uma pequena duvida em quimica sobre geometria molecular?
Eu vou ter prova amanhã e preciso estudar. Só uma duvida, em ligações quimicas como a piramidal, que apresenta 4 pares de eletrons, sendo 3 ligantes e um n ligante. Como eu sei q o atomo apresenta par n ligante, tipo, na ligação covaletne, ionica, etc, n se pode deixar atomos sobrando. Então como eu sei q apresenta um atomo n ligante:?
Comments
Não é átomo 'não-ligante', fala-se em 'par eletrônico não-ligante'.
Por exemplo, no composto PH3, digamos que vc quer saber a geometria dele...
Bem, o fósforo (P) é o átomo central, pois é mais eletronegativo e possui mais elétrons de valência. De acordo com a configuração eletrônica do fósforo, o mesmo possui 5 elétrons na camada de valência. Como tem-se 3 hidrogênios (com 1 elétron de valência cada um), cada elétron do hidrogênio forma uma ligação com 1 elétron do fósforo, então são feitas 3 ligações, e ainda sobram 2 elétrons ao redor do fósforo, já que foram utilizados apenas 3 para se ligarem com os hidrogênios, portanto, sobra 1 par (2 elétrons) eletrônico. Logo, caracterizando uma geometria Piramidal, na qual existem 3 pares eletrônicos ligantes (imagine 1 elétron do P com 1 elétron do H) e mais 1 par eletrônico não-ligante (par que sobra no fósforo).