Por que corda não se chama cordão; cordão não se chama cordinha e cordinha não se chama corda???
Olhando pelo tamanho de cada um, corda deveria se chamar cordão, cordão deveria ser chamado de cordinha e cordinha de corda, afinal, corda é maior do que cordinha que, por sua vez, é maior do que cordão!!! ... ???
Comments
Os conceitos são, assim, aparentemente discrepantes, porque, na realidade, essas palavras não surgiram SIMULTANEAMENTE no âmbito de nossa Língua Portuguesa.
Elas têm sua própria história dentro do idioma. O único vínculo que existe entre elas é que CORDINHA é o diminutivo de CORDA, na forma popular mais imediata.
CORDÃO não é o aumentativo de corda, na forma popular mais imediata : é um outro conceito, diferente, relativo a um outro objeto, distinto de corda.
Nem sempre os resultados da língua são lógicos, pois o idioma é, antes de tudo, um produto HISTÓRICO da cultura de um povo.
Talvez pela mesma razão que "macaco" é um animal e "macacão" é um tipo de roupa.
Imagine o bastão onde você amarra a corda.
Agora me venha com um basto e um bastinho, que eu quero ver.
Depois pegue um lampião... depois um lâmpio e um lampinho.
Pegue também um sabão, um sabo e um sabinho.
Pronto, está respondida a pergunta.
Agora, se você quer um pouco de cultura inútil, saiba que, de acordo com o Aurélio:
- Corda vem do latim "chorda".
- Cordão vem do francês "cordon"
- Cordinha (logicamente) não tem no dicionário. Mas tem "cordilha", que é "o atum ao sair do ovo". Ou seja, não tem nada a ver com o assunto.
porq corda eh um cabo de fios unidos e torcidos uns sobre os outros.
cordão eh são cordas delgada
e cordinha eh cordinha...............
ACHO QUE ENTRARAM EM UM ACORDO
é assim por que os criadores da lingua portuguesa fizeram assim. e pronto.