Porque o transporte ferroviário de passageiros de longa distância não é uma opção no Brasil?

Perante o caótico sistema de transporte aéreo e o perigoso e anti-ecológico transporte rodoviário, é no minimo paradoxal que não se faça um debate público sério sobre a possibilidade da utilização do trem elétrico de alta velocidade para ligar trechos de elevado fluxo de passageiros, como por exemplo Rio de Janeiro- São

Paulo. Veja-se o exemplo USA/União Europeia.

Comments

  • Os fatores são inúmeros...

    Mas, o que penso ser mais crítico é a falta de visão a longo prazo que acomete a maior parte de nossa nação - do operário ao Imperador (uma vez que vem desde o brasil colônia/império, onde apesar de haver um homem de grande visão - Barão de Mauá, havia também interesses particulares do então imperador - Dom Pedro II - para que suas idéias não prosperassem, haja visto serem contrárias às dele).

    Como resultado disso, uma grande parte de nossas ferrovias foi construída com objetivos bem particulares (cada uma de uma maneira) e geralmente justificadas pelos altos custos/tempos de transporte da época - quando esses normalmente eram feitos por carroças, porém, com o maciço investimento em rodovias, o transporte ferroviário a longas distâncias (que somente se justifica para grandes volumes), além de esquecido representava para a maior parte delas um custo de transporte superior ao desse outro.

    Hoje, que experimentamos um verdadeiro apagão logístico (apesar de estarmos há mais de 20 anos aquém do crescimento esperado) a ferrovia - que nunca deveria ter sido deixada de lado - re-surge como uma alternativa bastante viável, porém, devido aos investimentos necessários a tornar a maior parte de nossa malha trafegável e eficiente, o tempo para o retorno dos investimentos necessários e extremamente superior ao tempo de concessão da totalidade dos operadores logísticos, de forma que eles não farão qualquer investimento nessa malha "podre", deixando-a a cargo do governo Federal.

    O pior de tudo, é que não tenho visto qualquer mudança de mentalidade... Continuamos, por exemplo, sendo exportadores de matéria prima (minério de ferro e produtos agrícolas, apesar de termos tecnologia para processá-los) e importandores de produtos acabados.

  • Pelo simples fato de que a manutenção é simplesmente desistimulante e o governo Kubscheck realizou um acordo com as montadoras de veículos automotores: elas instalavam fabricas aqui e o governo federal passaria a investir macissamente em rodovias para estimular as vendas de automóveis e caminhões o que de fato nos leva a uma das mais antigas das afirmações históricas "O interesse comercial sobresai sobre o interesse da nação".

  • Por que os que deveriam tomar essa decisão só andam de avião e helicóptero, então pra eles, tanto faz como o transporte do Brasileiro é feito.

    Ou você acha que o Lula vai de ônibus de Brasília para São Paulo pela excelente malha viária do estado do Goiás?

    Ou então de trem sendo que seu Lula-Plane tem mais conforto do que a maioria das casas de classe média?

  • Porque aqui no Brasil construiram estradas de ferro com bitolas diferentes de um estado para outro. (Bitola é a distância entre os trilhos). Então o trem que circula num estado não pode passar pelos trilhos em outro. Uma loucura. Teria que haver uma reforma de toda a malha ferroviária e também de locomotivas e vagões. Quem faria isso???

  • O transporte ferroviário não deveria ser uma opção apenas para passageiros.

    O ideal seria escoar toda a produção interna através dos trilhos. A tarefa dos caminhoneiros deveria ser bem menor, em um trecho de uns 200km, no máximo.

    O frete seria menor, o motorista passaria as noites com a família, as estradas seriam mais seguras e conservadas.

    O Barão de Mauá previu isso... mas ficamos com as estradas e com produtos que viajam 1000km, 2000km... para chegar ao destino, aumentando o preço final.

    O Japão é menor que o Amazonas e tem uma malha ferroviária 100 vezes maior que a nossa.

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