O que é Depressão existe cura ?
O que é depressão? Existe cura?
É impressionante a quantidade de erros do tipo toda linha, toda loja, todo estoque, querendo dizer outra coisa. Também Todo Brasil (do Governo) e todo DF (do outro Governo).
Agora, na resposta de Wellingthon, lemos:
A influência genética como em toda medicina é muito estudada.
O que isso quer dizer? Não seria ... em toda A medicina...?
Saudações
Euetu Nós
Comments
A depressão (também chamada de transtorno depressivo maior) é um problema médico caracterizado por continuada alteração no humor e falta de interesse em atividades prazerosas. O estado depressivo se diferencia do comportamento "triste" ou melancólico que afeta a maioria das pessoas por se tratar de uma condição duradoura de origem neurológica acompanhada de vários sintomas específicos. Ou seja, depressão não é tristeza. É uma doença que tem tratamento.
Estima-se que cerca de 15 a 20% da população mundial, em algum momento da vida, sofreu de depressão. A depressão é mais comum em pessoas com idade entre 24 e 44 anos. A ocorrência em mulheres é o dobro da ocorrência em homens.
As causas da depressão são inúmeras e controversas. Acredita-se que a genética, alimentação, stress, estilo de vida, drogas, e outros fatores estão relacionados com o surgimento da doença.
Hipócrates criou a teoria dos 4 humores corporais (sangue, fleugma ou pituíta, bílis amarela e bílis negra) em que a equilíbrio ou desequilíbrio era responsável pela saúde (eucrasia) ou enfermidade e dor (discrasia) de um indivíduo. Hipócrates acreditava que influência de Saturno levava o baço a secretar mais bílis negra, alterando o humor do indivíduo escurecendo seu humor, levando ao estado de melancolia. A palavra melancolia vem de melancolis (melanos=negro e colis=bíle).
Galeno redescreveu a melancolia. Aureliano falou da agressividade associada à depressão e associou o suicídio à depressão.
Cerca de 16% da população mundial já teve depressão nervosa pelo menos uma vez na vida. Em alguns países como a Austrália, uma em cada quatro mulheres já sofreram de depressão e cerca de um em cada oito homens já sofreram do mal. O início dos estudos sobre a depressão começou na década de 20. Foi reportado que as mulheres têm duas vezes mais chances de sofrer de depressão do que os homens, mas em contrapartida essa diferença tem diminuído durante os últimos anos. Esta diferença desaparece completamente entre os 50 e 55 anos. A depressão nervosa é causa comum de aposentadoria por invalidez na América do Norte e em outros países da Europa.
Segundo a OMS, em 2020, a depressão nervosa passará a ser a segunda causa de mortes mundiais por doença, após doenças coronárias.
Os sintomas, geralmente associados ao quadro depressivo, incluem fadiga ou dores no corpo, insônia, mudanças no apetite, dificuldade de concentração, irritabilidade, medos irracionais e sentimentos de baixa auto-estima, culpa ou fracasso. Alguns sintomas de depressão:
Ansiedade
Cansaço e perda de energia
Sentimento de tristeza persistente
Diminuição do interesse e prazer em atividades que antes eram prazerosas
Problemas de auto-confiança e auto-estima
Dificuldade de concentração e de tomar decisões
Sentimentos de culpa, desesperança, desamparo, solidão, ansiedade ou inutilidade
Alterações no sono; Dificuldades em adormecer, acordar muito mais cedo do que o habitual, dormir em excesso ou pesadelos
Isolamento: evitar outras pessoas. até mesmo amigos íntimos ou familiares
Perda de apetite com diminuição do peso ou compulsão alimentar
Perda do desejo sexual
Pensamentos de suicídio e morte
Inquietação e irritabilidade
Auto-agressão
Mudanças na percepção do tempo
Acessos de choro
Desatenção à própria higiene
Possíveis mudanças comportamentais como agressão ou irritabilidade
Medo ou sensação de ser ou estar sendo abandonado
Algumas pessoas apresentam apenas alguns dos sintomas, outros apresentam inúmeros sintomas, com intensidade variada.
Pessoas deprimidas têm frequentemente pensamentos mórbidos e a taxa de suicídio entre depressivos é 30 vezes maior do que a média da população em geral. A depressão é considerada em várias partes do mundo como uma das doenças com mais alta taxa de mortalidade.
