DESAFIO MATEMÁTICA ! Gênios de Plantãaao !?

Jorge colocou algumas bolas numa urna e propôs aos seus amigos o seguinte desafio: " Nessa urna eu coloquei algumas bolas marcadas com o símbolo ♥ e outras marcadas com o símbolo ♣. O triplo do número de bolas marcadas com o símbolo ♥ equivale ao quíntuplo do número de bolas marcadas com o símbolo ♣. E se eu tirar 5 bolas marcadas com o símbolo ♥ e colocar mais 5 bolas marcadas com o símbolo ♣, as quantidades de bolas marcadas com ♥ e com ♣ serão iguais. Quantas bolas eu coloquei na urna?"

Acertou o desafio o amigo que respondeu:

(A) 15 bolas

(B) 25 bolas

(C) 40 bolas

(D) 55 bolas

OBS.: Sei que a resposta é letra "(C) 40 BOLAS" mas eu não sei como chegar nesse resultado e gostaria de saber a conta. Alguém me explica por favor?

Beeijos & Obriigada !!

Comments

• Veja:

♥ = bolas com o símbolo ♥

♣ = bolas com o símbolo ♣

Sabemos que:

"O triplo do número de bolas marcadas com o símbolo ♥ equivale ao quíntuplo do número de bolas marcadas com o símbolo ♣." - expressando algebricamente, teremos:

3♥ = 5♣ (I)

"E se eu tirar 5 bolas marcadas com o símbolo ♥ e colocar mais 5 bolas marcadas com o símbolo ♣, as quantidades de bolas marcadas com ♥ e com ♣ serão iguais." - algebricamente:

♥ - 5 = 5 + ♣ (II)

Rearranjando (I), teremos:

3♥ = 5♣

♥ = 5♣/3

Substituindo (I) na equação II:

♥ - 5 = 5 + ♣

5♣/3 - 5 = 5 + ♣

5♣ - 15 = 15 + 3♣

5♣ - 3♣ = 15 + 15

2♣ = 30

♣ = 30/2

♣ = 15

Como ♣ = 15, basta substituir:

3♥ = 5♣

3♥ = 5(15)

3♥ = 75

♥ = 75/3

♥ = 25

Como o problema quer saber ♥ + ♣, teremos que 25 + 15 = 40 bolas. Resposta C.

• Vamos lá:

Temos copas (coração) e paus (o trevo de três folhas), então vamos dizer que copas são "x", e paus são "y", assim, diz que o triplo de bolas marcadas com copas, é igual ao quíntuplo do número de bolas marcadas com paus, então:

3x = 5y [1ª expressão]

Agora, se tirar 5 bolas marcadas com copa, ou seja (x - 5), e colocar mais 5 bolas marcadas com paus, ou seja (y + 5), as quantidades ficam iguais, ou seja:

x - 5 = y + 5

x = y + 5 + 5 [o 5 passa pro 2º termo com sinal trocado, ao invés de - fica +]

x = y + 10

Temos o valor de "x", agora:

3x = 5y [valor de "x = y + 10]

3 . (y + 10) = 5y

3y + 30 = 5y

30 = 5y - 3y [o 3y passa com sinal trocado]

30 = 2y

2y = 30

y = 30 : 2

y = 15

Temos o número de bolas com paus, agora, com copas:

x = y + 10 [valor de "y = 15]

x = 15 + 10

x = 25

Então temos 25 bolas com copas, e 15 bolas com paus, agora, é só somar as duas para ter a quantidade total de bolas:

25 + 15 = 40

Resposta: Letra C) 40 bolas no total.

Espero ter ajudado.

• Uma pessoa não é mais esperta por que sabe matemática! ¬¬

Sign In or Register to comment.