Por que corda não se chama cordão; cordão não se chama cordinha e cordinha não se chama corda???

Olhando pelo tamanho de cada um, corda deveria se chamar cordão, cordão deveria ser chamado de cordinha e cordinha de corda, afinal, corda é maior do que cordinha que, por sua vez, é maior do que cordão!!! ... ???

Comments

• Os conceitos são, assim, aparentemente discrepantes, porque, na realidade, essas palavras não surgiram SIMULTANEAMENTE no âmbito de nossa Língua Portuguesa.

Elas têm sua própria história dentro do idioma. O único vínculo que existe entre elas é que CORDINHA é o diminutivo de CORDA, na forma popular mais imediata.

CORDÃO não é o aumentativo de corda, na forma popular mais imediata : é um outro conceito, diferente, relativo a um outro objeto, distinto de corda.

Nem sempre os resultados da língua são lógicos, pois o idioma é, antes de tudo, um produto HISTÓRICO da cultura de um povo.

• Talvez pela mesma razão que "macaco" é um animal e "macacão" é um tipo de roupa.

• Imagine o bastão onde você amarra a corda.

Agora me venha com um basto e um bastinho, que eu quero ver.

Depois pegue um lampião... depois um lâmpio e um lampinho.

Pegue também um sabão, um sabo e um sabinho.

Pronto, está respondida a pergunta.

Agora, se você quer um pouco de cultura inútil, saiba que, de acordo com o Aurélio:

- Corda vem do latim "chorda".

- Cordão vem do francês "cordon"

- Cordinha (logicamente) não tem no dicionário. Mas tem "cordilha", que é "o atum ao sair do ovo". Ou seja, não tem nada a ver com o assunto.

• porq corda eh um cabo de fios unidos e torcidos uns sobre os outros.

cordão eh são cordas delgada

e cordinha eh cordinha...............

• ACHO QUE ENTRARAM EM UM ACORDO

• é assim por que os criadores da lingua portuguesa fizeram assim. e pronto.

Sign In or Register to comment.