A maioria das pessoas que possuem um quadro clínico depressivo não conhece ou não procura ajuda médica especializada apesar da grande possibilidade de tratamento efetivo. O tratamento geralmente envolve uma medicação antidepressiva receitada por pelo menos alguns meses e algumas vezes acompanhada de psicoterapia. A Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) ou em inglês Repetitive transcranial magnetic stimulation (rTMS) pode ser uma alternativa para os pacientes resistentes aos medicamentos. Sabe-se também que praticar exercícios regularmente e participar de atividades desportivas e sociais pode ajudar o paciente a superar os sintomas da depressão.
São exemplos de tratamentos comuns para a depressão:
Medicação
Estimulacao Magnetica Transcraniana
Terapia
Suplementos alimentares
Atividade Física a longo-prazo controlada por profissionais da Educação Física está associada a redução do nível de depressão ligeira ou moderada.
Já sofri de depressão profunda (fui ao fundo do poço mesmo) e esse negócio de que não existe cura, é balela.
Quando a depressão me atingiu, para piorar a situação, alguns meses depois veio a "síndrome do pânico". Pior, as pessoas diziam que a síndrome do pânico era incurável e existia até terapia em grupo para seus portadores. Aí foi que mergulhei de vez no poço, achando que o mal estabelecido tinha se enraizado em mim . Isto foi contestado pelo médico neurologista que procurei na época, e que faço questão de citar o nome: Dr. Estevão Demétrio do Nascimento. Ele disse que depressão era um pavio que todos têm e que pode se acender a qualquer momento por distúrbios orgânicos adversos. Para resumir: No primeiro ano de tratamento fiquei COMPLETAMENTE CURADO, só com medicamentos, nada de terapias nem reuniões em grupo que, no meu entender, só complica mais o problema. Isso há 20 anos atrás.
Se alguém sofre ou sofreu de depressão vai entender minha linguagem (quem nunca passou por isso vai ficar boiando): Quando se está com depressão você têm uma visão cristalina da linha divisória entre a vida e a morte. O medo de morrer é muito contundente, você se assusta com coisas bobas, com pensamentos assustadores. Isso é normal e hoje lembro-me disso com naturalidade. É o momento de você encontrar-se com Deus. Ele te dá uma grande oportunidade de encontrar-se com Ele na angústia.
Por isso, meus amigos, eu tenho muita pena dos ateus, aqui no "religião e espiritualidade". Porque que Deus os livre, especialmente aqueles que debocham das Escrituras e de Deus, de serem acometidos desse mal. Eles, não tendo confiança em nada, podem acabar por desesperar-se, e acho que só isso explica o índice de suicídios mencionado por outros colegas aqui. Quem crê em Deus, o encontra nesse momento e agarra-se n'Ele com todas as forças, na certeza de que isso é apenas uma nuvem negra que passa.
Você, amigo, que está passando por esse problema, tenha certeza que atrás daquela nuvem preta, existe um sol brilhando, que logo vai retornar mais radiante do que antes.
Lembro que quando passei por isso, perguntei: Será que Jesus passou por isso, sentiu na carne a dor da depressão? Ao abrir a Bíblia, encontrei a passagem de Jesus no horto as Holiveiras, quando pediu aos discípulos: "(...) Fiquem comigo, porque minh'alma está numa tristeza mortal".
Eu sei que muita gente com depressão vai ler nossas postagens. Tenha confiança primeiramente em Deus, Ele é a sua tábua segura na hora da tempestade. E depois, no seu médico, tomando os medicamentos que prescrever.
.
depressão é uma doença de natureza psicológica
já ouvi dizer quenão tem cura
mas eu acho que tem,
pois eu tinha uma depressão fortíssima onde eu não tinha nem mais especativa de vida e esperaças para nada
e tudo se reverteu de uma forma fabulosa
as vezes o problema é bem simples de resolver, mas é necessário a internvenção de alguem com a mente perfeita para que possa lhe ajudar
Abraço
depressão é um estado profundo de tristeza e angustia, nao tem cura tem tratamento q pode melhorar bastante! a 2ª parte naum entendi