Qual curso tem mais oferta de emprego: quimica bacharelado ou engenharia quimica???

Sei q sao cursos aparentemente iguais, mas q na verdade sao distintos...

e isso aumenta mais minha duvida...

mas qria saber ql eh mais procurado no mercado...

Comments

• Os cursos sao bem diferentes:

engenheiro deve(ria) ocupar se dos projetos industriais (reatores, tubulacoes, bomba) e funcionamento/manutencao/reparo/ampliacao disso. Mas ligado a mecanica e engenharia

Quimico descobrir/desenvolver rotas de sintese e metodos de quantificacao do produto (mas ligado a quimica e controle da qualidade do produto)

No Brasil o engenheiro tem mais STATUS (presidente do CRQ tem que ser engenheiro) e por isso muitas vezes tem "mais" empregos e salario mais alto que quimicos.

Fora do Brasil (europa) o quimico eh visto (especialmente nos departamentos de pesquisa e desenvolvimento) como muito mais importante que um engenheiro (que geralmente eh trocado por um fisico).

• No bacharelado sua carreira vai ser direcionada para a área acadêmica, ie, professor. Na engenharia vc vai direcionar sua carreira para a indústria. Na minha percepção, com a engenharia vc tem mais alternativas... inclusive de partir para outras carreiras. Hoje em dia tem engenheiro (independente do curso que fez) trabalhando em qualque carreira... mercado financeiro, etc... Já o bacharelado vai te restringir ao mundo acadêmico que sabemos no Brasil não ser muito valorizado.

PS: Só pra vc saber, o Jack Welch, ex-presidente da GE e executivo mais celebrado das últimas décadas é engenheiro quimico.

Abraço !

• Rosana.....

Acho que seria Engenharia Quimica tem mais area de abrangencia....mesmo que vc nao queira depois seguir a area de quimica nao conheço nenhum engenheiro Desempregado.....sao contratatos para diversas areas de atuação ...creio que seja a profissão melhor conceituada no mercado...

boa sorte

• Estão divulgando que falta engenheiros no mercado. Então acho melhor engenharia.

• Bem direto: a engenharia química é mais abrangente. O engenheiro químico sabe praticamente tudo que o bacharel em química sabe e mais alguma coisa.

• antes de escolher o curso por questao de emprego eh bom vc saber q os cursos apesar de serem de quimica sao muito diversificados um do outro....

• aqui na minha cidade, com certeza engenheiros quimicos estao fazendo mais falta, por que hj em dia tudo que é fabrica de comesticos, produtos de limpeza, sabão, e entre outras, precisam de um engenheiro quimico... acho que a facilidade de entrar no mercado de trabalho é bem maior do que se fazer um curso de bacharelado..

outra detalhe, estao faltando professores de quimica, quem sab se for sua área, vc pode ate atuar tbem.

• ah nao faça nada disso faça mecanico de manutencao XD

• xD thanks for two points

Sign In or Register to comment.