Você prefere ser dominado pela razão, ou ter que saber usar seu coração?

Essa vai pra você, Monje!

O Homem e a razão

Você já se perguntou quanto poderia ter sido mais sensível com àquela pessoa que você tanto estima?; ou mesmo pôde parar de pensar em si mesmo por um segundo para querer ampliar seus horizontes?

Já quis ser humano, seguro do que faz, sensível e ao mesmo tempo forte?

Então, pararemos agora... e vejamos o quanto de tempo, nós já perdemos com bobagens... Reflita...

Hoje em dia, discutimos por não mais termos assunto. E mesmo assim, depois de tantas horas, sentamos naquela velha cadeira de balanço e vêemos só depois que tudo aquilo fora uma perda de tempo. Somos tão já acostumados com a ligeira presunção que existe fora de nós, que isto, enfim, nos deixa desligados do mundo lá fora. O homem e a razão, tão intrépidos companheiros como Batman e Robin! Gostaria eu de entender, que o domínio pela razão poderia se tornar algo invariável, imutável... até que um grande amigo me fez abrir os olhos novamente:

“ Acorda-te rapaz! Deixa de ser tão racional, abre teu olhar para a vida, e deixe de ter sua visão de um só ângulo, que perdes muito uma paisagem, quando podes ver algo belo mais de uma vez, não perdes estas oportunidades! “

Ele me disse, quase em mesmas palavras que a razão é um só elemento que nos torna uma máquina, que só faz com que pensemos em si mesmos. Só que até a melhor máquina construída é apta a falhas. E tristezas findas serão, se demorarmos a perceber que o nosso coração deve agir o tão quanto antes! Portanto amigo, digo a você, que nem sempre podemos agradar a todos, mas enquanto estivermos agradando a uma pequena minoria, já ganharemos admiração de quem nos estima. Se isso é suficiente!?... pra mim sempre foi, e espero sinceramente que para você seja muito mais!. Aprenda a viver uma nova vida, reveja seu ciclo de amigos, saiba viver nas diferenças, e se torne o homem/ mulher que dentro de si sempre esteve a espreitar, e que só assim, sempre irás ouvir:

“ - Dentro de ti existe o silêncio, a dor, o amor, a desilusão. Mas o que é importante, que como dentro, e como fora, teu olhar dá vazão e transparece qualquer oceano nos seus entrelaços de paz e de serenidade. “

E é no vazio que aprendemos, crescemos, e nos desenvolvemos.

Texto: De minha composição.

Update:

Monjão, sabe que fostes a fonte de minha inspiração,a você, dou todo o crédito! Sempre me foi sublime professor, e só, sinceramente posso agradecer-lhe. Sabe, às vezes escutar os outros, não é nada que possa ser fatal... devia mesmo abrir meu coração para o mundo. Já ouvi histórias assim como a sua, que diziam que o personagem principal não dava a mínima para os outros. E você como disse, a pessoa não teria nem coragem de dizer se o que ela escreveu, foi ela mesmo que naquele momento pôde estar pensando.

Vivendo e aprendendo amigão, com os tutores da vida!

Um abração e te cuida!

Comments

  • Obrigado, querido amigo, pela parte que me toca.

    Quando, certa vez, eu lhe disse que, ao escrever, você deveria esquecer completamente a razão ou racionalidade, "intelectualidade", rebuscamentos de palavras, palavreado 'difícil', e deixasse fluir a voz do coração, da emoção sem fronteiras, e você, "obedientemente' (kakakakakaaa... desculpa, aí, véio; num resisti) começou a botar em prática minhas sugestões, seus textos se tornaram mais humanizados, mais belos e 'gostosos' de ler.

    (Percebe que não estou mais brigando com você???)

    Alguém já disse que, "se perguntares ao coração o que está acima do coração, este coração lhe responderá que é o próprio coração"...

    E você tbm deve se lembrar que eu lhe disse que, quando a gente tenta impressionar, é esta a impressão que fica. Quer um exemplo real?

    Marilena Chaui: seus textos são rebuscados, expressões 'difíceis', pretensiosas, como se um simples artigo ou ensaio devesse possuir, obrigatoriamente, ares de teses de doutorado, ou que escrevesse somente para intelectuais.. Acho que nem mesmo ela consegue entender o que escreve.

    Assim, meu querido amigo, parabéns pela nova maneira de expressar seus sentimentos, suas emoções, sem se preocupar muito com a Razão. Apenas com o coração.

