Como entender a incoerência da lógica evangélica?

A Revista Superinteressante deste mês (Edição 265 - Maio 2009) traz uma interessante entrevista com o Pastor nigeriano Enoch Adeboye, que busca agora implantar sua Igreja no Brasil. Quero destacar duas perguntas da entrevista e suas respectivas respostas para tentar entender a lógica dos evangélicos.

P: O que explica, então, o crescimento dessas Igrejas nos países em desenvolvimento, onde muita gente é carente de recursos materiais?

R: (...) Em países pobres, como a própria Nigéria, os hospitais não têm médicos. Quando têm, faltam remédios. E se há remédios, os doentes não possuem dinheiro para comprá-los. (...) Como muitas pessoas não têm condições de pagar por coisas essenciais, elas decidem recorrer a Deus, que pode dar tudo de graça.

P: Como a expansão é financiada?

R: (...) Todos têm de pagar o dízimo se forem verdadeiros filhos de Deus. Depois que pagam o dízimo, eles podem fazer mais ofertas. Deus gosta de quem doa com alegria.

Xavê se eu entendi. Aquela pobre gente não tem dinheiro para comprar remédios, por isso recorre à Igreja. Mas obrigatoriamente tem que ter dinheiro para pagar o dízimo e ainda fazer mais ofertas? Isso porque o pastor..., quer dizer, Deus gosta de quem doa com alegria?

Em resumo: antes, quando o infeliz não podia comprar remédios, doia; agora ele vai à Igreja e doa?

Além disso, o dízimo é pra Deus ou pro pastor? Se é pra Deus, então Deus não dá tudo de graça, certo? E se é pro pastor, não passa de apropriação indébita?

Isso dá um bruta nó na minha mufa, tão sabendo?

Update:

Segundo a colega Mary, "o dízimo não é um dinheiro nosso, estamos devolvendo a Deus o que dEle e desta forma Deus nos retribui com glórias,"

Cabem aí duas considerações:

Primeiro, fica entendido que o dinheiro é de Deus - mas pra quê Deus necessita de dinheiro? E se o dinheiro é de Deus, então por que cargas d'água ele não distribui essa grana toda mais igualmente entre todos em vez de permitir que uns acumulem tanto enquanto outros passam fome?

Segundo, que isso de devolver o dinheiro a Deus para que ele nos retribua com glórias não deixa de ser um ato meramente interesseiro de nossa parte. Além disso, faz de Deus um ser venal e subornável, não?

Comments

  • A mesma lógica aplica-se às pentecostais e neo-pentecostais tupiniquins. Ele terá solo fértil na nossa Pátria Mae.

  • O cara é o Edir Macedo de lá. Daqui a pouco vai entrar em guerra pelos fiéis com os pilantras daqui.

  • É que eles são burros aceitam tudo guela abaixo sem antes questionar.

  • Olá!

    Ehhhh... o Macedão tá arrumando concorrência.

    Inté...

  • ...calma...calma lá...se o bom deus existisse não existiria religiões..ou seja...a ponte do 'religare'...deus atenderia a todos 'on line'....e é claro...não haveria necessitados...

  • Relaxa... esse cara deve montar igrejas aqui no Brasil sim.

    De preferência em todas as cidades do país.

    E principalmente, nas regiões mais pobres carentes de cultura e informação (como no interior da Bahia por exemplo, onde, segundo as estatísticas, 68% da população é evangélica).

    Mesmo com a concorrência acirrada entre outras "empresas" EXPLORADORA DA FÉ, com certeza, haverá fieis pra todas elas.

    ISSO É BRASIL MEU CARO!!!

    (o paraíso dos exploradores desde o seu descobrimento)

  • Esses evangelicos gostam de sustentar ladrões, bando de otários.

  • 10% de 0.

    É 0.

  • Olá Kiuspa, tdo bem né.? rs

    Que mané lógica, sô.!?!

    A lógica passa lonnnge, a roubalheira é bem visível.!

    Incrível a cara de pau desse tal pastô nigeriano.! No entanto temos de levar em consideração que "eles" , TODOS ELES, são capazes das maiores baixarias, enganações, falcatruas, afim de faturar ATÉ em cima desse povo sofrido , o populacho africano.!

    Haja vista o que acontece TAMBÉM aqui no Brasil, onde os pastô rs usam os mais absurdos artifícios, [ até vender um "terreno" no céu. huahuahua..] com a msma finalidade desse pastô(res) nigerianos.!

    Na MINHA opinião, religião é sinõnimo de dinheiro, sacou.? rsrs

    Tenha um bom dia, beijo da Lu.

  • Perde tempo tentando entender isso não, meu brother... o próprio mestre falou sobre falsos profetas, joio misturado no trigo, escândalos... o bom mesmo é se fechar no quarto e trocar aquela idéia com o Criador. Pelo menos você esses caras não vão fazer de bobo, não é mesmo?!

    Quanto ao assunto dízimo, a pessoa dá se tem. Eu mesmo frequentei muitos anos e não dava nada, porque achava besteira. Depois me toquei que havia despesas como água, aluguel, som, infra-estrutura... fora as ações sociais bancadas pela igreja... justo eu dar minha colaboração já que também usufruía.

    Também que o pastor - pelo menos no meu caso - era uma pessoa direita, com família para criar e que trabalhava de verdade. Ele é meu pastor há cinco anos e vive modestamente até hoje, mesmo com a igreja tendo triplicado de tamanho. Estou convencido que ele merece um salário porque está agindo honestamente e realizando um bom trabalho.

    Cada caso é um caso.... generalizar é complicado. Mas que tem gente desonesta por aí, ahhh... claro que tem! Uns vagabundos que se triscarem a minha frente levam ovada na cabeça! auehuahe

    E, só para não perder a viagem: pior faz o governo, que cobra imposto de todo mundo, até dos isentos, que acabam pagando o imposto na hora de comprar comida. E o retorno é corrupção, omissão etc etc...

    Um grande abraço!

Sign In or Register to comment.