posso mudar o quadro de disjuntor e emendar os fios que saem pra denro da casa?
Eh que vou mudar o quadro de distribuição dentro do meu apartamento e quero saber se tenho que trocar toda a fiação interna ou posso emendar essa fiação, porque no local que eu vou colocar os fios atuais não alcançam. Muito obrigado.
Comments
Fazer emendas em fiação não há problema, mas você deve atentar para pequenos e importantes detalhes leia:
Fazer a emenda com fios da mesma bitola ( e se possível mesma cor isso ajuda na identificação ) se possível use solda para média ou alta temperatura, duas opções para o isolamento fita isolante para alta tensão ou um pedaço de capa de outro fio de bitola maior que suporte a emenda, mas prenda as pontas com isolante.
As emendas deverão ser distanciadas uma da outra no caso de as mesma serem usadas em um conduite ( mesmo sabendo que não é recomendável emendas dentro de tubulações irá mitigar o calor gerado nas emendas ).
Tem outras opções, mas isso depende de você e se compensa fazer mais precisamente pela segurança:
Trocar a fiação desde o medidor ate a nova posição do centro de distribuição caso não seja muito oneroso e também dê trabalho em excesso.
Colocar uma caixa de passagem onde as emendas serão feitas pode ser feita um pouco acima do local onde ficava o centro e depois pode encobrir esta com uma arandela.
Caso esta fiação vá ficar em um forro e fora de tubulações ai você não terá problemas desde que as emendas sejam firmes.
Meu E-MAIL, MSN e ICQ são abertos
<[email protected]>
< ICQ 552054365 >
Saudações
◄ ← XÁKKÁL → ►
Boa noite amigo, acho que vc quer mudar o padrão de luz, se é isso pode sim não tem problema em emendar fios desde que vc use sempre a mesma bitola e faça uma boa isolação ok? abraço
trocar fios nao precisa.precisa q faça-os chegar ate a caixa. e q cada par do disjuntor seja da bitola certa.tipo chuveiro puxa uns 20A,entao seria o de 2,5 mm2. tomadas comuns de 1,5.pode usar
2,5 mm2,geral.mas é mais gasto.evite emendas,se nao alcançam,use novos.eletricidade tem q ser
bem feita,se nao ja viu.
Ok voce pode sim emendar os fios numa boa, desde que as emendas sejam firmes e bem feitas para não existir em hipótese nenhuma mau contato, se voce puder emendar e estanhar(soldar) ficará perfeito.
OBS.:Não esqueça de acompanhar a mesma bitola do fio e isolar bem, bom trabalho.