERJ e da uma olhada na relação candidato vaga do seu curso e da uma lida no edital tb.

    Eu te aconselho a fazer os vestibulares das outras universidades públicas aqui do Rio tb. Da uma pesquisada e procura saber qual delas é a melhor no curso que vc pretende fazer.

    Quanto aos estudos, dá uma lida no conteúdo programático das provas e estuda os principais assuntos (q vc vai perceber quais são fazendo as provas anteriores). E se puder entrar num pré-vest melhor ainda. Não precisa ser aqueles muito caros, pq o q importa não é o curso e sim a sua dedicação. O curso é uma forma de incentivo, de aprender de forma diferente e mais fácil a matéria (com macetes, dicas, e bizús; afinal os professores, que são mais experientes, te ensinarão os melhores caminhos para fazer a prova) e ter um professor disponível para tirar as dúvidas sempre que precisar ajuda muito. Existem tb os pré-vests comunitários.

    Procura fazer um plano de estudos de uma forma q vc possa dedicar maior atenção as suas matérias específicas e as outras, procura estudar o básico. Começa a estudar de vagarzinho pra sentir onde estão as suas maiores deficiências e então determine um ritmo de estudo a fim de eliminá-las. O importante é estudar todos os dias, manter o ritmo até a prova e intensificá-lo ainda mais quando estiver chegando perto dela.

    Espero ter ajudado.

    PS: Dá uma vasculhada na net e procura algumas apostilas ou resumos de matérias no google e em sites tipo www.portalsaofrancisco.com.br. Vá tb a sebos e procure apostilas de pré-vests e por bons livros que te ajudem em suas matérias específicas (tem muitos sebos no centro do Rio, principalmente na Av. Passos e nas ruas nos arredores da Praça Tiradentes). E procure ir tb à bibliotecas, são ótimos lugares para estudar.

  • entrei na faculdade, mas nem passei pelo vestibular.

    fiz o enem e fiquei com 54 e alguma coisa. fiz a inscrição no prouni, para bolsa integral, e não consegui nada. então uma das faculdades me mandou email, oferecendo bolsa de 65% sem precisar passar pelo vestibular. apenas fiz a matricula e pronto \o/

  • Bem, sou aluna de Meteorologia (UFRJ)

    Eu passei pra UFF (Eng Ambiental), UERJ (Oceanografia) e UFRJ (meteorologia) ...

    Eu não tive muito tempo pra estudar pro vestibular, pq fazia curso técnico na época... acho que passei mesmo porque o meu colégio (pedro II) tem uma base muito boa e cobra bastante...Como estudava muito pra passar no colégio, indiretamente estudava pro vestibular...Além disso, os professores de lá já preparavam as aulas voltadas pro vestibular, já que mtos eram professores de curso...

    Bom, eu acho que o essencial é você avaliar os conteúdos que costumam cair nas provas e ver se pelo menos vc já viu antes.

    faz mta diferença na UFRJ p.e., vc dominar um pouco das não-específicas... se for uma faculdade difícil (tipo direito, engs, medicina...) é bom procurar algo mais direcionado num pré..

    Boa sorte!

  • eu ja entrei e foi atraves de exame de admissao e inscrição.

  • Como eu estava muito ocupado com outra faculdade(particular) peguei uma apostila emprestada e estudei na véspera e acabei passando como 1º excedente na federal em Contábeis e fui chamado.

    Foi arrastado, mas passei.

    Não sei se vai funcionar contigo, mas foi vc q perguntou como foi q eu fiz

Sign In or Register to comment.