Qual curso tem mais oferta de emprego: quimica bacharelado ou engenharia quimica???
Sei q sao cursos aparentemente iguais, mas q na verdade sao distintos...
e isso aumenta mais minha duvida...
mas qria saber ql eh mais procurado no mercado...
Sei q sao cursos aparentemente iguais, mas q na verdade sao distintos...
e isso aumenta mais minha duvida...
mas qria saber ql eh mais procurado no mercado...
Comments
Os cursos sao bem diferentes:
engenheiro deve(ria) ocupar se dos projetos industriais (reatores, tubulacoes, bomba) e funcionamento/manutencao/reparo/ampliacao disso. Mas ligado a mecanica e engenharia
Quimico descobrir/desenvolver rotas de sintese e metodos de quantificacao do produto (mas ligado a quimica e controle da qualidade do produto)
No Brasil o engenheiro tem mais STATUS (presidente do CRQ tem que ser engenheiro) e por isso muitas vezes tem "mais" empregos e salario mais alto que quimicos.
Fora do Brasil (europa) o quimico eh visto (especialmente nos departamentos de pesquisa e desenvolvimento) como muito mais importante que um engenheiro (que geralmente eh trocado por um fisico).
No bacharelado sua carreira vai ser direcionada para a área acadêmica, ie, professor. Na engenharia vc vai direcionar sua carreira para a indústria. Na minha percepção, com a engenharia vc tem mais alternativas... inclusive de partir para outras carreiras. Hoje em dia tem engenheiro (independente do curso que fez) trabalhando em qualque carreira... mercado financeiro, etc... Já o bacharelado vai te restringir ao mundo acadêmico que sabemos no Brasil não ser muito valorizado.
PS: Só pra vc saber, o Jack Welch, ex-presidente da GE e executivo mais celebrado das últimas décadas é engenheiro quimico.
Abraço !
engenharia quimica
Rosana.....
Acho que seria Engenharia Quimica tem mais area de abrangencia....mesmo que vc nao queira depois seguir a area de quimica nao conheço nenhum engenheiro Desempregado.....sao contratatos para diversas areas de atuação ...creio que seja a profissão melhor conceituada no mercado...
boa sorte
Estão divulgando que falta engenheiros no mercado. Então acho melhor engenharia.
Bem direto: a engenharia quÃmica é mais abrangente. O engenheiro quÃmico sabe praticamente tudo que o bacharel em quÃmica sabe e mais alguma coisa.
antes de escolher o curso por questao de emprego eh bom vc saber q os cursos apesar de serem de quimica sao muito diversificados um do outro....
aqui na minha cidade, com certeza engenheiros quimicos estao fazendo mais falta, por que hj em dia tudo que é fabrica de comesticos, produtos de limpeza, sabão, e entre outras, precisam de um engenheiro quimico... acho que a facilidade de entrar no mercado de trabalho é bem maior do que se fazer um curso de bacharelado..
outra detalhe, estao faltando professores de quimica, quem sab se for sua área, vc pode ate atuar tbem.
ah nao faça nada disso faça mecanico de manutencao XD
xD thanks for two points