posso mudar o quadro de disjuntor e emendar os fios que saem pra denro da casa?

Eh que vou mudar o quadro de distribuição dentro do meu apartamento e quero saber se tenho que trocar toda a fiação interna ou posso emendar essa fiação, porque no local que eu vou colocar os fios atuais não alcançam. Muito obrigado.

Comments

• Fazer emendas em fiação não há problema, mas você deve atentar para pequenos e importantes detalhes leia:

Fazer a emenda com fios da mesma bitola ( e se possível mesma cor isso ajuda na identificação ) se possível use solda para média ou alta temperatura, duas opções para o isolamento fita isolante para alta tensão ou um pedaço de capa de outro fio de bitola maior que suporte a emenda, mas prenda as pontas com isolante.

As emendas deverão ser distanciadas uma da outra no caso de as mesma serem usadas em um conduite ( mesmo sabendo que não é recomendável emendas dentro de tubulações irá mitigar o calor gerado nas emendas ).

Tem outras opções, mas isso depende de você e se compensa fazer mais precisamente pela segurança:

Trocar a fiação desde o medidor ate a nova posição do centro de distribuição caso não seja muito oneroso e também dê trabalho em excesso.

Colocar uma caixa de passagem onde as emendas serão feitas pode ser feita um pouco acima do local onde ficava o centro e depois pode encobrir esta com uma arandela.

Caso esta fiação vá ficar em um forro e fora de tubulações ai você não terá problemas desde que as emendas sejam firmes.

Meu E-MAIL, MSN e ICQ são abertos

<[email protected]>

< ICQ 552054365 >

Saudações

◄ ← XÁKKÁL → ►

• Boa noite amigo, acho que vc quer mudar o padrão de luz, se é isso pode sim não tem problema em emendar fios desde que vc use sempre a mesma bitola e faça uma boa isolação ok? abraço

• trocar fios nao precisa.precisa q faça-os chegar ate a caixa. e q cada par do disjuntor seja da bitola certa.tipo chuveiro puxa uns 20A,entao seria o de 2,5 mm2. tomadas comuns de 1,5.pode usar

2,5 mm2,geral.mas é mais gasto.evite emendas,se nao alcançam,use novos.eletricidade tem q ser

bem feita,se nao ja viu.

• Ok voce pode sim emendar os fios numa boa, desde que as emendas sejam firmes e bem feitas para não existir em hipótese nenhuma mau contato, se voce puder emendar e estanhar(soldar) ficará perfeito.

OBS.:Não esqueça de acompanhar a mesma bitola do fio e isolar bem, bom trabalho.

Sign In or Register to comment.