O que é Fé ????????????????

Me entristece muito ver várias pessoas dizerem que a fé é coisa de tolos e alienados. Durante um tempo me apareceu na mente várias semelhanças entre as religiões e a ciência, todas relacionadas à fé.

Quem observa religiões percebe quer a fé faz os crentes criarem em sua mente um mundo interligado de forma a encaixar Deus como criador. Mas da mesma maneira, matemáticos como Euler ou Gauss criavam em sua mente um mundo interligado de forma a encaixar os axiomas básicos da matemática, e Einstein ou Newton o faziam com os axiomas da física. Isso os dava uma visão mais aguçada do mundo ä sua volta, e os permitia ver além dos horizontes.

Logo, a fé não é uma alienação que permite a sobrevivência das religiões, mas uma propriedade fantástica do cérebro de abstrair na mente do indivíduo, certos pressupostos, que o permite desenvolver ligações intuitivas entre o mundo e os pressupostos.

Agora que sabem o que é fé, parem de dizer que é coisa de alienado.

Update:

---------------------

тнє Jσkєя, leia o texto novamente.

Update 3:

-------------------

тнє Jσkєя, são coisas distintas sim, mas quando se trata do mundo real. Nesse texto, me refiro ao ``mundo imaginário`` que é a interpretação mental que o homem faz do mundo. Essa interpretação depende de vários fatores da mente, e o principal deles é a fé (abstração de axiomas).

Comments

  • Fé não é nada mais do que tomar algo por verdade, sem exigir provas de sua veracidade.

    Relacionar Ciência e Religião através de Fé é um absurdo descabido. As hipóteses científicas passam pelo método científico para serem tomadas como reais.

    ---

    A Fé não teve nada à ver com as descobertas de Newton, Einstein, ou dos matemáticos. No caso da Ciência, o que leva a criação desse mundo interligado é a OBSERVAÇÃO. Através da observação, cria-se uma hipótese que, posteriormente, é testada e, consequentemente, refutada ou comprovada.

    Eu não estou dizendo que Fé é alienação, mas você está misturando as coisas e fazendo uma ligação absurda entre Ciência e Religião através da Fé.

    ---

    Em parte, você está correto. A confusão está nos conceitos de FÉ, ACREDITAR e SABER.

    No caso da Ciência, o "motor" é a crença, ou seja, acredita-se que uma hipótese é verdadeira, logo, despende-se tempo em busca da sua confirmação, passando do acreditar para o saber (que, na verdade, jamais estará 100% correto, pois não há verdades absolutas, ou forma de garantir que são verdades absolutas).

    No caso da Religião, não é bem assim, por se tratar de Fé. A Fé do crente o leva à tomar as afirmações por verdade, sem passar por testes ou o "acreditar". Ou seja, na Religião, a Fé leva diretamente ao saber (pois toma-se como "verdade absoluta, através da fé).

    Se você disser que "afirmar que Deus existe exige tanta fé quanto afirmar que ele não existe", eu vou concordar plenamente com você. Mas Ciência e Ateísmo são coisas completamente distintas.

    ---

    A diferença é que nem todos misturam o mundo imaginário com o mundo real.

    Eu, por exemplo, interpreto o mundo através de fatos e observação. Isso não tem nada a ver com Fé. E é isso que a Ciência faz, pois interpreta o mundo através da observação e fatos, também.

    Eu entendi o que você quis dizer e, em parte, eu concordo com você. Mas esse seu exemplo só pode ser aplicado à interpretações pessoais, não à filosofias conceituais (ou factuais).

  • Gostei, concordo com você

  • fé é por em prática a crença

  • Fé é acreditar em algo que vc não viu, q vc apenas sente, pois se vc viu, então não há motivo pra ter fé, porque vc já viu, já sabe.

  • Perdoe-me, mas me entristece mais ver as pessoas equiparando a crença no infundado com o pensamento crítico e a imaginação.

  • Quem não tem não sabe o que é, então como poderia definir????o importante é voce te-la.

  • Descubra sua essência e descobrirá o universo,

    ande na luz, seja feliz sempre.

Sign In or Register to comment.