    Escrever é transformar em sinais gráficos tudo aquilo que está em nossos corações.

    Um forte abraço; gostei muito da sua postagem.

    (P.S.: Obrigado, meu querido irmãozinho, pelas generosas palavras, mas..."sublime professor"???...kakakakakakakakaaaaaa... Tu pegou pesado, véio... kakakakakakaaaaa...)

    Abração.

    P.S. II: Bruxxa querida, obrigado também por suas gentis palavras; mas eu não tive "culpa", não... só dei um empurrãozinho, brigando (mais brabo que cachorro de japonês) com a fera...kakakakaaaa... Foi ele mesmo quem soube se transformar. Mas, é isso aí: o coração deve sempre falar mais alto, sempre...

    Um beijo.

  • Pude sentir a mudança e a diferença de uns tempos pra ca em vc... Agora posso entende-lo melhor...que interessante isso.... talvez a razão se perca toda, quando deixamos falar mais alto a voz do coração...Porque o coração tem sua própria razão...

    "Dentro de ti existe o silêncio, a dor, o amor, a desilusão. Mas o que é importante, que como dentro, e como fora, teu olhar dá vazão e transparece qualquer oceano nos seus entrelaços de paz e de serenidade".

    Adorei isso cara!!! adorei!!! bjos meu querido!

  • Olá!

    Belíssimo texto!

    O "ideal" seria um equilíbrio entre a razão e a emoção...

    Mas enquanto humanos, estamos longe da perfeição ( e que bom e saudável!) e por isso estamos SEMPRE no caminho do aprendizado e aprimoramento...

    Vivendo, Amando e Aprendendo, sempre!

    Bjs. Um Feliiiiz 2011 a vc e a todos os seus!

  • Esse tal de ''De minha composição'' tem futuro, hein kkkkkkkkkkkkkkkk

    Sabe, eu só sei usar o coração quando estou apaixonado. Quando estou em minha lucidez, eu sou racional... Mas é claro que nem sempre. É muito fácil alguém ou uma coisa conseguir me fazer usar o coração, só que nem todos o conseguem. E isso fica difícil.

    Acho que todos saibam usar o coração, só que não encontram a coisa ou a pessoa certa que o faça funcionar. ''O seu coração é para todos, só que nem todos são para o seu coração''

  • AS VEZES PELOS DOIS SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

  • Você não sabe o quanto me emocionou , vi teu coração escrevendo, esse coração de luz, de bondade, simples, o coração do André que eu concebi, do coração que eu tive dentro de mim por nove meses....lContinue assim meu amor, escrevendo com o coração, ele é a maior fonte de inspiração que pode existir e quando ele se reune com a humildade e o "saber ouvir" ele se torna magnífico, no instante que inunda nosso coração com a luz que você soube refletir através das palavras.

    Parabéns estou muito orgulhosa de voce meu filho, te amo muito, mas isso............voce já sabe.....

    beijos!!!

    *****************************

    Obrigada meu querido Monje pois você tem uma parcela de culpa nessa bela transformação........beijos!!!

    ********************************

    André meu amor você tem a sorte de ter feras que escrevem com o coração e que te adoram como teus amigos, isso é um presente de Deus!!!! Beijos meu querido Alquimista!!!

  • Olá.

    ♠ Obrigado por me adicionar.

    ♠ Pela forma como a pergunta está disposta, é acho razoável pensar que prefere usar seu coração.

    ♠ A resposta para esta pergunta é impossivel. Não acredito que seja possivel (con)viver consigo mesmo e as outras pessoas sem uma equilibrada junção dos dois. De qualquer outra forma nos falta ou sobra bom senso, paciencia e outras qualidades necessárias para a vida em sociedade.

    Tenha uma boa vida.

  • Olá amigo, advogado

    Prefiro o equilíbrio entre a razão e o coração.

    Um abraço e feliz ano novo, que se aproxima, à todos.

  • Oi querido

    Eu prefiro usar sempre o coracao sempre que possivel, ma a razao nos direciona a escolhas para uma um equiibrio de vida.

    beijos♥

  • Nem um e nem outro,

    qdo sou emoção posso me precipitar e me dar mal,

    se sou só razão posso ser um muro intransponível,

    então prefiro buscar o meio termo e isso é de fato uma busca pois existem coisas que nos tiram da razão então somos puramente emoção

    e existem coisas que bloqueamos pela razão.

    Bjus!

Sign In or Register to comment.