Recuperação de gatas castradas?

Oi gente,

Hoje de manhã minha gatinha foi castrada. Ela tem 11 anos e estava desenvolvendo tumor nas mamas, que nós ainda não sabemos se são benignos ou malignos. Castramos para prevenir qualquer piora.

A veterinária mandou prende-la num lugar onde ela não consiga pular de forma alguma. Tivêmos que po-la no box, dentro do banheiro, pois é o unico lugar que nao tem nada que ela consiga pular. A veterinária mandou deixa-la lá por 10 dias!

Estou com muita dó de deixa-la trancafiada por 10 dias. Ela está sozinha, já era um pouco carente, estou com muita pena! Esse tempo todo é realmente necessário?!

Comments

  • Todos meus gatos são castrados.

    Tanto machos como fêmeas.

    Nunca precisei dar esses "cuidados" para eles.

    Eles sempre ficavam no meu quarto, mesmo pulando da cama pro chão.

    E, também, nunca demorou tanto tempo assim.

    Só se for por causa da idade dela, mas se vc ficar de olho e a manter consigo será melhor pois ela vai se sentir bem tendo sua companhia.

    Mas fique de olho nela e tome cuidado

    Boa sorte

  • É importantissimo que sigamos à risca as orientações do veterinário, como forma de proteger, prevenir e garantir uma plena recuperação para a gatinha!

    Cuidados com o Pós-operatório do seu GATO:

    Ao receber seu animal após a cirurgia, ele ainda estará sob o efeito do anestésico. Poderá não reconhecer o dono, apresentará andar cambaleante, poderá evacuar e urinar sem controle e poderá apresentar vômito;

    Alguns animais demoram mais para acordar que outros, são indivíduos com características próprias de comportamento, portanto terão recuperação diferenciada;

    Nas primeiras 24 horas devem descansar em local tranqüilo e limpo, com pouca iluminação para permitir uma boa recuperação;

    Coloque pano ou cobertores para aquecê-lo, pois ele sentirá frio;

    A primeira alimentação somente deverá ser oferecida quando o animal demonstrar disposição. Não tente fazê-lo comer contra sua vontade, pois o organismo do animal ainda estará metabolizando os medicamentos, se comer poderá vomitar;

    Podem miar de forma diferente do habitual;

    Todos os animais devem utilizar colar Elisabetano desde o momento em que acordam da anestesia até a retirada dos pontos. Assim evita-se que o cão lamba o local e tire/arrebente os pontos. Este colar é comercializado em agropecuárias e pet-shops.

    Parabéns por sua decisão! Optar pela esterilização do seu animal é uma demonstração de responsabilidade e respeito à vida dos animais.

    CURATIVO LOCAL:

    Lavar a incisão com solução fisiológica (guardar na geladeira após aberto);

    Passar no local da incisão um produto anti-séptico, como merthiolate (clorexidine), rifocina, alantol (uso veterinário) ou cicatrilex (uso veterinário);

    OBS.: não utilizar ungüento ou produtos a base de IODO.

    Realizar o curativo 3 vezes ao dia;

    Não é necessário cobrir os pontos com gaze ou esparadrapo.

    RETIRADA DOS PONTOS: deve ser realizada após 10 dias da data da cirurgia.

  • Eu não sei no caso da sua gata, mas a minha eu castrei com 7 meses e em 3 dias ela já estava totalmente normal! A minha gata é muito arisca, por esse motivo logo no primeiro dia ela ficava subindo e descendo da cama...provavelmente a veterinária falou isso para os pontos não abrirem, mas na minha gata os pontos não abriram! Como a sua gata tem um tumor eu não sei como se deve proceder, mas eu te aconselho a deixar ela nesse box só durante uns 2 ou 3 dias...mas claro, sempre vendo como está os pontos! Sempre fique um pouco com ela, pra ela não se sentir carente e provavelmente ela deve estar fraca e não consegue ficar quieta no lugar e também ira dormir de pé...tudo isso é por causa da dor que ela está sentindo, mas ela vai ficar bem rápido...vc vai ver! Bjo e boa sorte!

  • as vezes sacrificos são necessarios, ela já é idosa e a cirurgia foi de risco, a recuperação tem que ser bem cuidada. dê amedicação certinha e faça os curativos que a dra. indicou

  • Ela não preciza fikar presa no banheiro não.

    É só vc não deixar ela sair pra rua,logico e fikar sempre de olho nela, e tb deixar no seu quarto junto com vc.

    Evitar pulos longos,só.

  • Calma....!!!!!!!!....Ja castrei inumeras gatas de rua minhas e da familia....Não leve tudo ao pé da letra.....Deixe-a no seu quarto....com vc...para ela se acalmar e sentir segura.....Claro que não pode deixa-la desçer escadas e subir em locais muito altos..Mas da cama...para o chão..não há problema algum.....Apenas proteja os pontos..para ela não lamber..muitos rasgam os pontos e perfuram o local, soltando as tripas.....Por isso deve-se observar toda hora...e trancada longe de sua vista..não tem como ver né?,,,,Fike com ela..por perto....até os pontos secarem( o colar para que evite que elas rasguem...vende ns pets é barato e util_)Bjs

  • Mari, se a veterinária recomendou deve ser sim, até porque ela fez uma cirurgia de emergência, ou seja, não tinha outra coisa a fazer e talvez o tumor deveria estar bem grande e por isto muito tecido deve ter sido retirado, o que requer um repouso longo e assistência sua e da veterinária, por isto, qualquer alteração no comportamento da sua gata deverá ser revelado imediatamente à veterinária que fez a cirurgia.

    Normalmente este tipo de cirurgia deixa o animal muito enfraquecido.

    Deixe-a presa, mas esteja sempre por perto, ela pode precisar.

    Boa sorte.

  • Nao deixa trancada o tempo todo sozinha, vai la ficar com ela algumas horas ou minutos que seja sempre que puder.Se ela usa coleira tenta ver se aceita guia, ai voce leva para dar uma voltinha - ela e que vai te levar mas tudo bem, ne?

    Se não leva no colo, com cuidado,so para sair um pouquinho.Ela esta com malha cirurgica?

    Se não estiver e bom colocar uma roupinha nela mas cuide para que isso nao incomode mais ainda a coitada.

    Melhoras para a gatinha...

  • Sim, ela não precisa ficar sozinha, é só você manitora-la para não deixa-la subir em nada!

    Desejo Melhoras para sua gata!!!

Sign In or Register to comment.